Minerar bitcoins em 2021 ainda vale a pena? Essa é uma dúvida muito comum entre os que conhecem todos os potenciais da criptomoeda.
Afinal, a mineração de bitcoins se popularizou e com a valorização da criptomoeda, alguns meios de mineração passaram a requerer mais tempo de mineração para conquistar uma fração de bitcoin.
Sim! A mineração de bitcoins requer dedicação de seu computador, que poderá passar o dia inteiro ligado para minerar bitcoins.
Portanto, é preciso ter uma boa rede de internet, para que o aparelho esteja conectado e possa minerar durante todo o dia, enquanto você executa outras atividades usando seu computador.
Dessa forma, você estará otimizando seu tempo. Obviamente, a mineração é um processo que consome o desempenho de seu computador, portanto, dependendo de quais tarefas você pretende utilizar no equipamento, a mineração pode pesar no funcionamento.
É importante analisar esse aspecto para que a mineração seja uma maneira de ganhar dinheiro enquanto está executando outras tarefas igualmente importantes em seu dia.
Um profissional pode trabalhar o dia inteiro, usando softwares mais leves enquanto a mineração é feita através de seu computador.
Tudo irá depender de qual é a configuração do notebook ou desktop, para que seja possível realizar a mineração.
Quando não é preciso fazer um investimento na compra de um equipamento para minerar, a resposta mais óbvia é que vale a pena sim.
É interessante destacar que, ao longo do ano de 2021 a previsão é de que ocorra valorização da criptomoeda.
Por este motivo, todos os detentores de bitcoins se tornarão mais ricos ao longo do ano conforme a valorização da moeda ocorre.
Mais um fator que faz com que seja interessante minerar bitcoins. Tendo em vista que, mesmo uma fração da criptomoeda é o suficiente para acumular um bom patrimônio.
E quando isso pode ser feito ao longo do seu dia de trabalho, enquanto seu equipamento segue funcionando e sendo usado para outras atividades, torna-se muito mais interessante minerar.
É importante nesse caso, fazer uma análise de custos. Tendo em vista que, ao longo dos últimos anos os equipamentos eletrônicos estão cada vez mais caros no país.
É preciso analisar um conjunto de fatores nesse caso. Perceba que, além do custo de aquisição do equipamento para mineração, existe o custo de manter esse computador ligado o dia inteiro usando energia.
Com as taxas de energia em bandeira amarela ou bandeira vermelha, é importante calcular quanto o equipamento irá consumir ficando ligado todos os dias por 24 horas para minerar.
De olho no custo, é preciso analisar quanto você irá conseguir minerar versus o custo. Já se sabe que, a mineração bem-sucedida de um bloco, por um único minerador levaria anos para ser concluída.
Por isso mesmo, a mineração é feita em rede e a disputa é muito grande entre mineradores para que cada um possa conquistar frações de bitcoins.
Além disso, é preciso encontrar uma mineradora que seja confiável. De modo que, seu trabalho seja verdadeiramente recompensado.
Portanto, se você está pensando em comprar um computador somente para essa função, saiba que é imprescindível realizar uma ampla análise para identificar se o ganho cobre o custo.
Provavelmente o ganho não irá cobrir esse custo, devido aos valores no Brasil estarem bastante inflacionados.
Por isso, nossa dica é que vale a pena especialmente para quem trabalha o dia inteiro com o computador já ligado.
Dessa forma, a mineração não será de fato um custo, podendo ser realizada enquanto você continua trabalhando normalmente.