10/06/2021 às 17h55min - Atualizada em 11/06/2021 às 00h40min

CRASA Infraestrutura lança Relatório de Sustentabilidade ano-base 2020

O material inclui dados institucionais, econômicos, ambientais e sociais da empresa

DINO
http://www.crasainfra.com


Mesmo com todas as dificuldades que a pandemia da Covid-19 impôs, a CRASA Infraestrutura, empresa que oferece soluções em engenharia de infraestrutura, conseguiu adaptar suas atividades ao novo cenário, agregando novas estratégias e tecnologias à sua experiência técnica. Os avanços da empresa em 2020 foram divulgados recentemente no seu segundo Relatório de Sustentabilidade. O material foi elaborado com assistência e consultoria externa do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE).

O resultado positivo retrata o esforço e sintonia da equipe de profissionais da empresa, explica Cid José Andreucci, Diretor Presidente da CRASA. "A CRASA não tem só equipamentos, tem pessoas. Nosso maior diferencial competitivo são os nossos colaboradores", acrescenta. Um dos destaques do relatório é a conquista inédita da Certificação ISO 37001, considerada a primeira norma internacional de Gestão Antissuborno.

O relatório foi desenvolvido a partir dos quatro pilares institucionais da empresa: governança, compliance, engenharia e sustentabilidade. Uma mostra de que o planejamento estratégico da CRASA está alinhado às necessidades atuais da sociedade. "Sempre colocamos os valores ESG em pauta desde a fundação da CRASA. Buscamos aprimorar os nossos processos com as melhores práticas disponíveis", complementa Andreucci.

"O relatório nasce a partir da consulta junto aos stakeholders onde se define os principais temas materiais a serem trabalhados ao longo do ano, e através deste resultado a companhia busca o aprimoramento e desenvolvimento de processos internos e externos, cujo objetivo é demonstrar às partes interessadas uma gestão estratégica de sustentabilidade atuante e comprometida", observa Helryn Becker, Coordenador de QSMS da empresa.

O processo de melhoria contínua contribui de forma direta para agregar valor à empresa, resultando em um amadurecimento sistematizado e transparente, acrescenta Rodrigo Titon, Diretor Administrativo Financeiro da empresa. "A CRASA fecha mais um ciclo com resultado econômico-financeiro positivo. Destacamos especialmente a superação e construção desses resultados com o esforço de todo o time CRASA, mantendo-nos firmes com nossos valores e propósitos nesse momento desafiador da Covid-19", afirma Titon. O Relatório de Sustentabilidade ano base 2020 da CRASA Infraestrutura está disponível no link https://bit.ly/3upVSeN.

Covid-19

Desde que a pandemia da Covid-19 foi declarada em março do ano passado, a atuação da empresa buscou assegurar as melhores condições de saúde e segurança para os seus profissionais. Com as medidas preventivas, a CRASA não registrou nenhum óbito em decorrência da doença. Para os colaboradores em home office, a marca disponibilizou treinamentos e orientações para preservar a saúde física e mental das equipes.

Economia

O alinhamento entre os profissionais foi um fator determinante para que a marca atingisse os objetivos no ano. O bom desempenho econômico da construtora foi influenciado pelos oito projetos importantes em que trabalhou no ano passado. No período, a CRASA atuou em parceria nos consórcios Alças da Ponte, Binário Porto de Santos, Baixada Santista e BR-050, além de liderar as obras dos consórcios SP-070, MG-135, e Metrô SP L2.

A empresa também desenvolveu no ano passado um Projeto de Digitalização Financeira, que foi concebido com o apoio do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação interno e da plataforma Microsoft SharePoint. Com um eficiente planejamento estratégico e tecnologia de ponta, o processo de digitalização cumpriu as expectativas, reduzindo custos e o impacto ambiental, além de ampliar a eficiência dos serviços prestados.

Governança

Em 2020, o Programa de Compliance da CRASA ofereceu treinamentos sobre a ética e os valores da empresa, totalizando 810 horas de palestras. Alguns dos assuntos tratados foram: Compliance e Riscos Superados diante do novo normal; Programa de Compliance/Sistema de Gestão Antissuborno; Código de Ética e Conduta Empresarial; entre outros. A empresa também manteve o CRASA Day, projeto de treinamentos mensais que visa a reforçar princípios como integridade, inovação, respeito, transparência e confiança.

Outro destaque foi a obtenção da Certificação ISO 37001:2017 - Sistema de Gestão Antissuborno, considerada a primeira norma internacional sobre o tema, sendo crucial na orientação e formatação das melhores práticas de compliance. Além desta, a Certidão de Avaliação de Conformidade da ISO 19600:2014 - Sistema de Compliance - Diretrizes foi adquirida no período. A empresa também garantiu a manutenção da certificação ISO 45001:2018 (Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho), referência em obras de construção pesada.

Essencial para a produtividade e bom ambiente interno, o clima organizacional também registrou aumento no nível de satisfação por parte dos colaboradores da CRASA. Em seu segundo ano consecutivo com o selo Great Place to Work, os profissionais demonstraram um índice de contentamento de 85 pontos, ante 78 de 2019.

Meio ambiente

A gestão focada na sustentabilidade dos recursos contribuiu para que a CRASA reduzisse o consumo de energia elétrica, combustíveis e água (provenientes de abastecimento municipal e de outras empresas fornecedoras). Nos três casos a quantidade utilizada foi decrescendo de forma gradual durante o ano: a energia passou de 27.105 Kw/h em janeiro para 10.356 Kw/h (novembro); os combustíveis começaram o ano com um consumo de 225.193 litros em janeiro para 103.220 litros em novembro; e o consumo de água com origem em rios, lagos e oceanos (com outorga) superou a quantidade proveniente do abastecimento de fornecedores.

As boas práticas de sustentabilidade da marca também contribuíram para a manutenção da certificação ISO 14001:2015 de Sistema de Gestão Ambiental. A CRASA também realizou doações de paletes e de corpos de prova de concreto para a instituição Obras Sociais Paulo & Estevão (OSPE), em Catalão (GO). As ações reduzem a geração de resíduos, além de contribuir para as comunidades locais. Em 2020 foram doados aproximadamente 75m³ de paletes e 40m³ de resíduos de concreto. A empresa também adotou o reaproveitamento de asfalto, que permite o descarte final com danos ambientais reduzidos, na Obra SP-070.



Website: http://www.crasainfra.com
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp