01/04/2021 às 11h31min - Atualizada em 01/04/2021 às 15h50min

Curso à distância do IEE, de Ana Moser, começa a capacitar 544 professores de quatro estados

Municípios do Amazonas, Bahia, Pernambuco e Sergipe participam da formação continuada da Caravana do Esporte, a partir desta quinta-feira (1º). "Pedagogia do Esporte Educacional" terá 60 horas até 30 de junho

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
www.esporteeducacao.org.br/
Divulgação
Professores de quatro estados do País dão início ao curso de formação continuada à distância “Pedagogia do Esporte Educacional” da Caravana do Esporte, do Instituto Esporte & Educação (IEE). A partir desta quinta-feira (1º), os participantes terão acesso on-line e gratuito a aulas remotas e ao vivo pela plataforma EAD das Caravanas. A metodologia da Caravana do Esporte é desenvolvida e aplicada pelo IEE, que foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

No total, serão 544 professores, de Carauari, no Amazonas, Ibotirama, na Bahia, Camaragibe, em Pernambuco, juntamente com três municípios de Sergipe - Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão -, assim como profissionais da rede estadual de ensino sergipana, realizarão a formação continuada em ambiente virtual. Eles serão acompanhados diretamente pelos especialistas do IEE e por dois professores tutores da plataforma.

Desde o início, o IEE encarou a pandemia buscando caminhos para continuar a disseminar o seu método de ensino, adaptando os programas para o formato digital, com as atividades presenciais suspensas temporariamente em razão da Covid-19. Com a Caravana do Esporte, não foi diferente.

A formação continuada "Pedagogia do Esporte" terá uma carga horária de 60 horas, a partir desta quinta-feira e até o dia 30 de junho. Os conteúdos estão em conexão com a Base Nacional Comum Curricular -BNCC. Todos os módulos contam com abordagens teórica e prática, vídeos, arquivos de texto, pesquisa e quiz. Os profissionais inscritos deverão participar de três aulas / webnarios on-line ao vivo entre os módulos. A abertura oficial do curso foi feita em lives no mês de março.

“É uma oportunidade para fortalecer essa rede, a relação entre os profissionais, os servidores, os agentes de educação e de apoio à população, neste momento de incertezas e de abertura e fechamento das escolas por conta da pandemia. A plataforma EAD das Caravanas tem uma série de ferramentas para promover essa interação entre os profissionais da educação do município”, destacou a medalhista olímpica Ana Moser.

No IEE e na Caravana do Esporte o foco é o esporte educacional, não competitivo, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças. No curso de formação continuada à distância, os educadores e gestores conhecem o IEE e suas produções, a Caravana do Esporte, sua história, atletas, ações e metodologia, trajetória pelo Brasil e em países atingidos por catástrofes, os Princípios do Esporte Educacional e sua aplicação prática por meio de diferentes jogos, em diversos contextos, incluindo atividades para acolhimento de crianças e jovens impactados pelo distanciamento social.

Os projetos Caravana do Esporte e Caravana das Artes são realizados pelo Instituto Esporte e Educação e pelo Instituto Mpumalanga, em parceria com a DISNEY, a ESPN e o UNICEF. A Caravana do Esporte tem patrocínios das empresas Itaú, Rede, Mastercard, EDP Renováveis, UNOPAR e Anhanguera, via Lei de Incentivo ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 50 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Banco BV, Vale, Mastercard, NIKE, Novelis, Bayer, Aché, Isa CTEEP, Mercado Livre, Ultra, Anglo Gold Ashanti, Nescau, AES Brasil, Instituto Votorantim, Reservas Votorantim, Bank Of America, Verde Asset Management,  Trench Rossi e Watanabe Advogados, EDP Renováveis, Instituto EDP, CTG Brasil, Cyrela, WestRock, Pernambucanas, Comgas, Ball, Roche, Anhanguera, Bloomberg, Unimed, Track & Field, CS Brasil, ValGroup, AgriBrasil, Penha, Mentos, Portocred Financeira.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp