13/09/2022 às 14h24min - Atualizada em 15/09/2022 às 00h00min

Como desenvolver uma liderança positiva?

Anna Maria Buccino, ressalta a importância de formar líderes autênticos no ambiente corporativo

SALA DA NOTÍCIA PinePR
Freepik

Um dos grandes debates do mundo corporativo tem sido o desenvolvimento de lideranças, seja para o bom andamento dos negócios como para a performance e bem estar das equipes. Pensando nisso, Anna Maria Buccino, especialista em Psicologia Positiva e gerente das áreas comercial e de serviços da Vetor Editora, separou algumas atitudes que contribuem para o desenvolvimento de lideranças mais positivas e autênticas. 

 

1) Autoconhecimento

 

Quando focamos no nosso autoconhecimento conseguimos identificar nossos pontos fortes, aprimorar nossas habilidades. A jornada de desenvolvimento de um líder começa com o conhecimento de sua própria história, essa conexão consigo mesmo, com suas paixões, com o que torna único, vai trazer a motivação necessária para superar desafios, inspirar pessoas, promover uma cultura de bem-estar nas organizações e criar um ambiente saudável e colaborativo, sem medo.  É através do autoconhecimento que a pessoa desenvolve a coragem para liderar. Essa busca requer questionamentos, trabalhar em si mesmo, conhecer sobre a própria personalidade, além de contar com o apoio da psicoterapia.

 

Um outro ponto bastante relevante dentro desta jornada é o desenvolvimento da inteligência emocional, uma das soft skills mais relevantes do momento.

 

A Vetor Editora, seguindo seu propósito de difundir conhecimento, colaborando para uma sociedade mais responsável, possui uma área de pesquisa que desenvolve testes de personalidade, de inteligência emocional e de liderança autêntica. Conta também com uma área de consultoria de serviços, com profissionais especializados, que desenvolvem projetos de autoconhecimento, mapeamento e desenvolvimento de inteligência emocional.

 

2) Cultive bons relacionamentos
 

Cultivar bons relacionamentos, seja na esfera pessoal ou profissional também pode transformar a sua liderança, pois serão como um grupo de apoio para colaborar na superação de desafios, na criação de novos projetos, na realização e concretização dos objetivos. Ninguém atinge o sucesso sozinho. São as pessoas que acompanham esse caminho que poderão oferecer conselhos importantes em momentos de incerteza, ajudar nas dificuldades e comemorar os sucessos. Se cercar de energias positivas e não sobrecarregar sua cabeça com os problemas pode evitar estresses desnecessários.

3) Conheça e pratique seus valores

Nossos valores atuam como um guia, que orienta nossas atitudes, nossos pensamentos. São a representação daquilo que acreditamos. Por esse motivo, identificar o que nos orienta é fundamental para que possamos ter uma atuação mais íntegra, real, colaborando para um posicionamento assertivo para si e para os outros.

Como identificar atitudes de um líder autêntico?

As empresas devem apoiar e estimular a criação de ambientes positivos e também oferecer ferramentas para a evolução dos seus líderes. O teste de liderança (Escala de Avaliação do Líder Autêntico - EALA), novidade da Vetor Editora esse ano, ajuda a identificar se as atitudes se aproximam do comportamento de um líder autêntico. Dessa forma, é possível atuar em melhorias e também promover o crescimento profissional.
 

Sobre a Vetor Editora

Fundada há 55 anos, a Vetor Editora é uma empresa voltada para pesquisa, desenvolvimento e geração de conhecimento, por meio da publicação de testes psicológicos, instrumentos multidisciplinares e livros destinados às áreas de psicologia, fonoaudiologia, neuropsicologia, pedagogia, psicopedagogia e outras. A empresa também presta serviços de contratação, consultoria e treinamentos para Recursos Humanos de organizações por meio de sua linha de negócios, a Vetor Serviços, oferece cursos presenciais e a distância (EaD) e possui uma plataforma, a VOL Vetor Online, que oferece a possibilidade de aplicação e correção de instrumentos e testes psicológicos online.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp