26/12/2018 às 14h28min - Atualizada em 26/12/2018 às 14h28min

Falta de: atenção, empatia ou estratégia?

A falta de empatia na área de atendimento é cada vez maior. Existem muitos dados armazenados mas muita falta de informação. A busca por 'ganhar tempo' está cada vez maior

Jeferson B. Sobczack
A falta de frequência na escrita de textos, e a "complicação" para escolher a palavra ideal (principalmente escreve-la de forma correta), acabam gerando uma pequena insegurança quando me deparo com a grande quantidade de artigos / textos / matérias / notícias publicados(as) na internet.

De qualquer forma vou direto ao objetivo, que é comentar meu ponto de vista sobre várias situações que vejo com frequência nas áreas de atendimento ao cliente.

É bastante comum (exceção até existe) ver pessoas que atuam no atendimento ao cliente e que poderiam ter muito menos trabalho se tivessem de fato preocupadas em ATENDER ao invés de "atender". É comum ver situações onde uma área de atendimento fornece a mesma informação diariamente a várias pessoas e sempre de forma precária, onde o cliente assume o papel de entrevistador para poder ter a informação de forma mais "completa" (não preciso citar exemplos, já que a maioria dos leitores frequentam padarias, lojas, bancos, supermercados e etc...).

Tenho sempre a seguinte dúvida: Será que as equipes de atendimento (ou seus gestores) nunca perceberam que um determinado assunto com "Inicio, Meio e Fim" explicado da forma correta, seja verbalmente, por escrito, por imagens, etc... poupa e muito o tempo das pessoas? E que organizando estas informações uma ÚNICA vez, possibilita que seja utilizada por todos, com independência e muito mais flexibilidade? 
Parece que não percebe-se que a falta de treinamento/planejamento torna necessário falar, escrever, informar várias vezes (dezenas, centenas ou milhares) o mesmo assunto.

De forma prática, quero dizer que, não é necessário uma grande estratégia para ganhar tempo e consequentemente prestar um melhor atendimento. É necessário apenas um pouco de planejamento e muito mais empatia.

O cálculo é simples!
Link
Jeferson Batista Sobczack

Jeferson Batista Sobczack

Diga Francamente!

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp