15/01/2021 às 16h33min - Atualizada em 18/01/2021 às 17h20min

Suplementos alimentares: para que servem e quando fazer o uso?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

Os suplementos alimentares auxiliam no emagrecimento, ganho de massa muscular e também ajudam a manter a saúde. No entanto, embora esses produtos estejam cada dia mais comuns na vida das pessoas, ainda restam dúvidas sobre como usá-los.

O mais indicado é seguir as recomendações de um profissional da saúde. Além disso, o rótulo dos produtos também apresenta instruções relevantes. Assim, você pode conseguir ótimas informações de uso com bastante facilidade.

Antes de irmos para o conteúdo, é importante notar que cada organismo tem necessidades únicas. Portanto, o que deu certo para outra pessoa pode não funcionar com você.

Neste conteúdo, você vai aprender sobre a origem dos suplementos alimentares, o que é uma dieta ideal, qual o objetivo da suplementação e até como usar os produtos mais comuns.

Vamos lá!


 

O que são suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares são produtos que contém altas concentrações de nutrientes, vitaminas e minerais indispensáveis ao nosso organismo. Então, estamos falando de uma alternativa para conseguir elementos essenciais para nossa saúde.

Para a fabricação dos suplementos, são utilizados uma gama imensa de produtos naturais. Em suma, extrai-se as proteínas, nutrientes, minerais e outros compostos diretamente de fontes ricas desses elementos.

Assim, peixes de águas profundas, proteínas derivadas do leite e até compostos de plantas são os alvos das indústrias.

Como seria uma dieta ideal?

A famosa “dieta ideal” é um conceito bastante interessante e muito amado pelos profissionais da saúde. Uma dieta ideal, todavia, leva em conta diversos fatores, tais como: sua idade, sexo, peso, alimentação diária, metabolismo e etc.

Então, a dieta ideal vai um pouco além do famoso “prato colorido” que dizem por aí — embora seja uma estratégia inteligente para manter a saúde. Na verdade, ela cuida para que todas as exigências de seu organismo sejam atendidas.

Um erro comum é seguir a dieta de outra pessoa. Como foi dito no início do texto, não é porque deu certo para um que vai dar certo para outro. Portanto, é preciso estudar o seu corpo e entregar as doses de cada nutriente de que precisa.

Para que serve a suplementação?

Nossa rotina raramente permite uma alimentação equilibrada e balanceada. Assim, alguns nutrientes importantes ficam de fora do nosso prato. Se isso acontecer por muito tempo, nosso organismo pode sofrer com as consequências.

A suplementação tem como objetivo primeiro satisfazer todas as demandas do nosso corpo. Portanto, o uso de suplementos alimentares sem os devidos cuidados pode não surtir efeito.

No entanto, existem produtos que ajudam na conquista de certos objetivos. Assim, seus valores nutricionais não são chamativos, mas, para compensar, ajudam na hora de treinar ou aumentam os resultados dos treinos.

Casos típicos disso são a cafeína, creatina e termogênicos. Embora não possuam peso no que tange à nutrição, esses produtos ajudam muito na hora da atividade física.

Todo mundo pode usar suplementos?

Sim, todo mundo pode usar suplementos alimentares, desde que não possua alergia ou outros problemas médicos dessa natureza. No entanto, nem sempre é conveniente fazer uso desses produtos, e vamos explicar em detalhes o motivo.

Vamos supor que você possui uma excelente alimentação diária, a qual abarca todas as necessidades de seu organismo. Por contar com as doses ideais de cada nutriente em seu corpo, os excessos serão liberados na urina e nas fezes.

Dessa forma, mesmo que você tenha comprado o melhor Whey do mundo, ele não vai surtir efeito. Afinal, como foi dito, as proteínas já estão no nível máximo em seu corpo, o que impede novas absorções.

Assim, se você fizer uso de suplementos nutricionais, nesse caso específico, seu dinheiro vai descer pelo ralo— literalmente.

Como tomar os suplementos mais comuns?

Os suplementos alimentares, por diferirem em composição, apresentam tempos de absorção diferentes também. Portanto, existem momentos ótimos para consumi-los, na maioria das vezes.

Veja quando tomar alguns deles!

Whey Protein

O Whey Protein trabalha com a reconstrução dos músculos, os quais são lesionados durante a prática de exercícios. Além disso, após uma atividade bastante intensa, é comum sentir fome no pós-treino. Portanto, ele é ideal para ser consumido depois de treinar, pois será melhor aproveitado pelo organismo — e vai impedir o consumo de alimentos com baixo valor nutricional.

Cafeína

A cafeína atua como um estimulante para o sistema nervoso central, e sua finalidade é dar ânimo para os treinos, assim como aumentar nossa energia. Dessa forma, é recomendado consumir esse suplemento cerca de 30 minutos antes da atividade física. Evite fazer uso de cafeína nos períodos noturnos.

Creatina

A creatina trabalha com a entrega de energia para os músculos. Ou seja, ela é ideal para exercícios de alta intensidade, mas de curta duração. Não existe um momento ideal para seu consumo, pois o importante é mantê-la saturada em nosso organismo. Recomenda-se consumir no mesmo horário, todos os dias, de acordo com seu plano de suplementação.

E aí, gostou das informações deste texto? Compartilhe com seus colegas de academia!


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp