CIDADE NO AR Publicidade 728x90
02/09/2022 às 19h33min - Atualizada em 03/09/2022 às 00h00min

Com foco social e ambiental, empresa de tecnologia recebe Certificação como Empresa B

A NTT DATA Business Solutions é uma das poucas companhias do setor a receber o reconhecimento

SALA DA NOTÍCIA Maíra Gioia
Divulgação

É possível uma empresa de tecnologia se pautar não apenas no lucro, mas na sustentabilidade do negócio pelos princípios ESG – sigla em inglês para meio ambiente, social e governança? A NTT DATA Business Solutions, um dos principais players globais de tecnologia e parceira platinum da SAP para soluções de transformação digital, provou que sim. A companhia recebeu a Certificação como Empresa B, que reconhece que, além de produzir e movimentar a economia, a organização também promove benefícios sociais e ambientais.   

A Certificação como Empresa B é emitida pelo B Lab, que elabora o ranking global das companhias mais bem avaliadas em cinco critérios: comunidade, clientes, meio ambiente, governança e trabalhadores.

Segundo Martin Strempfer, Chief Operating Officer na NTT DATA Business Solutions, a certificação é uma recompensa pelas ações planejadas pela empresa, mas que são executadas pelos colaboradores. “São eles que tomam a frente de todo o processo e acreditam que não é apenas negócio, mas conscientização social e ambiental. Eles sabem que isso torna a sociedade melhor. É a nossa contribuição, que agora tem nome: Empresa B”, afirma.  

Como se tornar uma Empresa B

Para a implementação do processo, foi criado um Comitê Interno de Sustentabilidade e Impacto, que teve uma receptividade muito positiva, segundo Ricardo Fachin, Chief Executive Officer da NTT DATA Business Solutions. Ele conta que o posicionamento adotado pela empresa mobilizou os colaboradores e seus familiares. “Em 2021, por exemplo, a NTT DATA alcançou resultados bastante tangíveis nas ações de voluntariado. Foram mais R$ 28 mil doados para instituições do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul”, destaca.

Fachin acrescenta que outras 400 cestas básicas foram distribuídas para diversas organizações, como o Sopão da Tia Celina, em Curitiba, que atende pessoas em situação de rua, a Toca de Assis, que realiza um trabalho intenso de resgate social com pessoas também em situação de vulnerabilidade social, a Casa de Maria, que recebe pacientes e seus familiares de outras cidades que vêm a Curitiba para  acompanhamento médico, e a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, que atende crianças com deficiências graves e moderadas.

Em São Paulo e Porto Alegre, a NTT DATA Business Solutions destinou suas doações para a CUFA (Central Única das Favelas).

Estratégias ESG na prática

A estruturação do Programa de Voluntariado Corporativo é apenas um exemplo das inúmeras ações adotadas pela empresa que culminaram na Certificação como Empresa B.

Desde 2018, a NTT DATA Business Solutions trabalhou em adequações dentro do campo do ESG, visando adotar as melhores práticas do mercado e as formas mais eficientes de gerir seu negócio levando ainda mais em conta o meio ambiente e a sociedade.

A jornada foi acompanhada pela consultoria We.Flow, que, ao longo dos anos, ajudou a empresa a estruturar a sua estratégia para se tornar uma Empresa B certificada. Entre as ações desenvolvidas estão a atualização do Código de Ética e Conduta, o desenvolvimento de um programa anticorrupção e a política de compromisso ambiental e de gestão de resíduos.

A consultora sênior da We.Flow, Raissa Santos, afirma que a NTT DATA se destacou entre as empresas de tecnologia que possuem a certificação. “Temos 17 empresas do setor de tecnologia certificadas. A NTT DATA Business Solutions é a única com sede e principal atuação no Paraná”, disse.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp