28/05/2021 às 14h54min - Atualizada em 28/05/2021 às 18h20min

Home office eficiente: dicas para advogados autônomos

Como ser advogado autônomo na pandemia

SALA DA NOTÍCIA Victor Augusto de Alencar
Pixabay
Quer ser advogado e trabalhar em casa? Nós não te culpamos. O trajeto é mais curto, o código de vestimenta é mais flexível e sua família (ou pelo menos seus animais de estimação) está bem perto. Para sua sorte, trabalhar como home office advogados é bastante comum e está se tornando mais comum. Até mesmo as maiores firmas estão permitindo que advogados trabalhem em casa parte do tempo atualmente.

Ou sua situação pode ser outra. Quando você pensou no futuro do seu negócio provavelmente não se viu administrando um escritório de advocacia remotamente. Você tinha um trabalho confortável de escritório, uma carga de trabalho intensa, mas gerenciável, e uma equipe de profissionais treinados à disposição para te ajudar.

Mas a sua situação pode ter mudado com a chegada da pandemia do coronavírus e seus planos foram alterados.

Nunca antes na história o home office advogados foi tão incentivado. Até porque os processos estão passando a ser digitais e você pode administrar tudo da sua própria casa, sem precisar se deslocar para audiências e correr atrás de documentos nos fóruns e repartições.

Independente do motivo que tenha te levado ao home office advogados, essa é uma ótima oportunidade para manter o seu escritório em sua própria casa, economizando recursos como tempo e dinheiro.

Home office eficiente

Embora haja muitas vantagens no trabalho home office advogados, é necessário dar atenção a alguns aspectos, para que você consiga realizar seu trabalho de forma plena e eficiente, sem que isso prejudique aspectos da sua vida pessoal.

A seguir veja algumas dicas para ter um home office eficiente.

Configure um espaço de trabalho doméstico eficiente e confortável

A configuração do seu escritório em casa inclui tanto espaço mental quanto espaço físico. Organizar as coisas mantém seu espaço mental limpo, o que permite que você se concentre em seu trabalho sem a preocupação persistente com seus cabos de alimentação emaranhados ou a queda de livros em sua mesa.

Quer você seja um advogado autônomo trabalhando em casa ou gerenciando uma equipe inteira, precisa pensar sobre a tecnologia e as ferramentas que o prepararão para o sucesso.

O que não é um escritório em casa? Seu sofá, sua poltrona favorita, sua mesa de jantar com crianças aglomeradas ao seu redor.

O que é um escritório em casa? Um espaço de trabalho dedicado que permite que você se concentre e faça o seu melhor trabalho. Este espaço não precisa ser um escritório real, mas precisa ser um local reservado apenas para o trabalho, sem que outros na casa interfiram.

Apesar de não precisar ser um escritório real, algumas coisas podem ajudar na sua concentração, conforto e desenvolvimento durante o trabalho.

Veja algumas coisas que podem ser úteis para o seu home office advogados:
 
  • Uma cadeira ergonômica para que você possa sentar-se nela por horas a fio, examinando minúcias de documentos e relatórios e folheando seus livros jurídicos favoritos.
  • Um laptop ou computador desktop com acesso à Internet de alta velocidade, fones de ouvido e microfone de qualidade e software de videoconferência (e um monitor adicional, se possível).
  • Uma enorme placa de “Não perturbe”. Trabalhar em casa ainda funciona - quando você está lidando com colegas e clientes, a última coisa de que você precisa são interrupções constantes.

Defina objetivos e metas claras

Agora que você está migrando para um escritório de advocacia remoto, o que isso significa para seus alvos? As coisas estão mudando em um nível mensal, trimestral ou anual? Como tudo isso será rastreado e medido?

Mesmo se você for um advogado remoto autônomo, você precisa fazer essas perguntas. E, se você tiver uma equipe, pode apostar que essas serão as primeiras perguntas que farão.

O que você precisa aqui é clareza. Hoje em dia temos incerteza suficiente e você não quer acumular mais.

Estabeleça metas e objetivos claros para você mesmo e, se estiver gerenciando uma equipe, comunique claramente o que se espera deles daqui para frente.

Quando você gerencia um escritório de advocacia remoto e todos trabalham principalmente em casa, cair na armadilha do microgerenciamento é muito fácil.

Resista à tentação de rastrear tudo o que seus colegas e funcionários fazem. Confie que você fez a escolha certa ao contratar pessoas e que todos estão fazendo o melhor para servir a empresa e os clientes.

Agora que já tem o seu escritório configurado de forma eficiente, e suas metas definidas claramente, e hora de trabalhar duro, a fim de alcançar o sucesso que deseja.

Trabalhar home office advogados pode ser muito gratificante e recompensador, se você fizer isso de maneira eficiente. Se quiser mais dicas sobre o universo jurídico conheça o blog Advocacia Maria Pessoa, lá você vai encontrar muitas informações pertinentes a área da advocacia de um modo geral e  principalmente informações importantes no que diz respeito ao direito desportivo.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp