CIDADE NO AR Publicidade 728x90
16/06/2023 às 12h44min - Atualizada em 18/06/2023 às 00h01min

Unibes Cultural recebe "Seminário ESG e Cultura para a economia circular por uma jornada mais sustentável"

Assim como a terra é redonda, pode acreditar, nosso planeta não é plano, os processos de nossa economia não podem ser lineares, devem ser circulares.

SALA DA NOTÍCIA Alisson Schafascheck
O Seminário ESG e Cultura para a Economia Circular, que tem o patrocínio da Novelis, acontece no dia 20 de maio de 2023 (sábado) com o propósito de demonstrar que a melhor alternativa para alcançarmos uma jornada mais sustentável é mudar a maneira de pensarmos como o sistema econômico deve funcionar. E para isso, o engajamento das empresas é fundamental.
Uma oportunidade importante para entender como o ESG (Ambiental, Social e Governança) e a Cultura podem transformar para melhor a forma como trabalhamos e vivemos. Teremos 4 palestras com profissionais e organizações referência no mercado, além de atividades culturais e oficinas de arte durante todo o dia.
Segundo o Pacto Global, uma iniciativa da ONU direcionada exclusivamente a empresas, “as questões ambientais, sociais e de governança passaram a ser consideradas essenciais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos, colocando forte pressão sobre o setor empresarial”. A abordagem ESG avalia o quanto uma corporação trabalha em prol de objetivos sociais sem perder a capacidade de produzir lucros para seus acionistas.
Uma oportunidade única de conhecer, se atualizar e trocar experiências sobre ESG, Economia Circular, Sustentabilidade e Inovação, competências indispensáveis para alcançarmos juntos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

PROGRAMAÇÃO:
Das 10h às 11h30          
Se tudo começa com Design, como termina? 
Esqueça a gestão de impactos negativos, a ordem agora é gerar impactos positivos e regenerar a natureza. Para isso é necessário descartar a ideia de explorar, produzir, vender, usar e jogar fora. Este painel será inspirador para reciclar as ideias e iniciar a jornada  pela Economia Circular, que começa pelo Design.

Convidados:
Christian Ullmann - Istituto Europeo di Design Brasil (IED)
Coordenador de projetos para Economia Circular e Design para Inovação Social do Centro de Inovação do IED Brasil; e Co-coordenador do Lab biomateriais e professor de graduação e pós-graduação do IED Brasil. Pesquisador das questões sociais e ambientais, com o olhar para o Design para Inovação Social dentro de um contexto de Economia Criativa e Economia Circular.

Claudia Dayé - Lápis de Ponta Comunicação e Design
Mestre em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Publicitária pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, com especialização em Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Experiente na área de Comunicação, com ênfase em Eventos. Pesquisadora da joalheria brasileira, autora do livro "Joalheria no Brasil". 

Caleb do Carmo Bordi - Versuni (Philips Domestic Appliances)
Formado em Engenharia Elétrica com Especialização em Sistemas Computacionais na Unisantos, e MBA Executivo com foco em Produtos Digitais e metodologias Ágeis na Impacta Tecnologia. Possui mais de 14 anos de experiência nas áreas de gestão, desenvolvimento de produtos e marketing, com passagem por grandes empresas dos segmentos de consumo e tecnologia como Gibson Innovations, Philips, Gama Italy e Xiaomi. Atual líder do projeto de sustentabilidade da Versuni Brasil, país escolhido para lançar a estratégia como piloto global.

Mediador
Márcio Mendes - Diretor da ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável)

Das 11h30 às 13h
Existe vida para economia circular no ambiente de inovação?
Uma startup de sucesso é aquela que resolve um problema humano. Uma startup de valor é aquela que faz isso sem causar outros. Conheça cases de empresas que inovam com a sustentabilidade como propósito de seus negócios.

Convidados:
Marco De Biasi
Italiano, no Brasil desde 1996, foi Diretor Financeiro e CEO de multinacionais, e desde 2009 atua no ecossistema de startups, LAAS e LGA Managing Partner. Anjo Investidor em 15 startups, advisor em 40. Desde 2017, é Diretor para o Brasil e Portugal do Founder Institute, acelerando mais de 400 empreendedores nos últimos 14 programas. O
Founder Institute foi fundado em Palo Alto, Califórnia, em 2009, e é a maior aceleradora de startups do mundo em estágio early stage.

Thamires Pontes -  Phycolabs
Estilista têxtil, MSc. em Têxtil e Moda. Entusiasta em biotecnologia e algas marinhas, acredita que é possível unir tecnologia, inovação e respeito ao meio ambiente. Fundadora da PHYCOLABS, startup de biotech que se inspira na biologia para moldar o futuro da moda e tem a natureza como maior fonte de soluções para a indústria. Sua pesquisa em biotecnologia e fibras têxteis à base de algas marinhas faz parte de uma nova era de materiais têxteis sustentáveis, regeneráveis e inovadores.

Eric Souza - Wastee.eco
Apaixonado por tecnologia e sustentabilidade, Eric tem uma visão estratégica e inovadora que o impulsiona a unir essas duas áreas em prol do planeta. Sua determinação na criação de produtos sustentáveis tem levado a equipe da Wastee a desenvolver soluções tecnológicas para destinação ambientalmente correta do resíduo eletrônico.

Matheus Vitor - Recicla.se
Engenheiro, Cientista de Dados com MBA em Big Data e Inteligência Artificial. Nerd raiz, apaixonado por música e tecnologia, nos últimos 15 anos atuou no setor B2B  com experiência em grandes e competitivos sistemas de inovação. Empreendedor de Impacto, fundador da Recicla.se, startup que tem ajudado através de inovação e tecnologia empresas a serem mais eficientes e sustentáveis na gestão de resíduos.
Francisco Biazini - Recicla.se
Empreendedor, empresário, pesquisador, ativista e mediador nas áreas de desenvolvimentos sustentável, economia circular e gestão de resíduos
Doutor em Ciências na Universidade de São Paulo (USP) pelo Programa de Tecnologia Nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2014). Analista de sistemas e especialista em Segurança da Informação. 
Organiza eventos e participa de entidades, entre elas: Instituto Venturi para Estudos Ambientais, ABRAPS Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade e Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Mediador:
Ricardo Oliani - Coordenador de Projetos Sociais da Associação Tikun Olam

Das 14h às 15h30
Economia Circular: decifra-me ou te devoro
Falta consciência ou conhecimento para mudar o comportamento humano em relação ao modelo econômico atual? Pesquisas e iniciativas de organizações que trabalham para tornar a economia circular uma realidade podem ajudar a transformar o estilo de vida de toda a sociedade.

Convidados:
Álvaro Almeida - GlobeScan
Jornalista de formação, é consultor especializado em sustentabilidade, Diretor da consultoria GlobeScan no Brasil e na América Latina, sócio-fundador da Report Sustentabilidade. Também atuou por sete anos como organizador e curador da conferência internacional Sustainable Brands realizada no Brasil.

Clayton Bastos - CHEP
Há mais de 20 anos na CHEP, o Sales Manager Clayton Bastos é especialista em vendas, logística sustentável e economia circular. Com mestrado em Administração de Empresas, Vendas, Merchandising e Marketing e também um MBA em Vendas e Marketing, o executivo tem know-how e expertise em negociações de contratos, customer experience, consultoria de design de projetos e gerenciamento de operações logísticas, especialmente no modelo de compartilhamento de pallets para ganho em escala, redução de custos e impactos positivos ao meio ambiente.

Beatriz Pacheco - Instituto Akatu
Diretora Geral do Instituto Akatu, com 30 anos de experiência profissional em Estratégia de Sustentabilidade e Recursos Humanos. Como executiva, trabalhou em grandes empresas como Unilever, Banco Real e Porto Seguro. É psicóloga pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Administração com ênfase em Sustentabilidade, em Bath, na Inglaterra. É membro das Comissões de Sustentabilidade e de Pessoas do IBGC, onde também coordena o curso “ESG: como repensar e inovar os negócios em um mundo em transformação” para acionistas, conselheiros e alta liderança.

Roberto de Carvalho Véras Jr - ComBio
Diretor de sustentabilidade da ComBio, conselheiro do Sistema B e autor do livro “Torre Global”. Esteve presente na COP 26 e COP 27, onde participou de painéis sobre transição energética.

Mediador:
Marcus Nakagawa - Coordenador do CEDS - Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental

Das 15h30 às 17h
Se organizar direito todo mundo pode circular 
Qualquer organização com o mínimo de responsabilidade socioambiental já está se movimentando para criar iniciativas que transformem seus negócios para a economia circular. Conheça um pouco como empresas tradicionais do mercado estão colaborando para a circularidade.

Convidados:
Caio Prado -  Sealed Air
Líder de Assuntos Regulatórios e Sustentabilidade na Sealed Air. Graduado em Engenharia Ambiental, Pós-Graduado em Engenharia de Segurança e Mestre em Gestão da Sustentabilidade. Trabalhou como Product Stewardship & Regulatory (Administração e Regulamentação de Produto) na Indústria Química na América Latina, ingressando na Indústria de Embalagens em 2018.

Jamile Balaguer Cruz - Biocicla
Diretora de Economia Circular na Deloitte e fundadora da BIOCICLA, é uma das pioneiras no Brasil em Estratégia de ESG. Atua com consultoria, educação e empreendedorismo há mais de 15 anos, e trabalhando com Estratégia de Negócios em consultorias como Deloitte, AA, PWC e Symnetics. É formada em Administração de Empresas pela FGV e MBA em business HEC-França. Participou em 2011 da fundação da ABRAPS – Associação dos Profissionais para o Desenvolvimento Sustentável, na qual atuou como Diretora de Eventos. Coordena atualmente GT de Resíduos e o Projeto Geração Sustentável, da Editora Melhoramentos.

André Luis de Oliveira Pasqualin - P&G
Formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo, André Pasqualin está há 12 anos na P&G, atuando agora como Gerente Sênior de Relações Governamentais para a cadeia de suprimentos do Brasil e Co-Líder do Pilar de Sustentabilidade da P&G.

Mediadora:
Luciana Caran - CEO Envolve Bioembalagens
Graduada em Comunicação Social pela ESPM e em Hotelaria pela École Les Roches, com especializações em Comunicação, Gestão de TI, Varejo e Marketing. Fundadora da Envolve Bioembalagens, coordena o Grupo de Trabalho Orgânicos na ABRAPS. Professora de Economia Circular e Negócios de Impacto no MBA da PUC-SP e de Economia Compartilhada no MBA da PUC-RS.

CURADORES
Marcus Nakagawa, professor, autor premiado, mentor, TEDx speaker e palestrante de sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. Idealizador, fundador e conselheiro deliberativo da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Idealizador da Plataforma Dias Mais Sustentáveis. Professor da graduação e MBA da ESPM, nas questões de ética, responsabilidade socioambiental, empreendedorismo social, terceiro setor e empreendedorismo; Coordenador do CEDS - Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental. Também é coordenador da ESPM + Sustentável, para inserção do tema na ESPM. Fundador e Ex-sócio-diretor da iSetor, empresa de gestão administrativa e financeira para empreendedores empresariais, culturais e sociais. Responsável pelo Ciclo de Seminários de Sustentabilidade para PMEs, projeto da iSetor realizado em parceria com a IBM, Sebrae, Tetrapak, entre outros.

Márcio Mendes, publicitário pela PUC Campinas; Consultor de Marketing pela Madia Marketing School; MBA em Gestão da Sustentabilidade na FGV. CEO da Marketing Sustentável, Empresa B Certificada e Organização Parceira ABRAPS pelo Desenvolvimento Sustentável, trabalha com Consultoria de Marketing & Sustentabilidade; Design e mentoria de negócios sustentáveis; Clarificação de propósito e causas para marcas e empresas; Branding; Planejamento e criação de campanhas de comunicação. Também atua como Consultor da Mosai&CO, rede de profissionais desenvolvedora de negócios sustentáveis; como Consultor da SBM - Sustainable Business Models, startup com propósito de harmonizar negócios, pessoas e planeta para gerar valor às organizações; e como Mentor de negócios e ESG no Founder Institute, programa de aceleração de startups. Diretor e voluntário da ABRAPS, coautor e embaixador do Manifesto 17:30 (www.manifesto1730.com.br), documento que convoca todos os profissionais e organizações do mercado para trabalharem em favor dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Ricardo Oliani
Graduado em Comunicação Social com ênfase em Propaganda e Marketing; Marketing Internacional e Marketing Hospitalar; Pós-Graduado em Comércio Internacional e com MBA em Gestão de Empresas; Especialização em Liderança para as Mudanças Climáticas, Inovação em Problemas Sociais Complexos, Consumo Consciente e Sustentabilidade e O Poder Transformador do Consumidor, Gamificação de Processos e Construção de Indicadores para Avaliação de Projetos Sociais. Sócio Fundador da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável; Coordenador de Projetos Sociais da Associação Tikun Olam, conselheiro de várias ONGs, atuando na área de B2G na Biomovement Ambiental (www.biomovement.com.br). Também é mentor de startups no Founder Institute (fi.co), portal focado na divulgação de ações para preservação e conservação do meio ambiente www.mercadoambiental.com.br.

No site da Unibes Cultural, mais informações sobre shows, palestras, exposições, encontros e demais eventos nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade e inovação, entre outros temas.

SEMINÁRIO ESG E CULTURA PARA A ECONOMIA CIRCULAR POR UMA JORNADA MAIS SUSTENTÁVEL
Onde: Unibes Cultural – Auditório
End.: Rua Oscar Freire, 2500 - metrô Sumaré - São Paulo - SP
Data: 20 de maio (sábado)
Horário: das 10h às 17h
Capacidade:  80 lugares
Ingressos gratuitos – Inscrições no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/seminario-esg-e-cultura-para-economia-circular-por-uma-jornada-sustentavel/1988763  



 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp