25/06/2021 às 14h42min - Atualizada em 27/06/2021 às 00h00min

5 ideias criativas para deixar seu apartamento sustentável

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Com algumas ideias criativas você pode deixar seu apartamento muito mais sustentável. São coisas muito simples que parecem não fazer diferença nenhuma, mas fazem uma diferença gigantesca se todo mundo fizer um pouco.

O excesso de lixo ao redor do planeta é um verdadeiro problema a algum tempo. E é aí que entra a questão da sustentabilidade. Você não precisa jogar suas coisas fora e viver sem nada para ser sustentável.

Com coisas simples como apagar luzes durante o dia e lavar toda a roupa de uma vez só são um modo de vida sustentável. Com coisas assim você vive melhor e ainda contribui para a preservação do meio ambiente.

Geralmente aqueles que moram em apartamento esquecem da sustentabilidade por causa do espaço reduzido. Mas mesmo em pequenos espaços é possível viver de forma sustentável.

Quer saber um pouco mais sobre como deixar seu apartamento sustentável? É só ler até o final.

Reutilize embalagens

Você assinou o contrato de aluguel de um apartamento e agora precisa fazer a mudança? Reutilizar as embalagens de outros produtos para embalar as coisas é uma ótima ideia para ser sustentável.

Utilizar folhas de jornais velhos e embalagens de leite são uma ótima ideia para impedir que itens pequenos se quebrem na mudança.

As caixas de papelão, por serem recicláveis, são uma ótima ideia para guardar peças maiores. Depois de utilizá-las, você pode encaminhar tudo para o centro de coleta de recicláveis.

Uma outra forma de reutilizar as embalagens é comprar refis dos produtos que você utiliza. Dessa forma você utiliza as embalagens que você já tem, sem desperdícios.

Tenha plantas

As plantas ornamentais, como samambaias e antúrios, são ótimas para filtrar o ar, além de ajudar a deixar o ambiente mais gostoso.

Plantas consumíveis, como ervas, podem ser plantadas em vasos e estar sempre disponíveis para utilizar nas suas receitas. Nada como um tempero natural para ter uma vida mais saudável e ainda dar um sabor a mais para as comidas do dia a dia.

Algumas empresas fornecem kits para plantar ervas e verduras em espaços pequenos. Com esses kits, você planta suas próprias verduras e ervas para consumir no dia a dia.

Utilize lâmpadas LED

O LED é muito mais econômico do que as lâmpadas incandescentes, investindo nas lâmpadas LED você economiza energia elétrica. Mas o que isso tem a ver com sustentabilidade? Tudo!

Ao gastar menos energia elétrica, você contribui para um menor uso de recursos para a criação dessa energia. 

Atos simples como desligar as luzes durante o dia e abrir as janelas também contribuem para levar uma vida mais sustentável.

Deixar as janelas abertas também garante a renovação do ar dentro do espaço, além de proporcionar uma iluminação natural. Com isso, você nem vai precisar ligar o ventilador ou o ar condicionado.

Separe o lixo reciclável

Separar o lixo reciclável do restante também é uma ótima ideia para ser sustentável. Para isso, basta colocar uma sacola do lado da lixeira e já colocar ali tudo que possa ser reciclado. É uma tarefa simples e que pode ser feita mesmo em pequenos espaços.

Como os espaços em apartamentos são bem menores do que as casas tradicionais, separar o lixo parece uma tarefa complicada né? Mas é mais simples do que parece.

Você pode juntar pequenas quantidades de lixo reciclável e colocar na lixeira do condomínio sempre que estiver saindo de casa.

Compre apenas o necessário

Uma boa ideia para levar uma vida mais sustentável é começar a diminuir os desperdícios.

Compre apenas a quantidade necessária de alimentos e aproveite o máximo que puder de cada um deles.

Os restos de legumes, como as cascas e talos, você pode utilizar como fertilizante nas plantas ou fazer um caldo de legumes para utilizar nas suas receitas.

Se sobrou pedaço de alguma fruta, você pode congelar para fazer uma vitamina ou um suco.

As roupas que você não quer ou não servem mais, podem ser vendidas ou doadas. Dessa forma, você evita que as roupas que você não vai mais usar sejam descartadas no lixo.

Além de contribuir para o meio ambiente, você ainda pode ajudar alguém com aquelas peças que você não vai mais usar.

Sabe aquela coisa que aprendemos na escola, de fechar a torneira para lavar as mãos e escovar os dentes? Com coisas simples assim você já está vivendo de forma sustentável.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp