16/06/2021 às 19h52min - Atualizada em 17/06/2021 às 00h10min

Alunos do Colégio Humboldt debatem sobre como enfrentar futuras pandemias nos moldes da ONU no Humunited

Em busca de respostas para problemas mundiais, evento on-line simula discussões diplomáticas sobre questões relevantes que englobam desde como se preparar para enfrentar novas ameaças epidêmicas até sobre os refugiados vietnamitas após a Guerra

SALA DA NOTÍCIA Editor
Divulgação
Entre os dias 9 e 11 de junho, o Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão) localizada em Interlagos (SP), realizou o Humunited 2021 - simulação de uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) organizada pelos alunos do Ensino Médio e Abitur do Colégio. Este ano o evento ocorreu em formato virtual via plataforma Google Meet e conta com a participação de 12 escolas convidadas, de diferentes lugares do Brasil e do mundo. São nove conselhos tratando de temas que vão desde os refugiados da Guerra do Vietnã até o planejamento de estratégias para futuras pandemias. No dia 11, uma live transmitida no canal do YouTube da instituição (Colégio Humboldt - Die Deutsche Schule in São Paulo) encerrou o encontro.

“Com a experiência fora das tradicionais aulas expositivas, os alunos passam a entender outras realidades e a conhecer outras culturas, em debates que são para encontrar soluções coletivas. A maturidade envolvida nas discussões são resultados das habilidades desenvolvidas, como oratórias e as estratégias de debate, trabalho em grupo, cooperação, respeito e empatia”, diz Carolina Bello, professora de Geografia e Geopolítica e Relações Internacionais do Colégio Humboldt.

As simulações da ONU e, por consequência, o Humunited, são oportunidades inestimáveis para os alunos. A visão geopolítica e a aprendizagem de relações internacionais são trabalhadas em um ambiente afastado da sala de aula; as práticas parlamentares também são desenvolvidas.

Com duração de três dias, o evento ocorre uma vez por ano, no primeiro semestre. O Model United Nations (MUN) é realizado no Colégio Humboldt desde 2015, e durante a conferência, alunos assumem o papel de diplomatas que representam países, discutem em diferentes comitês temas pertinentes à sociedade atual e desenvolvem soluções plausíveis para problemas internacionais abordados em cada conselho. Dessa forma, eles exercitam seus conhecimentos da língua inglesa e desenvolvem o pensamento crítico e a liderança, que são os principais objetivos pedagógicos do Humunited. A participação de todos os envolvidos é opcional e todos recebem certificado, desde que tenham um mínimo de 75% de presença. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp