02/07/2019 às 20h26min - Atualizada em 02/07/2019 às 20h26min

Parece que o Rio é esquecido do Campo de Santana pra cá

https://felipemigliani.com/2019/06/28/parece-que-o-rio-e-esquecido-do-campo-de-santana-pra-ca/
Agitado, inquieto e sempre em busca de conhecimentos, principalmente se for histórias dos subúrbios. Esse é Guia de Turismo Arthur Gabriel, que trabalha com turismo suburbano e periférico nas agências Além do Rio e Sou Mais Carioca. Também é guia do Sesc, onde guia  pessoas da terceira idade para cidades do interior e fora do estado.

Militante na área de cultura pelo Núcleo Psol Madureira, Arthur quer abrir mais espaço ao diálogo do turismo suburbano e periférico com a sociedade. Conheci o guia na cobertura da Ocupação Cultural dos 130 anos do Méier e 100 anos do Jardim do Méier. A entrevista começou durante o evento e terminou pelo whatsapp. Conversamos sobre a importância e a demanda do turismo suburbano e periférico, a história do Méier e sua carreira.

Qual é a importância do turismo suburbano e periférico?

Toda. Turismo também é qualidade de vida. Imagina comigo pegando o exemplo de Madureira.  Madureira sofre com trânsito, violência, bagunça de ordem pública… se fosse trazer o turismo de forma efetiva para o Subúrbio, teremos melhoria no trânsito e na segurança principalmente.

Você vê pela Zona Sul e Oeste (em especial a Barra). Essas regiões melhoraram muito com os investimentos. Na Zona Sul tem o programa Segurança Presente. No Centro, o governo Paes melhorou o Centro do Rio com obras que remodelou toda região Central. Isso quer dizer que não há problemas nestes lugares? De forma alguma. Mas aqui o poder público não aparece com tanta frequência. Parece que o Rio é esquecido do Campo de Santana pra cá.

Poderia melhorar os trens, aperfeiçoar a ideia do BRT (que foi muito bom, mas tem seus defeitos devido à possibilidade dos calotes), programar políticas de segurança e ordem pública para melhorar o fluxo das vias. Regularização dos camelôs, entre outras… Madureira têm três escolas de samba, duas delas com nome e sobrenome na História do Samba Nacional.  Você não pode trazer os turistas a elas devido a essas problemáticas.

. . . 

LEIA O ARTIGO COMPLETO AQUI
Link
Leia Também »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp