01/07/2021 às 11h57min - Atualizada em 02/07/2021 às 00h10min

Produtora de conteúdo economiza mais de R$ 1,5 milhão ao implementar virtualização de workstations

Com o time trabalhando de maneira remota, a Prime Arte encontrou praticidade, dinamismo e economia na ferramenta

SALA DA NOTÍCIA Samantha Rezende

Com mais de cinquenta funcionários em regime remoto, a Prime Arte, produtora de conteúdo especialista em tecnologia, precisou de adaptar às mudanças exigidas ao período e continuar oferecendo a mesma qualidade de atendimento para os seus clientes. Para evitar uma série de problemas de logística, a solução encontrada foi a virtualização de workstation das ilhas de produção, armazenamento e gestão de assets. Com a implantação, a empresa foi capaz de economizar cerca de 1,5 milhão de reais em aquisição de novas máquinas, manutenção e logística para suportar o seu crescimento descentralizado.

De acordo com Leandro Alvarenga, CEO da Prime Arte, custos, praticidade, gerenciamento de pessoas e recursos, foram os principais atrativos para a inserção da tecnologia. “Iríamos gastar milhões de reais se tivéssemos que enviar workstations para cada colaborador, fora as manutenções e logística de entrada e saída de novos materiais com os projetos chegando todos os dias. Com a virtualização, esse custo é infinitamente menor, previsível, seguro, colaborativo e escalável. É possível ter um computador super simples, mas ao acessar a máquina através de um protocolo remoto, temos um novo computador funcionando através do streaming. É um novo computador diante dos seus olhos”, analisa.

As chamadas workstations são um conjunto de máquinas potentes que trabalham em produção de vídeos, áudios e 3D. Sua virtualização consiste em, ao invés de realizar o trabalho no meio físico, usar um data center, possibilitando o acesso por meio de computadores comuns como uma plataforma de streaming, que pode ser configurada de acordo com a necessidade. 

O executivo aponta que existem desafios, como a falta de informações sobre a tecnologia e como cada colaborador se adapta a ela, por ser algo recente. Porém, com ela, todos os computadores trabalham em uma mesma rede, não importa a cidade, estado ou país, como se a equipe estivesse em um mesmo ambiente. “Estamos desbravando essa forma de trabalhar, que é muito mais dinâmica e fácil para administrarmos, principalmente quando conhecemos o custo real de uma máquina para um trabalho específico e isso, inclusive, ajuda na precificação dos nossos serviços”, completa.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp