CIDADE NO AR Publicidade 728x90
28/05/2021 às 15h43min - Atualizada em 28/05/2021 às 18h20min

Qualidade de vida no trabalho: principais benefícios para a saúde

Como saber se tem qualidade de vida no trabalho

SALA DA NOTÍCIA Victor Augusto de Alencar
Pixabay
Para começar esse artigo, que tal fazermos uma breve reflexão em torno dessa temática? Você considera que o seu local de trabalho é agradável, harmônico, ou conturbado, agitado? Dependendo da sua resposta, eu já posso te dizer se você tem qualidade de vida no trabalho, ou não!

Seria interessante começarmos esse artigo, conceituando o que é qualidade de vida, de uma forma geral. A maioria das pessoas, acreditam que o bem-estar e a qualidade de vida, estão relacionadas diretamente com a ausência de doenças, contudo, apesar de muitos acreditarem que essa informação é irrefutável, a OMS em 1948 criou um novo conceito de saúde, onde a mesma passou a ser considerada o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade.

Portanto de acordo com a OMS a saúde vai além do bem estar físico e passa a envolver outras áreas da vida do ser humano, como a saúde mental, psicológica, social e o estado de espírito, tudo isso deve contribuir para que o indivíduo tenha qualidade de vida.

Por isso, quando falamos de saúde, de bem-estar físico, não devemos somente focar no conceito “saúde-doença”, e sim levar em consideração todos os fatores que podem nos adoecer, como os fatores econômicos, sociais, culturais e claro físicos.

A responsabilidade das empresas


Mas onde a qualidade de vida no trabalho entra nisso? Estar em um ambiente de
trabalho que não seja caótico, na medida do possível, é significamente importante para gozar de boa saúde e ter qualidade de vida, é muito importante que o seu local de trabalho, incentive os funcionários e ofereçam a eles recursos para que cuidem da sua própria saúde, que invistam em segurança do trabalho etc.

O papel das organizações nessa questão é muito importante, é preciso que a empresa crie políticas e ações, que possam garantir a qualidade de vida no trabalho para os seus funcionários, para isso existem empresas especializadas, como por exemplo o Veiga Gestão, que ajuda outras empresas a proteger e cuidar dos seus colaboradores. É importante citar que as empresas ocupam um papel importante, que podem impactar na qualidade de vida do trabalhador, houve um crescimento absurdo de doenças ocupacionais ao longo dos anos, principalmente no pós-pandemia.

Nesse caso diversas ações e atores, podem contribuir para que os colaboradores tenham qualidade de vida no trabalho, são eles:
 
  • RH: O papel do RH nesse caso é ser um mediador entre os interesses da classe trabalhadora e os da empresa. Tendo o objetivo de garantir e executar ações, das quais o trabalhador necessite, como: saúde, educação, transporte etc.
  • É preciso ter segurança e saúde no trabalho, para isso as empresas devem investir nessa área, é possível garantir segurança e saúde no ambiente corporativo, tendo ações como: jornadas de trabalho justas, garantindo um ambiente salubre e com acessibilidade para PCD, incentivando o acompanhamento com um profissional de saúde, através da realização de exames médicos, sempre que necessários.
  • Incentivar o desenvolvimento de carreira: É importante que o profissional se sinta valorizado em suas competências e habilidades.
  • Garanta infraestrutura de qualidade

Benefícios para a saúde em uma melhor qualidade de vida no trabalho

Com toda certeza, uma empresa que preza por qualidade de vida no trabalho, consegue gerar benefícios na saúde dos seus funcionários, alguns deles são:
 
  • Melhora da Saúde Física: Diminuição de doenças ocupacionais como: LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e a DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), Dorsalgias etc.
  • Melhora da Saúde Mental, com a queda de doenças como: ansiedade, depressão, síndrome do pânico, síndrome de burnout, etc.

Trabalhar em um ambiente de trabalho com um clima organizacional saudável, com certeza é de extrema importância. A qualidade de vida no trabalho, vai impactar diretamente na:
 
  1. Produtividade do colaborador: Quanto mais satisfeito o funcionário, mas ele vai produzir, inovar e entregar resultados.
  2. Realização profissional e pessoal
  3. Melhora a reputação da empresa perante a sociedade
  4. Diminuição de doenças ocupacionais, e com isso a taxa de afastamentos, desligamentos, faltas, e rotatividade de pessoal, também diminuíram.
  5. Diminuição com os custos de demissões
  6. Melhora do clima organizacional
  7. Aumento da retenção de talentos: Uma empresa que valoriza o funcionário, com certeza vai conseguir mantê-lo com ela. Diante disso é preciso que a empresa invista em treinamento, desenvolvimento e planos de carreira, como parte de um plano para melhorar a qualidade de vida no trabalho.
  8. É importante que a empresa invista em um programa de QVT, que incentive a alimentação saudável, a prática de exercícios, o desenvolvimento de carreira etc.

Parece ser impossível ou uma utopia, que empresas possam investir em qualidade de vida no trabalho, porém, há muitas organizações que já estão investindo nisso há muito tempo, como por exemplo a Google, que faz parte de um rankings de melhores empresas para se trabalhar, a cultura da empresa é de valorização do funcionário, sendo referência e exemplo para muitas outras empresas, que querem começar a fazer um investimento maior em qualidade de vida no trabalho.

Se você gostou do nosso artigo, curta, comente e compartilhe com seus amigos!
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp