01/02/2021 às 12h02min - Atualizada em 01/02/2021 às 13h10min

Pilar Hospital recebe tomógrafo Airo, o primeiro da América Latina

Novo tomógrafo intraoperatório promove integração com sistema de neuronavegação e permite maior precisão e segurança em diversos procedimentos de alta complexidade e cirurgias minimamente invasivas

SALA DA NOTÍCIA PAULA BATISTA
Pilar Hospital
Mais um importante benefício para os pacientes acaba de chegar ao Pilar Hospital, em Curitiba (PR), que acaba de receber o primeiro tomógrafo intraoperatório Airo da América Latina, de procedência alemã, projetado para funcionar de forma harmonizada com o moderno sistema de neuronavegação Curve da BrainLab, já instalado e em funcionamento no hospital. O Airo é um tomógrafo portátil de alta resolução. A simplicidade e leveza de sua estrutura o tornam extremamente funcional para ambientes cirúrgicos complexos.
​“O sistema Airo é ideal para procedimentos de crânio, coluna e trauma e foi projetado para oferecer imagens de tomografia durante as cirurgias, em tempo real, aumentando a segurança para médicos e pacientes, especialmente em procedimentos cirúrgicos que envolvem análises anatômicas tridimensionais complexas, sendo um suporte de última geração para cirurgias avançadas minimamente invasivas.
Totalmente integrado à mesa cirúrgica, adquire imagens durante a cirurgia que são automaticamente transferidas para o neuronavegador, oferecendo uma correlação entre as imagens obtidas e a realidade do paciente, resultando num processo extremamente rápido e preciso de registro para a navegação. “Permite que estruturas anatômicas ósseas ou nervosas sejam reconhecidas pelo cirurgião mesmo quando não visíveis na superfície do corpo (antes da realização da incisão de pele). Se vale de um sofisticado sistema computadorizado de processamento de imagens, que cria um ambiente virtual (realidade aumentada) que projeta todas as estruturas e lesões a serem tratadas no espaço visual do cirurgião, com absoluta precisão”, explica o neurocirurgião Dr. Luiz Roberto Aguiar.
“Por exemplo, durante cirurgias para ressecção de tumores cerebrais podem ocorrer deslocamentos de estruturas cerebrais, pelo manuseio cirúrgico, o que causa uma imprecisão no sistema de navegação cirúrgica, quando este se baseia unicamente em imagens obtidas no pré-operatório. Utilizando as imagens tomográficas de alta resolução, obtidas em questão de poucos minutos e em qualquer momento durante a cirurgia, um moderno software de deformação elástica permite a correção de mínimos desvios observados nas imagens pré-operatórias, inclusive de ressonância magnética”, ressalta o neurocirurgião Dr. Leo Ditzel Filho, coordenador do serviço de Neurocirurgia no hospital Pilar.
O equipamento pode ser utilizado em cirurgias neurológicas de crânio ou coluna, Ortopedia, Trauma e Urologia. Integrado ao sistema de navegação BrainLab e ao microscópio cirúrgico robótico Zeiss Kinevo 900, o Airo complementa a instalação de uma das mais modernas salas de Neurocirurgia da América Latina.
​            De acordo com Rodrigo Milano, diretor-presidente do Pilar, a aquisição do equipamento faz parte do pacote de investimentos da Hospital Care, holding de administração hospital, que está investindo em infraestrutura, aquisições de equipamentos e ampliação da capacidade de atendimento do hospital. “A chegada do Airo, o primeiro do Brasil, ao Pilar Hospital, demonstra a seriedade dos investimentos que visam fortalecer o setor de saúde e ampliar o atendimento a pacientes de Curitiba e de outras regiões, além de complementar o leque de serviços. Com mais essa aquisição ganhamos força e ampliamos a capacidade de investimentos para novos serviços que criam experiências inovadoras voltadas para o mercado da saúde”, afirma Milano.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp