CIDADE NO AR Publicidade 728x90
11/05/2021 às 17h25min - Atualizada em 11/05/2021 às 20h40min

Objetivo traz mestre em Educação Ambiental para a live Ecologia Profunda ou Ambientalismo Superficial

SALA DA NOTÍCIA Roberta Abrahao
Objetivo

No próximo dia 13 de maio, às 21h, as redes sociais do Objetivo trarão, em live, um tema importantíssimo para reflexão: o que esperamos do nosso planeta e, mais que isso, o que devolvemos a ele.

Intitulada de ”Ecologia Profunda ou Ambientalismo Superficial? Venha comigo, no caminho eu explico...”, a live trará conceitos da chamada Ecologia Profunda ou Biocêntrica, que trata a Terra com o devido respeito que ela merece: a de ser a casa de mais de 7,6 bilhões de pessoas, de hospedar mais de 30% da cobertura vegetal, de abrigar bilhões de espécies no reino animal e ser a verdadeira dona de milhões de quilómetros cúbicos de água. Todos juntos – seres vivos, cada qual com suas características –  são iguais em importância para o equilíbrio da natureza e sobrevivência na Terra.
Os dados são superlativos e a magnitude leva a crer que o homem é apenas parte de uma engrenagem de vida complexa estabelecida no Planeta que, diga-se de passagem, há anos vem pedindo socorro.

Tais conceitos fazem parte da Ecologia Profunda e é justamente sob este aspecto que o palestrante Prof. Tom Carvalho, professor de Geografia do Colégio e do Curso Objetivo, guiará sua apresentação. Ele explicará que a ecologia vai muito além de conceitos como meio ambiente, poluição, efeito estufa, extinção dos animais e tantos outros que se ouve por aí: “Há um “abismo” existente entre aquilo que convencionalmente é chamado de ecologia e a ecologia profunda. Nossa atual civilização tornou-se tragicamente desconectada da natureza. Temos no mundo hoje movimentos superficiais ou rasos (com tendência antropocêntrica e egocêntrica) e movimentos profundos (não antropocêntricos, mas biocêntricos ou ecocêntricos). Os movimentos rasos (uma espécie de maquiagem verde) limitam-se a tentar minimizar os problemas ambientais e garantir o enriquecimento das sucessivas gerações humanas, a despeito do empobrecimento da natureza, enquanto a Ecologia Profunda vai na raiz dos problemas ambientais e defende os direitos de toda a comunidade biótica”, completa o professor.

Além de levar à reflexão, a temática da live volta-se também aos vestibulandos, uma vez que o assunto é cobrado de forma transdisciplinar nos grandes vestibulares como assim foi, por exemplo, no Enem de 2019, que trouxe à tona na prova de Inglês a importância dos animais de estimação.  Tom Carvalho falará sobre isso e sobre os Direitos da Natureza e dos Animais; do Veganismo, da Ecosofia, da Ecologia Mental, Social e Ambiental; da Economia Verde, Azul e Roxa; do Black Fishing, do Pink Money e do Greenwashing.

Tom Carvalho é mestre em Educação Ambiental e geógrafo. Autor do livro “Ecologia Profunda ou Ambientalismo Superficial?” e co-autor do livro “Perspectivas e Resultados de Pesquisa em Educação Ambiental”

Imperdível. Acesse:
https://www.facebook.com/ObjetivoOficial/ https://www.youtube.com/user/ObjetivoOficial
https://www.linkedin.com/company/col%C3%A9gio-e-curso-objetivo
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp