18/02/2021 às 15h05min - Atualizada em 18/02/2021 às 16h20min

O que são chatbots e como eles ajudam as empresas a venderem mais

Um estudo recente mostrou que 53% das organizações esperam usar chatbots dentro de 18 meses. O aumento na procura é explicado por um novo comportamento do consumidor, que está cada vez mais conectado e digital.

DINO
https://ascsac.com.br/


Chatbots são um tipo de tecnologia que oferece um atendimento com softwares de respostas automáticas. Frequentemente, pessoas são atendidas por robôs enquanto tiram dúvidas com uma empresa e às vezes nem percebem que se trata de uma tecnologia solucionando problemas. Isso porque as soluções estão cada vez mais inteligentes e parecidas com interações humanas.

De acordo com a desenvolvedora de software de atendimento ao cliente, ASC BRAZIL, os chatbots podem ser integrados em diversos canais de atendimento, como: WhatsApp, Facebook, Telegram, sites e outros.

A vantagem dos chatbots está na capacidade de oferecer suporte rápido e de qualidade para os clientes que entram em contato com uma empresa. Além disso, é possível ter uma equipe reduzida de atendimento, trabalhando com muito mais produtividade.

Chatbots na estratégia de negócios

Inserir a tecnologia na estratégia de negócios é uma decisão para empresas que não querem ficar obsoletas. Para isso, é importante o acompanhamento das tendências e a disponibilização de uma experiência moderna para os consumidores, que estão cada dia mais exigentes.

No cenário de negócios da empresa, a estimativa publicada no Blog Synnex Westcon é de que os chatbots são projetados para economizar bilhões em negócios até 2022, reduzindo despesas e tarefas repetitivas na maioria das empresas.

Para um negócio sair na frente e conquistar uma fatia do mercado de segmento de atuação, é preciso avaliar uma possível redução de custos, otimização de processos e alternativas que melhorem as interações entre marcas e clientes.

Chatbots na estratégia de marketing

Equipes de marketing também são beneficiadas com o uso de chatbots pelas marcas. A coleta de dados dos clientes dentro das conversas permite que os profissionais tenham em mãos dados relevantes para estratégias de marketing, incluindo o comportamento e leads para futuras ações.

Os chatbots conseguem capturar comportamentos de compras mais comuns, regiões em que os clientes abrem chamados e em quais setores estão acontecendo quebras de expectativas com relação ao que a empresa comunica para os clientes.

Desta forma, a solução de atendimento é uma maneira eficaz, baseada em métricas, essencial para o desenvolvimento de dados, trazendo assim assertividade nas decisões tomadas pelas empresas.

Chatbots na estratégia comercial

Quem lidera uma empresa sabe que a equipe comercial precisa se manter ativa para garantir o aumento das vendas e o fluxo de caixa dos negócios. Modelos tradicionais de atração de clientes ainda funcionam, mas é preciso começar a levar em consideração outras possibilidades.

Com um chatbot instalado nos principais canais de atendimento, é possível enviar dados de clientes para que a equipe de vendas entre em ação. Por exemplo, o relatório de leads inativos demanda um tipo de abordagem. Já o relatório de leads que compram semanalmente uma marca, pode ser abordado com novos produtos ou condições especiais. Tudo depende do objetivo do negócio.

Chatbots na estratégia operacional

Indústrias, médias e grandes empresas possuem um fluxo de operação mais complexo. Com isso, organizar todos os dados se torna um desafio. Para levar uma solução de atendimento ágil e eficiente, gestores podem utilizar chatbots para evoluir a área operacional.

Se imaginar um site com um controle de estoque, distribuição e frota separados, é possível perceber que responder manualmente todos os clientes que pedem rastreamento de mercadorias parece um pouco inviável. Os chatbots de atendimento podem ser desenvolvidos focados em solucionar o problema e ajudar uma empresa a vender mais.

Com tecnologias cada vez mais avançadas, a solução aprende com cada interação, reduz o índice de erros, e evita que o cliente fique horas esperando por uma resposta. Esse é um caminho para não só atrair, mas também, para reter e fidelizar os clientes.

Qual o melhor chatbot para empresas?

Depende. Para iniciar uma operação com chatbot de atendimento, é importante considerar quais são os desafios e quais os objetivos com a ferramenta.

O Gartner prevê que mais de 85% das interações com os clientes serão tratadas sem humanos nos próximos meses. Assim como um software de automação de vendas pode melhorar a performance do time na hora de captar e organizar os pedidos de clientes, o chatbot pode melhorar a interação do consumidor com a marca.

Com a plataforma da ASC BRAZIL, ASC SAC, é possível criar e personalizar um robô para que ele possa conduzir o atendimento ao cliente de forma independente, sem necessidade de interferência humana, de acordo com as necessidades de cada empresa.

A tecnologia é uma grande aliada para os negócios de hoje, portanto, encontrar uma boa plataforma de atendimento multicanal é o primeiro passo para implementar um atendimento ao cliente de qualidade.

 

 



Website: https://ascsac.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp