05/02/2021 às 11h13min - Atualizada em 06/02/2021 às 00h10min

ORION mantém rentabilidade dos negócios durante pandemia com ajuda do ERP Sankhya

Por meio do sistema, a empresa aprimorou o uso das informações e obteve redução de custos e otimização das rotinas corporativas, com maior impacto na área de logística

SALA DA NOTÍCIA Laura Enchioglo

A ORION, distribuidora para materiais de construção e varejista de máquinas e ferramentas, com atuação nos estados do Paraná e Santa Catarina, manteve a rentabilidade dos negócios em plena pandemia, com ajuda do ERP Sankhya, fornecedora de sistemas de gestão e pioneira no conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform). A companhia, que já era usuária do ERP antes do anúncio de isolamento social feito no início do ano, conseguiu reduzir custos operacionais e otimizar os processos e rotinas corporativas ao aprimorar a coleta e análise de informações dentro de um único sistema.

Segundo Luiz Alberto de Oliveira Dias, consultor de TI da ORION, os resultados obtidos são consequência da unificação das informações das operações da empresa, que atua com Distribuição e Varejo. “Antes da Sankhya, tínhamos um ERP para cada operação, e com isso não tínhamos dados importantes do negócio de maneira unificada e centralizada, o que atrapalhava muito a nossa gestão”, afirma.

Conforme relata o consultor, o uso do sistema da Sankhya permitiu à ORION reduzir os custos operacionais e otimizar os processos e rotinas do negócio, a fim de manter a rentabilidade em plena recessão econômica, gerada pela pandemia do coronavírus. “O sistema ajudou na automatização e otimização de processos e rotinas, na criação de ações de redução de custos, no acompanhamento das informações de forma online e comportando a nossa operação sem interrupções significativas”, completa.

Entre as áreas da empresa mais impactadas pelo ERP da Sankhya, Luiz Alberto aponta a logística. “Após adotar o sistema da Sankhya, pudemos colocar em prática o WMS (Warehouse Management System), e eliminar o trabalho manual de separação de pedidos, que eram feitos no papel. Com o WMS, utilizamos coletores para realizar as atividades, sendo quase todas gerenciadas sistemicamente e conseguimos saber a produtividade de cada colaborador na logística. Com o ganho no controle, reduzimos os erros e pudemos aumentar a operação sem comprometer o gerenciamento das pessoas e dos processos. Os gestores da área têm muito mais informações para ajudar no dia a dia e segurança nas tomadas de decisão”, diz.

Ainda de acordo com ele, foi só depois de uma longa pesquisa e visita a clientes de alguns ERPs, que a ORION encontrou o que precisa no sistema da Sankhya: uma ferramenta que atendesse as operações sem precisar de integrações; com tecnologia de ponta; e que ajudasse a melhorar os processos com boas práticas de mercado.  “A Sankhya se mostrou a melhor opção, devido a vários aspectos. Os clientes com os quais falamos estavam satisfeitos com a solução, os próprios colaboradores da Sankhya estavam felizes, e além disso, a tecnologia do ERP atendia a todas as nossas demandas, inclusive aquelas previstas para o futuro”, explica Dias.

Na adequação ao ‘novo normal’, o consultor alega que, mesmo com o cenário de crise, as vendas aumentaram. “O nosso desafio atual é atender todas as demandas da nossa operação, sem afetar os nossos clientes e manter nossos colaboradores seguros. Para isso, seguimos as boas práticas informadas pelas autoridades e contamos com uma equipe muito comprometida. Estamos também investindo no e-Commerce e analisando tecnologias que facilitem o trabalho em Home Office para algumas áreas da empresa em caso de necessidades futuras. E o ERP é uma parte muito importante para conseguirmos atingir os nossos objetivos. Temos convicção que a parceria com a Sankhya facilitará a nossa jornada rumo ao futuro dos negócios”, finaliza.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp