18/05/2021 às 12h16min - Atualizada em 18/05/2021 às 14h50min

Maio Amarelo: como o portfólio de soluções automotivas da BASF contribui para a segurança no trânsito

*artigo por Leilane Correia

SALA DA NOTÍCIA BASF
https://www.basf.com/br/pt.html
Divulgação/BASF
No dia 11 de maio de 2011, a ONU anunciava a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Por conta desse ocorrido, o Maio Amarelo tornou-se um mês para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e convidar a população, empresas, governos e entidades a debater sobre o tema segurança viária. Além disso, a cor do movimento não poderia ser mais simbólica: ela representa atenção, a sinalização e a advertência no trânsito.

Em contrapartida aos problemas enfrentados no trânsito, a indústria busca, ano após ano, inovar os produtos que fazem parte da composição dos automóveis para que os veículos se tornem cada vez mais seguros e evitem grandes fatalidades nas vias. Por isso, há materiais e soluções de alta performance para garantir que os veículos sejam construídos e funcionem com mais eficiência. Nossa gama de produtos na BASF inclui tintas, plásticos de engenharia, espumas de poliuretano, fluidos de freio e arrefecimento, catalisadores, entre outros. Junto com a indústria, nossas inovações ajudam as montadoras a lidar com os principais desafios quando o assunto é segurança.

Para uma viagem longa ou uma simples ida ao supermercado, o sistema de freio é fundamental para a segurança de quem está dentro do veículo, dos pedestres e outros motoristas. Nesse quesito, a BASF tem estabelecido o padrão de mercado há mais de 60 anos. O Hydraulan® é um fluido de freio resultado de inúmeros testes realizados em veículos com fabricantes de automóveis e fornecedores OEM para priorizar a segurança e o desempenho de alta performance nas mais elevadas exigências operacionais. Já o Glysantin®, fluido de arrefecimento premium de motores, fornece proteção tripla para motores e radiadores contra a corrosão e superaquecimento.

Na área de manufatura, o Cellasto®, elastômero de poliuretano microcelular, utilizado nos sistemas de suspensão veiculares, diminui a rolagem em curvas, ao suavizar impactos do solo que podem gerar desestabilização.

O Elastolit ® D, uma espuma rígida de poliuretano usado no preenchimento de cavidades estruturais, contribui para uma maior absorção de energia em caso de impactos ou deformações. O conforto acústico também é uma contribuição fundamental para o bem-estar das pessoas em um carro. As espumas flexíveis Elastoflex® RA contribuem para esse ponto em aplicações chamadas ‘undercarpet’ nas forrações internas do veículo.
Garantir a proteção e a vida útil de componentes do sistema do motor também são pontos essenciais para uma direção segura. A nossa linha KEROPUR® conta com um portfólio completo de aditivos para combustíveis. Esse produto é capaz de remover e prevenir a formação de resíduos que prejudicam os sistemas e prolongar a vida desse item do veículo, além de contribuir para o desempenho, ou seja, economia nas manutenções.

Os plásticos de engenharia para powertrain e aplicações estruturais, além de contribuírem para o aumento de eficiência do motor (turbo e aspirador) e controle de ruídos, também proporcionam a redução no peso dos componentes, e, consequentemente, permitem a redução no consumo de combustível e na emissão de CO2. Nesse contexto, soluções da família Ultramid® (PA6, PA66, Copoliamidas) são importantes, principalmente devido à combinação de rigidez, resistência ao impacto, resistência à fadiga e fluência, superior resistência química com flexibilidade para design.

Para a carcaça de air bag, o Ultramid® PA6 fornece excelente balanço entre rigidez estrutural e alta resistência ao impacto, além de fácil processabilidade para preenchimento de paredes mais finas. Em conectores elétricos, a combinação de excepcionais propriedades elétricas e de resistência à propagação de chama, estabilidade dimensional, além da resistência à hidrólise, tornam a linha Ultradur® (PBT) extremamente importante para a engenharia elétrica automotiva. Destaca-se também a importante contribuição da linha Ultraform® (POM) em componentes de cinto de segurança, proporcionando alta resistência mecânica, superior resistência à fadiga e à abrasão, além da ótima processabilidade.

Além disso, a questão de segurança se estende também à saúde. A BASF foi responsável pelo desenvolvimento do primeiro catalisador de três vias, uma importante inovação no setor automotivo, que reduz em mais de 90% os poluentes produzidos pelos motores a combustão de veículos.

Essas são algumas de nossas inovações pensadas para o mercado automotivo, voltadas para uma maior segurança, menor consumo de combustível, resistência ao impacto, às altas temperaturas ou proteção contra chamas. Essas preocupações devem ser estendidas por todos os meses em uma parceria de mão dupla: a indústria, preocupada com os melhores produtos para garantir a segurança das pessoas, e, você, enquanto motorista ou pedestre, na construção de uma sociedade cada vez mais consciente às boas normas de comportamento no trânsito.
 
*Leilane Correia, consultora de estratégia do Time de Indústria Automotiva da BASF na América do Sul.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp