01/04/2021 às 11h53min - Atualizada em 01/04/2021 às 15h50min

Projeto “ENTREtelas”, do Caleidos Cia. de Dança, leva espetáculo interativo “Coreô online” para 25 escolas públicas de SP

Projeto faz parte das comemorações dos 25 anos da cia. de dança paulistana e traz para as telas dos computadores o espetáculo “COREÔ online”, desenvolvimento do espetáculo “COREÔ”, que estreou em 2015 durante a Mostra Caleidos 20 anos.

SALA DA NOTÍCIA Rhizome Comunicações
Divulgação
Como parte das comemorações de seus 25 anos de existência, o Caleidos Cia. de  Dança realiza em abril o Projeto “ENTREtelas”, que vai realizar 25 apresentações online do espetáculo “COREÔ Online” para professores e comunidade das Redes Públicas de Ensino no Estado de São Paulo; produção e divulgação virtual de material artístico-pedagógico sobre dança e ensino para professores e alunos, manutenção da Cia de dança e do espaço Caleidos.

“COREÔ online” é o desenvolvimento para as telas e para o tecnovívio do espetáculo “COREÔ” que estreou em 2015 durante a Mostra Caleidos 20 anos. O desafio para a versão online do espetáculo COREÔ, especialmente desenvolvida para este momento de distanciamento físico, foi manter nas telas sua característica de apresentar a dança por meio de jogos e ao mesmo tempo colocar o jogo na cena.

“COREÔ” é um desdobramento dos estudos realizados no Núcleo de Pesquisa Coreológicas do Caleidos Cia de Dança. Em sua versão original/presencial o espetáculo compartilha cenicamente com o público jogo que, ao longo dos 20 anos da Cia, vêm sendo desenvolvidos tanto para o aprendizado da Linguagem da dança/Laban quanto para a construção cênica dos espetáculos interativos do Caleidos. Em cena, os bailarinos compartilham com o público propostas que podem ser jogadas ou assistidas, criando cenas de dança em tempo real a partir de jogos que proporcionam dança.

Em “COREÔ”, os jogos/danças/cenas são propostos por meio de combinados apresentados verbalmente ao público. Os participantes que quiserem jogar a cena com os bailarinos assumem o espaço de dança e constroem em tempo real o espetáculo. A pesquisa contínua com a interação, influenciada com as teorias de Paulo Freire no sentido de criar um diálogo entre os artistas e o público, entende a dança como uma possibilidade de leitura do mundo.

“O desafio da pesquisa de transposição desse universo para as telas foi manter as características do convívio artístico que o trabalho propõe numa situação de tecnovívio; como forjar a presença numa situação de distanciamento e relação entretelas; como gerar empatia e engajamento de movimento sem a interação física dos corpos”, conta a diretora do Caleidos, Isabel Marques. “Essa pesquisa ocupou 6 meses de trabalho da Cia de Dança e agora, por meio desse projeto, visa a lançar-se a um público maior”, diz Isabel.

Assim, “COREÔ online”, mantem a característica original de dialogar com os mais diversos públicos e por esse motivo foi escolhido como objeto de estudo da Cia de Dança para uma apropriação do espaço virtual das telas pelo Caleidos Cia e como o espetáculo a ser compartilhado neste projeto. “Priorizar as Redes Públicas de Ensino, neste momento, é honrar o compromisso histórico do Caleidos Cia com a educação pública”, conclui Isabel.


Serviço:

Projeto ENTREtelas
Caleidos Cia. de Dança
Apresentações do espetáculo “COREÔ online” para 25 escolas públicas de SP.
Público alvo: professores, alunos, artistas e comunidade em geral (sem restrição etária)
Mais informações: https://www.formacaocaleidos.com.br/entretelas.html
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp