07/06/2021 às 12h36min - Atualizada em 07/06/2021 às 18h30min

Para reter talentos, startups apostam em programas de benefícios atraentes

Pacote inclui descontos em bolsas de estudo, biblioteca, salas de descompressão e de jogos

SALA DA NOTÍCIA Denise Almeida
https://cargon.com.br/
Divulgação Google

Além de encontrar profissionais qualificados para determinadas funções, as startups enfrentam ainda um outro desafio, o de reter talentos. Por serem negócios em estágio inicial, muitas vezes os recursos financeiros são limitados, mas elas já começam a colocar no patamar de prioridades conquistar os colaboradores para que eles se engajem com o negócio e queiram fazer parte da equipe por tempo ilimitado.

Do ponto de vista de Marco Ferelli, founder da Allya, HR tech com foco em benefícios corporativos e bem-estar financeiro dos colaboradores, as empresas devem olhar para os benefícios como uma alternativa de retenção, porque eles são capazes de gerar uma sensação de cuidado ao colaborador. “O papel dessa iniciativa é o de gerar uma sensação de pertencimento à equipe, resultando em um aumento do engajamento. Esse tipo de ação sempre foi muito além de um simples auxílio transporte ou refeição. Mas, com a pandemia, ficou ainda mais em evidência que esse pode ser um caminho de apoio ao profissional ao permitir que ele tenha acesso facilitado a itens de lazer, educação, bem-estar físico e emocional e afins”, conclui Ferelli.

As pessoas são peças fundamentais das empresas, seja qual for o porte, mas conquistar o comprometimento dos colaboradores não é tarefa fácil. Treinar, repassar os valores, os objetivos e a cultura da companhia, orientar sobre os processos e os padrões de trabalho são atividades que consomem tempo. “Muitas vezes, as empresas investem recursos no treinamento de seus funcionários e então percebem que prepararam equipes para os concorrentes”, afirma Denny Mews, CEO da CargOn, logtech que atua como operador logístico digital no gerenciamento do transporte de indústrias e transportadoras, com sede em Curitiba (PR).

Essa realidade percebida pelo empreendedor levou a startup a oferecer benefícios atrativos para os seus colaboradores e não perder talentos na capital paranaense, celeiro de muitas startups, inclusive três unicórnios brasileiros. Desde o início da operação, em março de 2020, a CargOn já oferecia vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde, previdência privada, auxílio funeral e horário flexível. Recentemente, incrementou um novo pacote: o horário de trabalho permanece flexível, porém, agora em formato híbrido; cartão flexível de benefícios (vale-alimentação e auxílio deslocamento), no qual o colaborador pode administrar a melhor forma de consumir os valores depositados; plano odontológico, gympass, day off de aniversário, premiações por ideias e bonificação em metas batidas, comemoração do aniversário da empresa, além da cobertura de 50% em bolsas de estudos (graduação /pós-graduação e curso de Inglês).

Para Manoel Gonçalves, CEO da Arbo Imóveis, marketplace do mercado imobiliário, a gestão de pessoas é fundamental para um bom desenvolvimento de seu quadro de funcionários. Além dos benefícios tradicionais da contratação CLT, a startup paranaense também oferece, em sua sede, biblioteca, sala de descompressão, sala de jogos e, para os amantes de games, um PS4 com diversos jogos disponíveis. “O RH dentro de uma startup é mais do que departamento pessoal, vai além de ponto, folha de pagamento, burocracias, embora elas existam e sejam extremamente fundamentais. Nosso principal papel é unir e acompanhar todos para que estejam navegando na mesma direção, e também para que fujam um pouco das atribuições diárias, com leveza, entretenimento e uma saúde mental de qualidade”.  

Fellipe Couto, fundador e CEO da Vulpi, HR Tech focada em profissionais de TI, comenta que, com tanta concorrência e demanda por pessoas desenvolvedoras, é preciso investir nas estratégias para a retenção de talentos, como salários compatíveis com o mercado, benefícios interessantes e também um plano de carreira bem estruturado, mostrando onde está, qual o próximo passo e onde pode chegar, com uma visão clara do que precisa cumprir para conseguir aumentar salário e presença dentro da empresa, além de melhorar as soft e hard skills, lembrando que os desafios podem ser grandes motivadores para esses profissionais. 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp