28/01/2021 às 15h27min - Atualizada em 28/01/2021 às 15h22min

Pronto para uso e já tratado termicamente, aço Toolox® traz benefícios em peças usinadas

Suas propriedades mecânicas e dureza aumentam a vida útil de componentes de máquina, sendo resistente ao desgaste e a trincas e evita caros e demorados processos de endurecimento e acabamento em peças mecânicas, melhorando longevidade e qualidade

COMMUNICA BRASIL - cidadenoar.com
Sendo um segmento importante de consumo e que demanda novas soluções, a indústria de fabricante de máquinas e equipamentos obteve receita líquida de R$ 14,6 bilhões em 2020, registrando um crescimento de 16% em relação ao mesmo mês do ano passado. Por ser um setor que tem papel fundamental no aumento da produtividade, os materiais utilizados devem responder às tendências industriais em toda a cadeia produtiva. Representando uma tecnologia de ponta e devido ao seu bom desempenho, o aço Toolox® já é muito conhecido na indústria de moldes e matrizes, em aplicações de conformação, corte, injeção plástica, forjamento e outras. A principal vantagem nesses casos é que o Toolox® já vem pré-temperado, eliminando essa etapa na fabricação, ganhando tempo e melhorando a performance dos moldes pelas suas excelentes propriedades mecânicas. Graças ao seu perfil com baixo teor de carbono e taxa de resfriamento bastante elevada, o aço Toolox® é de duas a três vezes mais tenaz do que os aços comparáveis de dureza similar.
 
Na engenharia
O Toolox® também é considerado um aço de engenharia, sendo aplicado na indústria de máquinas, reciclagem, siderúrgicas, entre outras. O aço está disponível em duas faixas de dureza: 33 e 44 HRC respectivamente, sendo uma excelente opção em termos de resistência a trincas e fadigas por sua boa tenacidade, alta resistência mecânica a altas temperaturas e possibilidade de receber tratamento superficial como nitretação, têmpera por indução ou têmpera a laser.
 
Produtividade na fabricação
O Toolox®, por já vir pré-tratado da usina, se destaca ao reduzir o tempo de fabricação e pela pureza, que garante maior resistência a falhas por fadiga ou trincas. Na maior parte das aplicações, o Toolox® atende às exigências como entregue, porém em alguns casos, tratamentos superficiais podem ser adotados para aumentar a sua dureza superficial, sem comprometer sua estrutura básica.
 
Materiais puros
Esse aço possui baixo nível de impurezas e excelente usinabilidade e soldabilidade. O Toolox® também apresenta ótimos índices de estabilidade dimensional durante a usinagem, se tornando perfeito para peças usinadas.
 
Inovação
Assim como os demais produtos premium da SSAB, como o Docol®, Strenx® e Hardox®, o Toolox® representa a tecnologia de ponta em aço, diferente dos aços usados em peças usinadas que são os mesmos há muitas décadas. As principais grades utilizadas hoje em dia ainda são o 1045, 4140, e similares.
No mundo do aço, o Carbono (C), é um dos principais elementos usados na obtenção de dureza, porém com grandes desvantagens como baixa resistência a trincas, dificuldade na usinagem e soldagem e baixa homogeneidade. O AISI 1045 tem baixa resistência mecânica, e por isso é possível adicionar alguns elementos de liga no aço, chegando em grades como o SAE 4140. No entanto, os altos valores de Fósforo (P) – que representam impurezas – reduzem a tenacidade e resistência à fadiga. Além disso, os intervalos de resistência mecânica se tornam muito amplos, oferecendo pouca repetitibilidade na fabricação de peças seriadas.
 
Onde encontrar
O Toolox® 33 e Toolox® 44 estão disponíveis em chapas e barras redondas nos estoques locais da SSAB. Peças cortadas em Toolox® podem ser obtidas por meio da rede global bem estabelecida de distribuidores de Toolox®. Além disso, tanto a SSAB quanto seus distribuidores oferecem suporte nas aplicações e orientações técnicas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp