29/04/2021 às 15h01min - Atualizada em 29/04/2021 às 16h50min

Piscinão de Ramos: dicas para quem for conhecer

Dicas para aproveitar o Piscinão

SALA DA NOTÍCIA Victor Augusto de Alencar
Se você vai viajar para o Rio de Janeiro e tem familiares ou amigos que moram no Complexo da Maré, provavelmente precisa de algumas dicas para quem for conhecer o Piscinão de Ramos. Afinal de contas, é possível que você vá visitar seus conhecidos e passar algumas horas dentro do parque que abriga a praia artificial, sendo necessário se preparar para aproveitar ao máximo o local.
O Piscinão de Ramos é, hoje, um dos locais mais visitados do Rio de Janeiro, com dezenas de milhares de pessoas utilizando suas dependências todos os finais de semana. Não é difícil entender o porquê: é a única praia artificial do mundo que tem fundo de areia. Ou seja: quando você entra na água, você sente areia nos pés em vez de um chão de mármore ou outros materiais que são comumente usados.
Para aproveitar ao máximo o espaço, é importante conhecer algumas dicas para quem for conhecer o Piscinão de Ramos. Quer ver quais? Então siga a leitura abaixo!

5 dicas para quem for conhecer o Piscinão de Ramos

1. A água é limpa

Existem muitas notícias e informações sobre a qualidade da água do Piscinão de Ramos. Por isso, quem não é da região tem a ideia de que o lugar não é bom para nadar e que tem uma água suja.
No entanto, não é preciso se preocupar em relação a isso: a água do Piscinão de Ramos é limpa sim.
O que acontece é que o Piscinão de Ramos tem um sistema de limpeza em duas etapas. Uma delas, mais simples, é trocar a água da praia artificial com a da Baía de Guanabara usando um sistema de flotação que remove todas as sujeiras sólidas e flocos de sujeira e depois torna a água limpa com o uso de cloro.
Já a segunda etapa é mais rara e não é feita com tanta frequência. O processo envolve remover toda a água do Piscinão de Ramos e tirar as sujeiras que estão no fundo do local, removendo também a manta protetora do fundo do local para uma limpeza completa.
Essa limpeza é feita a cada 2 anos e, enquanto ela é feita, o Piscinão fica inacessível. É nesse momento que costumam surgir as notícias sobre a qualidade da água, mas é apenas porque ela está em limpeza no momento. Portanto, pode ficar tranquilo: a balneabilidade local é muito boa!

2. Leve equipamentos de esporte

O Piscinão de Ramos é conhecido pela sua praia artificial, claro, mas o complexo local conta com muito mais do que isso. Para se ter uma ideia, existem duas quadras poliesportivas, além de uma quadra de areia por lá.
Isso sem falar no campo de futebol com arquibancada para 500 pessoas e vestiário para os dois times. Sempre tem bola rolando no campo do Piscinão. Inclusive, quem costumava ter presença frequente lá era o meia Allan, que hoje joga pelo Everton da Inglaterra e que foi campeão da Copa América com a Seleção Brasileira.
Ou seja: há muita oportunidade para você jogar futebol, futevôlei e outros esportes. Mesmo quem é da 3ª Idade pode se exercitar com uma academia ao ar livre que existe no espaço.

3. Leve algum dinheiro

O Piscinão de Ramos é rodeado por vários quiosques servindo espetinhos, bebidas e todo tipo de comida para os visitantes. A maioria trabalha com maquininha de cartão, mas vale a pena levar dinheiro para facilitar a situação.

4. Prepare-se para o bronzeamento

Uma das grandes modas nacionais dos últimos anos foi o biquíni de fita adesiva. Você provavelmente já viu algo do tipo na TV e no clipe da música Vai, Malandra!, da Anitta.
Essa moda surgiu no Piscinão de Ramos, sabia? Pois é, existem muitas bronzeadoras pelas areias do local, que cobram valores bem acessíveis para montar biquínis de fita adesiva e ajudar no bronzeamento.
Portanto, prepare-se para adquirir aquela cor que você sempre quis e a marquinha de biquíni que é a grande tendência atualmente.

5. Vá no espírito do samba

Por fim, vá preparado para curtir um bom samba lá no Piscinão de Ramos. Afinal de contas, existe uma razão para o local ter o nome em homenagem ao grande mestre do samba Dicró. Além dele ter sido um dos grandes impulsionadores do Piscinão, o local ainda costuma receber rodas de samba frequentes. Portanto, vá ao local já preparado para curtir esse ambiente.
Essas são as principais dicas para quem for conhecer o Piscinão de Ramos. É importante ter esse conhecimento em mente para se planejar melhor para o dia de conhecer o local. Por exemplo, é provável que você não soubesse que lá existisse um campo de futebol ou espaço para outros esportes, não é mesmo? Sendo assim, agora você já pode se preparar melhor para curtir ao máximo o que o complexo tem a oferecer.
E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo dizendo o que você fará primeiro quando for lá!

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp