22/01/2021 às 14h24min - Atualizada em 23/01/2021 às 00h00min

Aprender inglês depois de adulto: uma meta possível de alcançar

Equipe do curso online Hyper English destaca algumas dicas que podem ajudar no desenvolvimento do idioma

DINO
https://www.hyperenglish.com.br/


Ano novo, metas novas. Ou metas antigas que não conseguiram ser cumpridas. Aprender inglês está em segundo lugar na lista dos principais objetivos dos brasileiros para 2021, de acordo com o aplicativo 7waves, plataforma onde é possível cadastrar, organizar e planejar as metas do novo ano.

Apesar de alguns adultos se sentirem inseguros e desestimulados a começar um curso de idiomas, é possível aprender a falar inglês com qualquer idade. Crianças pequenas aprendem línguas adicionais com maior facilidade porque seus cérebros estão "programados" para adquirir e desenvolver a linguagem nos primeiros anos de vida, mas isso não significa que adolescentes e adultos não possam aprender também.

O propagandista médico Anderson Oliveira resolveu fazer uma nova tentativa de aprender inglês em 2020, aos 49 anos, depois de quase 20 anos mudando de um curso pro outro e sem notar muitos progressos no idioma. "Os motivos que sempre me levaram a desistir foram o progresso lento, a forma burocrática de ensino (com foco somente em gramática) e poucas horas de aula durante a semana". Por questões profissionais, Anderson resolveu insistir. "Resolvi retomar os estudos nesse momento pois o mercado de trabalho, independentemente do segmento em que se atue, pede como requisito básico o idioma inglês, assim como cursos de especialização como pós graduação e MBA. Apesar de ser uma pessoa madura, creio que tenho capacidade de aprender o idioma desde que estude por um método realmente efetivo." - esclarece.

Nesta nova tentativa, Anderson optou por um curso de inglês online, o Hyper English, já que esse formato dava a ele maior flexibilidade de horários de acordo com a sua rotina e está animado com os avanços obtidos em apenas três meses de aulas. "Após muita pesquisa, fiz essa escolha por acreditar que o modelo da plataforma oferece tudo o que eu procurava: muitas aulas de conversação, gramática de forma clara e objetiva, leitura de acordo com o meu nível e, principalmente, um suporte rápido através do chat ou por e-mail."

Para quem traçou essa meta para 2021, Cíntia Nogueira, da equipe acadêmica do Hyper English, destaca três pontos principais que podem ajudar no desenvolvimento do idioma:

1) Enquanto as crianças menores aprendem uma língua adicional de forma mais natural, os adultos precisam de um esforço consciente para aprender. Por isso, é importante que o adulto desenvolva uma rotina de estudos organizada e crie o hábito de estudar diferentes aspectos da língua. Assim, irá aprender e se desenvolver mais rapidamente.

2) Os adultos também costumam ter mais dificuldades com a pronúncia dos sons da língua adicional, já que o aparelho fonador, responsável pela nossa comunicação oral, perde parte de sua flexibilidade e capacidade com o passar dos anos, tornando mais difícil a pronúncia de certos. Contudo, a preocupação em "zerar" o sotaque da língua materna e ter uma pronúncia perfeita não se justifica: o mais importante é conseguir ser compreendido, não trocar sons que alterem o sentido de uma palavra e conseguir expressar suas intenções através da entonação adequada.

3) Por fim, as crianças têm maior facilidade em aprender justamente porque não se censuram durante o aprendizado - elas têm menos medo de errar. Os adultos, pelo contrário, costumam se sentir constrangidos ao cometer erros na frente dos colegas e dos professores. Cometer erros é um processo natural e de extrema importância para o aprendizado. Por isso, é essencial que o adulto tente ser participativo em suas aulas, fale e escreva o máximo possível na língua adicional. A partir dos seus erros, o cérebro irá aprender a focar naquilo que é preciso estudar e continuar aperfeiçoando. Com dedicação, foco e participação, um adulto pode chegar ao nível intermediário em menos de 2 anos.



Website: https://www.hyperenglish.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp