18/06/2021 às 19h50min - Atualizada em 19/06/2021 às 00h00min

Revolta de 1953 na Alemanha Oriental é tema de live do Colégio Humboldt na Semana da Língua Alemã

Levante popular na antiga RDA será relembrada e discutida com alunos do 9º ao Ensino Médio; Até o dia 20/06, Colégio participa de evento com atividades que prestigiam a língua e a cultura germânicas

SALA DA NOTÍCIA Editor
Divulgação
O Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão) localizada em Interlagos (SP), realiza na quinta-feira (17/06) às 11h45 uma live sobre a Revolta Popular na República Democrática Alemã de 17 de junho de 1953, que será transmitida no canal do YouTube da instituição (Colégio Humboldt - Die Deutsche Schule in São Paulo). A live integra a programação da Semana da Língua Alemã, que acontece de 12 a 20 de junho, e será comandada por Ronny Möller, professor de História e Educação Física (disciplinas ministradas em alemão) e Bastian Thurner, professor de Teatro e Mathias Rempel professor de História. Na ocasião será apresentado o vídeo do 12º Ano sobre totalitarismo e democracia, seguido de um bate-papo juntos aos estudantes.

“68 anos mais tarde, vamos recordar este evento. As turmas do 12º Ano criaram um pequeno filme que permite aos jovens lidar com este evento, que não está muito presente na vida escolar diária, e que também representa um bom exemplo do princípio "os alunos aprendem com os alunos”, diz o professor de História Ronny Möller. 

O documentário, em que os alunos fizeram uma espécie de viagem ao tempo e desenvolveram uma sólida colagem sonora com citações de 100 anos de totalitarismo e democracia, foi produzido durante o concurso “Erinnern für die Gegenwart” (“Lembrar para o presente”), promovido pelo Ministério das Relações Exteriores em 2020, em que o Humboldt foi uma das escolas vencedoras com o monumento construído nas dependências do Colégio para fomentar a cultura de memória. 

Estudantes de 9º a 12º Anos também participaram de um encontro virtual na terça-feira (15/06) às 11h45 com Herrn Timmreck, testemunha que viveu na época do Holocausto que compartilhou suas experiências e respondeu perguntas dos alunos sobre como foi crescer em uma ditadura e tentativas de fuga para o lado ocidental. 

Colégio Humboldt na Semana da Língua Alemã
 “Organizamos uma série de atividades com os alunos do Maternal ao Ensino Médio para a Semana da Língua Alemã, visando reforçar a importância que nosso Colégio dá, não apenas à língua, mas também à cultura alemã. Essa mistura de tradições e a participação dos alunos e da comunidade em diferentes eventos culturais enriquecem não só o conhecimento educacional, mas também o aprendizado dos nossos estudantes para a vida”, diz Carla ten Kathen Coordenadora de DaF, do Colégio Humboldt.

Todos os alunos do Colégio Humboldt estão envolvidos em uma programação voltada para celebrar a Semana, que chega à 5ª edição com um programa variado de curiosidades sobre a língua alemã. 

As turmas da Educação Infantil e 1º Ano participam de contação de história e embarcam na atividade “Muitas estações até chegaram ao nosso destino: Alemanha”, em que as crianças do Jardim II vão conhecer alguns lugares da Alemanha por foto e farão uma vivência como se estivessem naquele país, até chegar ao destino. Para os estudantes do Ensino Fundamental I, culinária em família e show de talentos são algumas propostas. Caça ao tesouro, maratona virtual do jogo Kahoot e sarau digital com os 6º e 8º Anos, em que os alunos produziram vídeos em alemão que serão mostrados aos pais dessas turmas, são as atividades direcionadas para o Ensino Fundamental II. E as turmas do Ensino Médio participam da fase nacional final da competição escolar internacional “Os jovens debatem”, que promove a competência linguística e de argumentação para debater de forma justa e objetiva, aprendendo a argumentar, apresentar opiniões e defender ideias.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp