28/06/2019 às 08h41min - Atualizada em 28/06/2019 às 08h41min

O Arraiá do Padroeiro segue hoje à noite com apresentação de quadrilhas das escolas municipais

Anderson Medeiros
Prefeitura de Tupã

O Arraiá do Padroeiro na Praça da Bandeira, se estende até domingo, com diversas atrações. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, conta com feira de artesanato e diversas apresentações no Espaço Cultural “José Anselmo Filho – Zé Pretinho”.

A programação segue hoje, a partir das 19h30, com apresentações de danças de quadrilha das escolas municipais. No sábado haverá apresentação da Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”, a partir das 20 horas.

Encerrando com chave de ouro, no domingo, a partir das 21 horas, o arraiá contará com a apresentação o grupo Demônios da Garoa. Lenda viva da música brasileira, o grupo representa a cara de São Paulo, título conquistado graças aos seus 75 anos de carreira interpretando com humor o cotidiano do povo paulista.

O show é uma realização do Circuito Sescoop/SP de Cultura (formado pelas cooperativas Coopermota, Cocred, Sicoob Cocrealpa, Sicredi e Sescoop/SP), em parceria com a prefeitura.

Criado em 2016 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo, o Circuito Sescoop/SP de Cultura tem a proposta de levar atrações de teatro, circo, dança, música, cinema, intervenções artísticas e oficinas criativas ao público de toda a região, especialmente municípios com poucas opções culturais.

O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, agradece o apoio do Circuito Sescoop/SP de Cultura e destacou a preocupação da prefeitura em manter tradições e fomentar a cultura.

 “Agradeço o apoio do Circuito Sescoop de Cultura, que enriquece a programação do Arraiá do Padroeiro. Agradeço também a atenção do prefeito Caio Aoqui em manter eventos que fomentam a cultura e tradição no município e convido a população para prestigiar nossa festa”, comentou Gimenez.

O prefeito Caio Aoqui destacou a importância de fomentar tradições, comentou a programação e convidou a população para prestigiar o evento juntamente com a família e amigos.

“A tradição das festas juninas está na raiz da nossa história e do nosso município, fomentam a cultura que construiu nossa região. É com muita alegria que vejo as escolas municipais, o artesanato local, e atrações como a Orquestra Municipal juntos, cuidando e preservando esses valores importantes para nossa cidade. Eventos como este são as melhores formas de valorizar nossos patrimônios culturais imateriais. Convido a toda população para prestigiar, juntamente com a família e amigos, as atrações presentes no arraiá”, convidou.

Padroeiro de Tupã

O fundador de Tupã, Luiz de Souza Leão estava em Marília, no ano de 1934, quando recebeu uma sugestão de seu amigo Pedro Altenfelder (titular do cartório do segundo ofício de Marília) e escolheu São Pedro como padroeiro da cidade.

O oficial do cartório se comprometeu em doar uma imagem à cidade, que desapareceu no mesmo ano em que foi doada. Na época, Souza Leão chegou a oferecer 5 mil cruzeiros de recompensa para quem a encontrasse.

O Dia de São Pedro é comemorado no dia 29 de junho, data de aniversário de morte e translado das relíquias de São Pedro. A data também comemora o Dia do Papa, pois segundo a Igreja Católica, São Pedro teria sido o primeiro Papa da Igreja.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp