CIDADE NO AR Publicidade 728x90
17/06/2021 às 16h50min - Atualizada em 18/06/2021 às 00h00min

Novo relatório da UiPath constata aumento da diversidade e quase 100% de satisfação no trabalho entre os profissionais de RPA

A indústria de automação está ganhando espaço: 82% dos alunos que fizeram cursos em RPA consideram ingressar no setor em tempo integral, segundo o Relatório “The State of the RPA Developer Report 2021”

SALA DA NOTÍCIA Luciana Santos Tardioli
www.uipath.com
Divulgação UiPath
São Paulo, junho de 2021 - Durante a UiPath DevCon, a empresa líder de software de automação empresarial UiPath, Inc. (NYSE: PATH) divulgou o seu Relatório The State of the RPA Developer Report 2021 (Relatório de 2021 sobre a Situação do Desenvolvedor de RPA), que destaca o rápido crescimento das carreiras de automação robótica de processos e revela como os desenvolvedores de automação robótica de processos (RPA) se sentem sobre seu futuro e o impacto da automação na sociedade.

A pesquisa levantou que 97% dos profissionais de RPA estão satisfeitos com suas carreiras. Destes, 63% relatam que estão “muito satisfeitos”, um aumento em relação aos 51% do ano passado - sinalizando que os desenvolvedores de RPA estão engajados em seu trabalho, apesar das interrupções nos negócios em 2020. Oitenta e sete por cento também acreditam que o RPA terá um impacto positivo na sociedade.

O State of the RPA Developer Report 2021 entrevistou mais de 1.000 desenvolvedores de RPA do mundo todo em abril de 2021. Outros insights importantes:
 
  • A área de RPA é atraente e de crescimento rápido, de transição relativamente fácil. A pesquisa constatou que 92% dos profissionais de RPA acham que a indústria de RPA tem um alto potencial de crescimento nos próximos cinco anos. As contratações na indústria continuam em alta, já que 77% esperam que sua organização contrate mais desenvolvedores de RPA nos próximos 12 meses, comparado aos 70% no ano passado. 35% dos entrevistados disseram que o RPA é a sua função profissional principal, mostrando que ele não está apenas atraindo novos talentos para a força de trabalho. Dois terços dos desenvolvedores de RPA vêm de outras funções de desenvolvimento de software e 21% eram ex-analistas de negócios. Metade dos desenvolvedores de RPA disse que foi fácil fazer a transição para suas funções.
 
  • O RPA representa uma área diversificada de desenvolvimento de software. 86% dos profissionais de RPA acreditam que o RPA é mais diverso ou tão diverso quanto as outras áreas de desenvolvimento de software. Há sinais de melhora em relação à diversidade de sexo e idade: 20% dos profissionais de RPA que responderam à pesquisa são mulheres e metade dos entrevistados tem mais de 30 anos. Em uma seleção de alunos entrevistados pela primeira vez este ano, 82% estão considerando um emprego na área de RPA depois de se formarem, mencionando interesse na tecnologia e sua convicção de que é um trabalho significativo.
 
  • Embora os desenvolvedores queiram permanecer na área, muitos estão em busca de novos empregos ou estão abertos a novas oportunidades. Oitenta por cento dos profissionais de RPA estão em busca de novos empregos ou relatam estar abertos a novas oportunidades, embora a maioria desses candidatos (75%) queira permanecer na área. Os principais motivos pelos quais procuram fazer uma mudança incluem o desejo de progredir na carreira (78%), aumentar o salário (78%) e aprender novas habilidades (76%).
  • Os profissionais de RPA, assim como muitos outros profissionais, mudaram a forma de trabalhar este ano. Oitenta e cinco por cento dos entrevistados começaram a trabalhar em casa e a maioria ainda está trabalhando remotamente (em abril de 2021). Embora 90% dos desenvolvedores de RPA queiram continuar trabalhando em casa, pelo menos parte do tempo, aqueles que são novos no trabalho remoto enfrentaram desafios, incluindo dificuldade para desconectar (47%) e aspectos relacionados à colaboração (46%).

“A automação está despertando um enorme potencial para que as empresas atendam melhor os clientes e se tornem mais ágeis e flexíveis, fato que está expandindo uma categoria de trabalho inteira para pessoas com diferentes históricos e níveis de habilidade”, comentou Tom Clancy, vice-presidente sênior da UiPath Learning. “É animador ver mais diversidade e carreiras plenas crescendo na automação. Temos o compromisso de capacitar todos aqueles que desejam adquirir as habilidades de RPA para ter sucesso no trabalho do futuro, disponibilizando recursos educacionais, programas de treinamento e eventos comunitários gratuitos como UiPath DevCon”.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp