CIDADE NO AR Publicidade 728x90
13/01/2021 às 17h41min - Atualizada em 13/01/2021 às 17h28min

Alerta verão: calor e umidade podem aumentar a incidência de sapinho em bebês

A doença se chama monilíase e é causada pelo mesmo fungo da candidíase, que pode se alastrar de forma rápida na estação mais quente do ano

Noeme Wendling - cidadenoar.com

Para combater as contaminações causadas por fungos, algumas noções básicas de higiene são importantes. Mas, existem casos em que o problema surge devido a queda nas defesas dos bebês ou pelas altas temperaturas climáticas. As mães devem ficar atentas no verão, principalmente as que estão amamentando, porque elas também estão sob risco de contaminação.

O nome científico do sapinho é monilíase e é caracterizada por uma infecção causada por um fungo chamado Candida albicans, o mesmo da candidíase. A doença pode aparecer na boca, língua, gengivas, parte interna das bochechas, lábios ou na região perineal, a área que é coberta pela fralda.

“O sapinho parece pedaços de leite que não saem. No períneo, ele costuma se manifestar na forma de bolinhas avermelhadas. Elas normalmente não geram incômodo, mas, em casos mais graves, podem causar dor, irritação e coceira”, explica o pediatra Kairon Caproni.

De acordo com o médico, nosso organismo hospeda uma série de fungos e bactérias que, em condições normais, vivem em harmonia com esses fungos. Por algum motivo, seja por estresse, baixa resistência, calor ou umidade, eles podem se multiplicar e deflagrar um problema.

“No caso do sapinho, a candida albicans se aproveita de uma situação de prejuízo imunológico. Como esse fungo gosta de lugares úmidos, ele costuma dar as caras em bicos de mamadeira ou chupetas não higienizados corretamente e até mesmo fraldas, já que a pouca ventilação cria um ambiente propício para a proliferação do microorganismo”, observa o médico.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp