14/06/2021 às 17h19min - Atualizada em 14/06/2021 às 17h30min

Digitalização do Negócio

A saída do analógico para o digital, pode ser o ponto chave para obter prosperidade na sua empresa

SALA DA NOTÍCIA Kaina Spyridion Canola
Thiago Shimada

Que o mundo digital já é uma realidade, é um fato. No entanto, nem sempre a compreensão e prática das mudanças oriundas deste novo cenário é tão trivial. O mentor de donos de negócio, Thiago Shimada, destaca que, aos poucos, a percepção sobre a importância da digitalização vem acontecendo. “As empresas estão entendo e sentindo a necessidade de digitalizar”.

 

Com base neste pensamento e visando auxiliar as pessoas no processo de transformação, Shimada traçou sete pilares de atuação para a sua mentoria. Tais itens, o mentor faz questão de frisar, não ficam restritos aos negócios. “Esses pilares têm por base ajudar no desenvolvimento, independente do âmbito que se esteja falando: pessoal ou profissional. Segui-los irá auxiliar a desenvolver qualquer coisa que você deseje fazer na vida”.

 

Os pilares, citados por Shimada, podem ser listados como: saber, senso, significar, sentido, servir, sustentar e ser. Para entender, de forma mais exemplificada, cada um deles, o mentor dispôs, a seguir, os tópicos em detalhes.

 

1. Saber

O primeiro ponto envolve gerar conhecimento sobre si. É necessário se fazer a seguinte pergunta: “quem sou eu na fila do pão, no que diz respeito à digitalização?". A partir do momento que eu entendo e mapeio quem eu sou hoje e o quanto estou não atualizado, vai me permitir ter pleno conhecimento do negócio e entender o que é digitalizado ou analógico.

2. Senso

Após entender em que ponto está é preciso trazer entendimento sobre aquilo. Isso porque, quanto mais distante estiver do processo de digitalização, torna-se natural a tendência ao distanciamento. Tudo aquilo que gera algum tipo de dor, como estar diante de algo desconhecido, o cérebro interpreta como uma ameaça. E, assim, a mensagem enviada é de se manter distante daquilo. Um exemplo de como entender isso na prática é a compra online. Se a pessoa ainda está vivendo uma fase analógica, ela vai justificar que funciona bem da maneira que está. Que basta ligar e prontamente o pedido estará no endereço solicitado. Em outras palavras, a negação surge como forma de resistência ao processo de mudança e compreensão sobre a realidade do cenário vivido. 

 

3. Significar

Uma vez entendido é essencial dar importância àquilo. Voltando ao exemplo da compra online x telefone direto na loja. Claro que funciona a ligação e despacho do produto desejado. No entanto, ao trazer digitalização para seu negócio, você proporcionará maior facilidade ao consumidor, no processo de escolha e compra, do que fazê-lo passar por todas as etapas que envolvem uma compra por telefone. Dar a real importância para esta mudança é ir ao encontro do que as pessoas tendem a escolher: maior praticidade no lugar de burocracia.

 

Antes de seguir para o quarto item, um adendo importante. Até o pilar três, trata-se do dono do negócio e a visão dele sobre sua empresa. Isto é: estamos falando de um processo de autoconvencimento, onde a pessoa se permite iniciar um desenvolvimento de fato.

 

4. Sentido

O ideal é sempre ter uma orientação para saber onde ir, o que fazer e por qual ponto começar. Seja um mentor, um amigo que já viveu isso ou consultor, é essencial ter um direcionamento de sentido. A partir de então, você conseguirá enxergar o seu negócio hoje, a forma de relacionamento com o cliente e como levar conforto e comodidade para ele. Que está ligado diretamente ao quinto pilar.

5. Servir

Por definição, tudo é feito para servir alguém. A premissa é: alguém tem um problema e eu tenho a solução. Sendo assim, o ato de servir bem e servir melhor (máxima usada por comerciantes) vai, de fato, te ajudar a enxergar por onde você deve começar. 

6. Sustentar

Fazer algo novo, na primeira vez, traz descobrimento, novas oportunidades. Costuma ser uma experiência incrível. No entanto, sustentar o negócio vai além do dono, envolve a equipe e consumidores, o que torna mais difícil o processo. Por isso, é necessário realizar ações e práticas contínuas, até que aquilo se torne um hábito para os dois lados. Então é preciso estratégia de comunicação para que a mensagem chegue, além de treinamento e capacitação para adequação ao novo processo.

7. Ser

Esse é o pilar que você se sentirá, de fato, próspero dentro dessa ativação do novo. É a hora que os feedbacks positivos surgem pelo cliente, destacando o quanto aquilo é legal e facilita a vida dele. E dali a um ano, quando o fechamento financeiro ocorrer, você irá perceber que as vendas dos canais digitais, como whatsapp, já representam uma fatia do seu negócio. Pronto: nesse instante, você terá certeza que aquilo deu certo. Você sentirá que aquilo é real. 

 

Finalizando esses 7 pilares, você criará uma sinapse no seu cérebro. Isso, te ajudará a criar outras várias, que auxiliarão diretamente na digitalização do seu negócio. Em outras palavras, entendendo o a metodologia, você vai desenvolver aquilo que desejar para você, sua família e quem mais quiser. Ao seguir esses pilares, você terá instalado uma mentalidade para resultado, que é aquela que, de fato, traz o permitirá sentir-se próspero.

 

Sobre Thiago Shimada

 

CEO da Academia da Marca e Mentor de Donos de Negócio. Com suas vivências no varejo, experiências no mundo do marketing e publicidade, e uma intensa dedicação no estudo de mentes empreendedoras, ele ajudou, ao longo de 7 anos, mais de uma centena de empresas, que variam de startups a companhias que figuram entre as 1000 maiores do Brasil. Seus esforços ainda ultrapassam a marca de mais de R$ 35 milhões de incremento no faturamento dos negócios de seus clientes.

Saiba mais: https://thiagoshimada.com.br/

https://academiadamarca.com.br/

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp