26/07/2019 às 17h52min - Atualizada em 26/07/2019 às 17h52min

Como os pais podem ajudar os filhos na lição de casa?

Para Cristiane Teixeira, orientadora educacional do Colégio Franciscano Pio XII, as famílias devem demonstrar interesse pela produção da criança e valorizar o aprender

COMMUNICA BRASIL
Muitos pais têm dúvidas sobre como ajudar os filhos na tarefa de casa. O assunto é recorrente, já que, no processo ensino-aprendizagem, a participação da família na vida escolar da criança é importante, assim como a parceria dos pais com a escola.
 
Para Cristiane Teixeira, orientadora do Ensino Fundamental I do Colégio Franciscano Pio XII, é importante que a família valorize a lição de casa do filho, além de incentivá-lo, no sentido de criar ambiente e rotinas favoráveis para isso. “A família motiva a criança ao oferecer, por exemplo, um ambiente adequado para a lição, bem como ajuda com a organização do horário mais adequado para a tarefa”, afirma a orientadora Cristiane.
 
Ela enfatiza que é importante a família acreditar e confiar na instituição e no que ela propõe para a aprendizagem. Além disso, a orientadora explica a importância da participação dos pais neste momento de estudo: “Ao auxiliar o filho com a tarefa, estimula-se a autonomia e responsabilidade do aluno, que percebe também a valorização do aprender por parte família, ou seja, a criança cresce entendendo o valor que os pais dão a este processo”.
 
Cristiane, porém, faz um alerta: os pais não devem fazer o papel do professor. “Há questões que envolvem o conceito da matéria e estratégias de ensino. A família deve se posicionar frente à lição no sentido de motivar, e não de ensinar o conteúdo”.
 
Por fim, ela destaca que o Colégio Franciscano Pio XII desenvolve estratégias de estudos para todas as séries do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver nos alunos a autonomia e o hábito de estudar diariamente, e que pais são parceiros na construção do aprendizado da criança.
 
“O grande objetivo das tarefas é a consolidação do conteúdo. Mas é preciso que a criança se perceba enquanto estudante para que desenvolva seu próprio método de estudo e aprimore seu desempenho. Esse é o caminho para a maturidade nos anos escolares seguintes”.  
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp