28/06/2021 às 12h03min - Atualizada em 28/06/2021 às 14h30min

NVIDIA Enterprise colabora com Arm para ampliar o ecossistema de 5G

Novo software definido por IA e 5G, executado por Arm e habilitado por sistemas de IA da NVIDIA Enterprise, possibilita a implantação de serviços inteligentes pelas OEMs globais em 5G

SALA DA NOTÍCIA Luiz Valloto
Barcelona — Mobile World Congress — 28 de junho de 2021 — A NVIDIA Enterprise e a Arm anunciam uma colaboração para integrar os chips da Arm à plataforma de telecomunicações Aerial™ A100 da NVIDIA, trazendo mais oportunidades para o ecossistema de 5G.

A parceria ajudará empresas em todo o mundo a implantar facilmente serviços inteligentes na borda, permitindo que os OEMs líderes mundiais ofereçam servidores padrão da indústria altamente eficientes, rodando CPUs baseadas em Arm e software NVIDIA AI Enterprise com Aerial 5G.

Esses sistemas certificados pela NVIDIA (NVIDIA-Certified Systems™) criarão um caminho simplificado para a construção e implantação de vRAN, que converge recursos de Inteligência Artificial (IA) e 5G em empresas privadas, empresas de equipamentos de rede, fabricantes de software e provedores de serviços de telecomunicações.

A plataforma de computação de IA em 5G NVIDIA Aerial A100 usa o kit de desenvolvimento de software NVIDIA Aerial e irá incorporar 16 processadores Arm®Cortex®-A78 no NVIDIA® BlueField®-3 A100. Isso resulta em uma placa convergente autocontida, que oferece aplicações corporativas de IA na borda em vRAN 5G nativa da nuvem, com desempenho aprimorado por watt e tempo de implantação mais rápido.

“Estamos reunindo dois mundos - IA de computação e 5G de telecomunicações - para criar uma plataforma definida por software para IA em 5G”, conta Ronnie Vasishta, vice-presidente sênior de Telecom da NVIDIA Enterprise. “Agora com suporte para Arm, nossa plataforma em crescimento Aerial está acelerando IA em 5G em todos os lugares.”

“A NVIDIA é sempre responsável pela onda de inovações no mercado. Ao combinar Inteligência Artificial com 5G, as possibilidades são infinitas não apenas para a área de telecomunicações, como também para o conceito de desenvolvimento de cidades inteligentes”, explica Marcio Aguiar, diretor da NVIDIA Enterprise para América Latina.

Habilitando a economia da Internet das Coisas

BlueField-3 A100 inclui a extensa biblioteca de software de IA da NVIDIA e o SDK Aerial 5G, que acelera o tempo de implantação e alimentará uma série de projetos de IA empresarial de latência ultrabaixa, incluindo robôs de precisão, veículos guiados automatizados e gêmeos digitais para desenvolvimento e fabricação de produtos.

“Esta convergência de tecnologia na borda de IA e 5G está levando à necessidade de computação mais diversificada do que nunca”, afirma Chris Bergey, vice-presidente sênior e gerente geral da linha de negócios de infraestrutura da Arm. “Bluefield-3 expande o ecossistema Arm, oferecendo uma combinação de computação acelerada NVIDIA e desempenho Arm para permitir aos provedores de rede mais opções de como criar e implantar sistemas 5G.”

NVIDIA AI Enterprise oferece compatibilidade para um amplo conjunto de aplicações aceleradas por CUDA®, frameworks de IA, modelos pré-treinados e kits de desenvolvimento de software em execução na nuvem híbrida. As otimizações permitem que as cargas de trabalho sejam dimensionadas em vários nós para oferecer suporte a grandes modelos de treinamento de deep learning com virtualização de GPU.

Primeira vRAN 5G

A BlueField-3 A100 pode ser implementada com CPUs baseadas em x86 e Arm. Ao oferecer a opção de tecnologia Arm com BlueField-3 A100, as empresas e operadoras de rede serão capazes de implantar estações-base de 5G, definidas por software e aplicações de IA, com facilidade de atualização de recursos e desempenho, maximizando o valor do investimento em infraestrutura.

BlueField-3 é uma unidade de processamento de dados de última geração construída para IA e computação acelerada, ajudando todas as empresas a fornecerem aplicações de IA com desempenho e segurança de data center líderes do setor. Ela é otimizada para conectividade 5G, multi-tenant e ambientes nativos em nuvem, oferecendo arquitetura software-defined, serviços de rede, armazenamento, segurança e gerenciamento de serviços na borda.

Em abril, a NVIDIA anunciou que vai colaborar com a Fujitsu, o Google Cloud, a Mavenir, a Radisys e a Wind River para desenvolver soluções para a plataforma de IA por 5G da NVIDIA.

Disponibilidade

Espera-se que o BlueField-3 A100 esteja disponível no primeiro semestre de 2022. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp