CIDADE NO AR Publicidade 728x90
06/03/2023 às 13h04min - Atualizada em 06/03/2023 às 13h04min

Itapema realizou primeiro encontro para a criação do Plano de Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação


Realizado em conjunto com demais instituições e empreendedores o primeiro workshop para desenvolvimento do Ecossistema de Inovação em Itapema. No litoral norte, a ação está sendo desenvolvida em Itapema, que abrange um dos municípios da Costa Verde Mar e vem somar com outras iniciativas junto ao ecossistema da região que estão sendo realizadas. Nesta semana o 1º workshop que teve como objetivo unir as instituições públicas, lideranças, empreendedores e entidades que fazem parte do setor produtivo, de educação, tecnologia, ciência e inovação para realçar as potencialidades e estimular a modernização dos setores. A proposta também é incentivar o empreendedorismo inovador através do desenvolvimento de soluções tecnológicas startups .
Este trabalho foi mobilizado em conjunto com as instituições de ensino, poder público, entidades empresariais, empreendedores, o Sebrae e a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapema na instituição de ensino Unilas e contou com 22 participantes da região. A criação para o Plano de Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação de Itapema e região segue etapas que envolvem o mapeamento das informações e a identificação dos setores com vocações principais e atores locais. Analisa as oportunidades de melhoria ou mesmo de criação e desenvolvimento deste ecossistema, e com isso, estruturar um plano de ação; com eventos, capacitações, programas e projetos realizados por estes atores.
Para o engenheiro de Produção e Segurança no Trabalho, Eduardo Sales, Itapema tem total condição para se destacar quando o assunto é desenvolvimento e inovação. Segundo ele, que também é voluntário da comunidade Construtech – que fomenta ações para a inovação, tecnologia, soluções e startups para a construção civil, a região da Costa Verde & Mar tem muito espaço para desenvolvimento. Tanto na parte da construção civil, da tecnologia e do turismo.
Sales reforça que esse tipo de ação é essencial. Além da troca de experiência entre os setores, envolver as pessoas com um mesmo interesse, facilita a criação do Plano. “Sabemos que as mudanças serão sentidas a médio e longo prazo. Mas, com o envolvimento de todos, não só a cidade ganha, mas a população. Voltar os recursos e financiamentos para a área de tecnologia e desenvolvimento, todos os outros setores vão ser impactados positivamente”, finaliza.

O cronograma envolve caracterização, nível de maturidade, identificação dos pontos de intervenção, plano de intervenção, organização para a intervenção, atuação conjunta dos atores e monitoramento do ecossistema. A partir desse levantamento e da análise da base de dados, descobre-se a vocação, o potencial e por fim, as oportunidades que serão trabalhadas nos municípios, durante os próximos anos.

O resultado deste primeiro encontro foi estabelecer um mapa inicial com atores já envolvidos ou mesmo identificados junto ao ecossistema da região a ser construído e foi definido os três setores econômicos e com potencial tecnológico que foi a Construção Civil, Turismo e Tecnologia da Informação e Comunicação com base nos indicadores econômicos , geração de empregos e também com base no perfil dos cursos de graduação e especialização para formação de talentos na região por parte das instituições de ensino.

As próximas etapas são a continuidade das entrevistas individuais com as instituições e atores e também a realização do 2º workshop que consta com data marcada para dia 09 de março no auditório da OAB Itapema. Mais detalhes sobre essa segunda etapas vão ser repassadas através das redes sociais da prefeitura ou podem também ser obtidas com os consultores do projeto através do telefone 47 99194157 ou na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Itapema.
 
Link
Leia Também »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp