10/02/2021 às 08h52min - Atualizada em 10/02/2021 às 11h00min

Como construir uma carreira nos concursos públicos de sucesso

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Iniciar uma carreira por meio de concursos públicos é o objetivo de muitos brasileiros. No entanto, o concursado não segue o mesmo ritmo que os trabalhadores do setor privado: para subir de cargo, é preciso passar em outro concurso.

Existem sim exceções à regra. Porém, elas são raras e só valem em situações especiais. Então, considere que será necessário um novo processo seletivo.

Vale lembrar que os concursos públicos de sucesso são muito disputados. Os próprios servidores costumam participar para conseguir novos cargos. Isso torna a competição bastante acirrada.

Porém, em meio a tantas dificuldades existem algumas estratégias para alcançar seu objetivo com mais facilidade.

É disso que vamos falar neste texto!

Sua carreira se inicia antes dos concursos

A maioria das pessoas acredita que a carreira só começa após passar no concurso. Isso é um erro bastante grave. Na verdade, sua carreira está em jogo desde o início. Por isso, saber como estudar para concurso é tão importante.

A forma como você estuda, a dedicação que coloca na hora de fazer o exercício e até como enxerga a prova são fatores importantes. Qualquer pequeno desalinhamento pode estragar seu plano de carreira.

O mesmo vale para como se veste e seu comportamento. Se você almeja se tornar um desembargador, é bom cultivar alguns hábitos desse cargo. O mesmo vale para quem quer se tornar policial federal e demais cargos de prestígio.

Pense nessa mudança de hábitos como parte de sua preparação para tomar posse do cargo.

Domine todos os conteúdos da área escolhida

Se você escolher uma carreira, o mínimo requerido para atuar na área é dominar todos os temas que ela abrange. Ou seja, os concursos públicos, portanto, são testes que mensuram sua compreensão sobre os temas de sua área.

Em suma, todas as carreiras possuem esse “teste”, só que em formatos diferentes. Os médicos, por exemplo, precisam passar nas residências médicas; já os advogados têm o exame de ordem. Os concursandos têm a prova do concurso.

Você gostaria de ser operado por um médico que não domina o básico da medicina? É claro que não! Então porque quer tomar posse de um cargo sem ter todos os conhecimentos básicos dele? É preciso parar e refletir sobre isso.

Adote uma postura positiva quanto aos concursos públicos: se você não conseguir passar, não desista. Procure aprender com seus erros.

Entenda como os processos funcionam em sua carreira

A máquina pública é hierarquizada e complexa. Portanto, é interessante, antes mesmo de prestar os concursos, procurar entender como sua carreira funciona. Esse conhecimento pode te ajudar durante a prova.

A estrutura de nosso país é cheia de detalhes. O sistema financeiro, por exemplo, conta com órgãos normativos, supervisores e operadores. Cada um possui atribuições próprias, as quais devem ser respeitadas ao pé da letra.

Se você quer trabalhar no Banco Central, por exemplo, precisa entender qual a finalidade dessa instituição para o Brasil. Além disso, é interessante compreender nosso modelo econômico, assim como outras informações sobre nossa moeda.

Outro ponto importante é estudar a hierarquia de cargos na instituição. No BC, assim como nas demais instituições públicas, há uma hierarquia rigorosa que deve ser seguida. Cada servidor tem um papel fundamental na engrenagem pública.

Não tenha vergonha de começar em cargos mais baixos

Nem todo mundo que consegue uma vaga no setor público ganha bem. Aliás, esses casos são raros. O mesmo vale para recém-formados na faculdade, seja ela qual for. De fato, é preciso percorrer todo o caminho até o sucesso.

A maneira mais eficiente de fazer isso é começando pelos cargos mais baixos. Algumas pessoas pensam que começar de baixo é algo ruim, quando na verdade é uma grande vantagem.

Ao entrar em contato com a área de atuação almejada, você aprende, aos poucos, qual será sua função. Assim, vai adquirindo conhecimentos valiosos sobre sua carreira, os quais serão muito úteis seja durante a prova ou na hora de exercer a função.

Aproveitando o exemplo do Banco Central, o candidato que escolher essa carreira pode procurar vagas em bancos privados. Além disso, várias instituições que não são bancos também trabalham no sistema monetário nacional.

Você pode começar sua carreira por lá e adquirir experiência (enquanto estuda para os concursos). Seu percurso será muito mais fácil!

Siga o calendário de estudos para concursos

Por fim, nossa última dica para construir uma carreira nos concursos públicos é: siga um calendário de estudos.

Só assim você garante que estudou todos os assuntos da prova. Além disso, também pode se programar para revisar, fazer exercícios e simulados.

No fim das contas, é o candidato mais preparado que passa no concurso. Ou seja, a disciplina e a vontade são elementos fundamentais para se sair bem nas provas, e essa é a chave para o sucesso nos concursos.

Gostou do conteúdo sobre concursos? Envie para seus amigos concurseiros!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp