Com o endurecimento das medidas restritivas do Governo de São Paulo, os pedidos de delivery voltaram a ganhar grande representatividade para os restaurantes, lanchonetes e bares de todo o estado. Somente entre os dias 15 e 19 de março, a Goomer - startup que apoia a transformação digital do setor foodservice - registrou um aumento de 29% no número de pedidos em seu serviço de delivery, o GoomerGo, comparado com 1º a 5 de março, última semana antes das restrições ao atendimento presencial. Na Capital, o volume foi ainda mais considerável: crescimento de cerca de 45% no período analisado.
Na Capital, as hamburguerias também foram responsáveis pela maior parte dos pedidos de delivery (15%), seguido por docerias (12,8%) e restaurantes japoneses/orientais (8,1%), na semana passada. Quando comparado com os pedidos de 1º a 5 de março, os estabelecimentos especializados em frutos do mar tiveram um incremento de 2133% na demanda, enquanto restaurantes internacionais e docerias tiveram, respectivamente, 236% e 122%.
Criado há exatamente um ano, no início da pandemia no Brasil, o GoomerGo não cobra comissão por cada pedido intermediado na plataforma, diferentemente dos grandes marketplaces do setor. Os estabelecimentos podem utilizar o serviço de maneira gratuita ou assinar um plano mensal a partir de R$ 29,90 para contar com funcionalidades adicionais, como a gestão de pedidos, taxas de entregas dinâmicas e por bairro, oferecimento de cupom de desconto e agendamento de pedidos aos clientes, além da possibilidade de apresentar uma venda sugestiva após o cliente escolher seu pedido, entre outras funções.
“A vantagem de inserir o cardápio no GoomerGo é que o restaurante ganha uma página proprietária. O link dela pode ser compartilhado com os clientes via e-mail, redes sociais ou até mesmo nos aplicativos de mensagem. Quando o consumidor conclui o pedido, ele é enviado automaticamente no WhatsApp do estabelecimento”, informa Felipe Maia Lo Sardo, CEO da Goomer.
Com a ausência das taxas de comissão, a startup estima que trouxe uma economia de R$ 50 milhões aos bares e restaurantes brasileiros com o GoomerGo, em 2020.