31/03/2021 às 20h11min - Atualizada em 31/03/2021 às 20h07min

Espetáculo teatral traduz a solidão do ponto de vista feminino

‘Solidão... Cura’ será apresentado em seis sessões online a partir de 31 de março, e vai promover bate-papo com a atriz Gleice Severo e com a diretora Hosana Mariotti no encerramento das atividades

Patrícia Nascimento - cidadenoar.com
Pedro França
Que as mulheres somam a maioria populacional do Brasil, todos sabem. O que muitos desconhecem (ou negligenciam) é a solidão que as comete. No amor, na maternidade, no mercado de trabalho… as mulheres são preteridas em diversas situações. Por isso, e na intenção de oferecer visibilidade, ouví-las e acolhê-las, ‘Solidão… Cura’ pretende compreender e significar o sentimento pelo ponto de vista delas.
 
Baseado nos pensamentos de Schopenhauer – na obra ‘Aforismos sobre a sabedoria da vida’ – e sob o olhar de Clarice Lispector, o projeto vai abordar a essência deste sentimento que se reflete nas alegrias e rancores cotidianas de mulheres que experimentaram tais vivências a partir do estar só contrapondo-se à liberdade e leveza que a solitude pode servir. E para levar ao público uma riqueza mais diversa e plural dessa vivência, a performance baseia-se nos relatos reais de mulheres que cederam, de forma espontânea, suas experiências.
 
“A performance é ainda um convite para que elas mergulhem em si e no mundo deixando de lado as máscaras sociais, a fim de que a descoberta artística e poética atenuada por fragilidades mentais-emocionais-tecnológicas no que se refere ao compartilhamento das inquietações de modo virtual, permitam aflorar a resistência do ser a partir do fortalecimento de sua singularidade”, explica Gleice Severo, atriz responsável pelo projeto.
 
Com o intuito de transparecer e dar vazão às dores refletidas pela solidão, o espetáculo teatral coloca-se ainda como ponte reflexiva sobre os sentimentos que advém da solidão e que podem ser potencializados pela sobrecarga de informação sobre a pandemia. “Embora estar sozinho possa remeter a algo negativo, especialmente agora que muitas pessoas estão passando pelo isolamento sozinhas, alguns filósofos acreditam na solidão como parte fundamental da condição humana e de sua essência. É isso que queremos discutir e enaltecer com as espectadoras dessa troca”, pontua Severo.
 
Ao todo serão apresentadas seis sessões gratuitas e online, que poderão ser conferidas ao vivo pelo YouTube, no canal Hocus Pocus Produtora. As mulheres que desejarem trocar com o projeto, podem enviar os relatos pelas redes sociais oficiais do projeto (Facebook e Instagram). Estes serão utilizados em um processo futuro, no qual será produzido um vídeo acerca do tema.
 
‘Solidão… Cura’ é viabilizado pelo edital ProAC Expresso LAB nº. 36/2020 para produção e temporada de espetáculo de teatro com apresentação online. Ao final das sessões dos dias 31/03, 07 e 14/04 será possível participar de um bate-papo no Meet com participação de Hosana Mariotti, atriz e diretora orientadora do projeto, para aprofundar e discutir o tema mais abertamente com o público.
 
Serviço: 
Espetáculo ‘Solidão… Cura’
Datas e Horários: 31/03 (quarta-feira) às 20h; 03/04 (sábado) às 18h30; 07/04 (quarta-feira) às 20h; 10/04 (sábado) às 20h; 11/04 (domingo) às 18h30; 14/04 (quarta-feira) às 20h;
Onde: Canal Hocus Pocus Produtora no YouTube
 
Bate-papo no Meet
Quando: 31/03, 07 e 14/04 (quartas-feiras)
Horário: Logo após o espetáculo
Link de participação: meet.google.com/yty-zxuv-dnf
 
Eventos online e gratuitos

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp