29/04/2021 às 10h26min - Atualizada em 29/04/2021 às 10h25min

Cresce o cultivo de plantas em casa durante a pandemia

Agência A Assessoria - cidadenoar.com

Especialista explica o que é melhor ter em casa

 

Enfrentamos mais de um ano de pandemia, que parece estar longe de acabar. Muitas pessoas mudaram suas rotinas, seja no trabalho, nos hábitos sociais, e também nos hobbies. Algumas passaram a se exercitar mais, outras a ler, algumas a procurar cursos online e teve aquele grupo que decidiu tentar coisas novas, seja no artesanato, culinária, ou através das plantas. E este grupo, em especial cresceu bastante, afinal, basta um vasinho e um cantinho pra você começar a cultivar alguma coisa.

O isolamento social nos fez sentir mais falta do “ar livre” e consequentemente do contato com a natureza, por isso, ter plantas em casa e cuidar delas pode ser um alívio e um passatempo que pode ser facilmente incorporado à rotina.

Manter plantas em casa exige cuidados simples que podem ser feitos por qualquer pessoa, sem a necessidade de contratar um profissional, explica o empresário Marcos Matter Pedroso, que comanda a floricultura Santo Bouquet, em Balneário Camboriú.

Para os iniciantes, que não têm muito tempo ou jeito com as plantas a sugestão são cactos e suculentas. “Essas espécies podem ser cultivadas em vasos, ou em arranjos plantados e não precisam de cuidados intensos. Outras opções como hortas são bastante indicadas e precisam de pouco espaço, basta usar a criatividade e ter temperos e outras verduras sempre à mão”, pontua.

Ele aconselha a pesquisar sobre a espécie que se pretende cultivar. “Primeiro pesquise sobre a planta que você quer ter e quais os cuidados que ela necessita: qual a rega correta; se precisa de adubo; qual a incidência solar que você pode oferecer. Também é importante observar as folhas e caules para ver se existe parasitas”, explica Marcos.

Segundo o especialista, para quem mora em casa, ou mesmo apartamento, as plantas mais indicadas são:

Orquídea - Campeã no uso interno, ela pede poucos cuidados. Uma das espécies mais comuns é a phalaenopsis, cujas flores arredondadas variam entre o branco, o rosa, o amarelo e a púrpura. Por ser bastante delicada, é melhor escorar sua haste em um apoio. “Vale a pena substituir os vasos de plástico pelos de barro, pois são porosos e drenam melhor a água. Deve ser cultivada à meia-sombra, recebendo iluminação indireta. Preste atenção na coloração da folhagem: se estiver escura, mude a orquídea de local”, diz o especialista.

Suculentas - São plantas que apresentam raiz, talo ou folhas engrossadas, característica que permite o armazenamento de água durante períodos prolongados. Bastante fáceis de cuidar, elas costumam “avisar” do que precisam, basta prestar atenção aos detalhes. “Se as folhas começarem a murchar, aumente gradativamente a quantidade de água; se as folhas da base começarem a apodrecer, diminua. Se ela ficar fina e perder muitas folhas, não está recebendo a quantidade necessária de luz. O ideal é proporcionar pelo menos quatro horas diárias de sol para que elas sobrevivam com saúde”.

Lança de São Jorge - É uma das espécies de plantas mais indicadas para cultivo dentro de casa. Além de ser uma planta fácil de cuidar – exige poucas regas e quase nada de adubação – a Lança de São Jorge se desenvolve muito bem em ambientes de baixa luminosidade, sendo ideais para aquele cantinho da sala sem muita luz.

Bromélias - Com vários tipos diferentes de flores e folhas, a bromélia pode apresentar as mais variadas cores e complementar a decoração de qualquer ambiente. A luz direta pode queimar suas folhagens, portanto prefira mantê-las na sombra. Lembre-se também de molhá-la a cada dois dias.

Para quem tem crianças, ou animais em casa a dica é evitar algumas espécies, como: Antúrio, Azaleia, Espada-de-São-Jorge, Lírio, Tinhorão, Comigo-ninguém-pode, Copo-de-leite, Begônia, Dama-da-noite e Hera.

 

Santo Bouquet: Rua 200, 561, próximo ao Cartório da 4°Avenida- Centro, Balneário Camboriú. Telefone(47) 99126-7267

 

Fotos: Divulgação


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp