31/05/2021 às 19h59min - Atualizada em 01/06/2021 às 16h00min

Dia do Profissional de Recursos Humanos

(*) Oriana Gaio

SALA DA NOTÍCIA NQM
http://www.uninter.com
Divulgação
O dia 3 de junho é a data escolhida no Brasil para homenagear os profissionais que trabalham na área de Recursos Humanos. Tal data foi criada com o objetivo de reconhecer esses profissionais que desempenham um papel essencial e estratégico para garantir o sucesso das empresas no que se refere à potencialização do capital humano. 

Além do reconhecimento, ter um dia comemorativo do profissional de Recursos Humanos é uma excelente oportunidade para ampliar a conscientização sobre a profissão e mudar a ideia que as pessoas têm desse profissional. É também a possibilidade de compartilhar informações sobre como é fazer parte da comunidade de Recursos Humanos.  

Trabalhar na área não é uma tarefa fácil, são inúmeros os desafios a serem enfrentados no dia a dia para garantir o amplo funcionamento de uma empresa. Planejar ações que assegurem o bem-estar dos trabalhadores é outro importante compromisso. Essa questão ficou ainda mais evidente desde o início da pandemia da COVID-19, quando as pessoas viram suas vidas mudarem repentinamente, ficando imersos em um isolamento social que refletiu na saúde mental de todos.  

Outras atividades desenvolvidas em um departamento de Recursos Humanos envolvem desde práticas de recrutamento e seleção, remuneração, até questões externas relacionadas ao trabalho, diversidade e igualdade, sem esquecer das condições laborais. Logo, para se tornar um profissional da área é imprescindível ter habilidades interpessoais para lidar com as inúmeras situações inerentes à função. Elas se refletem tanto no momento da entrevista em um novo recrutamento quanto na proposição e implementação de treinamento aos colaboradores, para que possam alcançar seus objetivos organizacionais e melhorar seu desempenho profissional. 

Ser do setor de Recursos Humanos, portanto, exige muito preparo do profissional. Mas algo que todos os especialistas da área concordam é que o trabalho é recompensador. Parabéns aos profissionais de Recursos Humanos! E você que não trabalha na área, mas é influenciado por ela, aproveite a oportunidade para expressar sua gratidão a todos esses trabalhadores!  
 
(*) Oriana Gaio é especialista em Planejamento e Gestão de Negócios, com MBA em Liderança, e coordena os Cursos de Pós-Graduação em Negócios do Centro Universitário Internacional UNINTER 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp