A Enron foi uma empresa de sucesso que naufragou em 2001. Segundo Malcolm Gladwell, a empresa foi vítima do "mindset do talento". Isso porque a Enron e outras empresas nos Estados Unidos passaram a ter obsessão pelo talento, acreditando que esse era o segredo para vencer os concorrentes.
No mundo jurídico, o mesmo pode acontecer. Advogados e escritórios de advocacia podem se focar tanto em contratar "talentos" que acabam criando um ambiente de trabalho que leva a um mindset fixo. Isso significa que os profissionais não reconhecem suas deficiências nem as corrigem, o que pode levar a erros e prejuízos financeiros e de reputação para seus clientes.
Por outro lado, escritórios de advocacia que conseguem prosperar possuem um tipo de líder que acredita no desenvolvimento humano e tem um mindset de crescimento. Em vez de estarem sempre tentando provar que são melhores do que os demais, esses líderes estão sempre tentando melhorar. Eles cercam-se das pessoas mais capazes que conseguem encontrar, enfrentam diretamente seus próprios erros e deficiências e procuram saber com franqueza quais as qualificações de que eles mesmos e suas empresas necessitarão no futuro.
Um estudo realizado por Robert Wood e Albert Bandura concluiu que líderes empresariais em formação que possuem um mindset de crescimento aprendem com seus erros e tornam-se cada vez mais competentes. Enquanto aqueles com mindset fixo não conseguem aprender com seus erros.
Por sua vez, advogados que possuem um mindset fixo podem ter dificuldades em se adaptar a mudanças no ambiente jurídico, como novas leis ou jurisprudências. Isso pode levar a erros em processos e perda de clientes.
Advogados de sucesso possuem um mindset de crescimento. Eles entendem que estão sempre aprendendo e se adaptando a um ambiente em constante mudança. Eles cercam-se de colegas mais capazes que conseguem encontrar, enfrentam diretamente seus próprios erros e deficiências e procuram saber com franqueza quais as qualificações de que eles mesmos e suas empresas necessitarão no futuro. Em contraste, os advogados de mindset fixo sacrificam a qualidade de seus serviços em função de sua necessidade de provar e exibir a própria superioridade, em vez de promover o desenvolvimento de suas habilidades e conhecimentos.
Em resumo, a adoção de um mindset de crescimento no mundo jurídico pode trazer benefícios tanto para os profissionais quanto para seus clientes. Advogados que se esforçam para melhorar constantemente são mais propensos a ter sucesso em sua carreira e a fornecer serviços de alta qualidade para seus clientes.
Quem sou eu:
Aprovada em importantes concursos públicos, como a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, Tribunal de Justiça de Santa Catarina e conquistei o 1º lugar na Celesc em 2018.
Formada em Direito, graduanda em Mediação, Conciliação e Arbitragem, e na pós graduação em Direito Notarial e Registral.
Membro da Comissão Nacional de Justiça Restaurativa e da Comissão de Acadêmicos do curso de Direito de Itajaí/SC, atuando como mentora, dedicando-se a orientar os estudantes iniciantes.
Fundado do club de mentoria para concursos: Quero Ser Aprovado.