CIDADE NO AR Publicidade 728x90
15/07/2021 às 12h43min - Atualizada em 19/07/2021 às 00h00min

5 etapas para desenvolver talentos para a liderança corporativa

SALA DA NOTÍCIA Redação
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

Uma boa liderança corporativa é fundamental para a tomada de decisões estratégicas e ajuda a equipe a conseguir impulsionar os resultados da organização. Quando há intenção da empresa em desenvolver e aperfeiçoar as pessoas que são consideradas talentos promissores à liderança, ou seja, que possuem alto potencial para performar bem no cargo de gestor ou líder de equipe, algumas ações devem ser colocadas em prática. 

Com isso, a Niduu, um aplicativo que usa os elementos de games para desenvolver colaboradores com treinamentos de uma forma fácil e rápida no celular, lista 5 etapas fundamentais para o desenvolvimento de talentos para a liderança corporativa. 

Etapa #1: Acompanhar o desempenho dos colaboradores para identificar talentos que possuem alto potencial para liderança

Os colaboradores que possuem potencial para liderar equipes desempenham bem suas funções e, em sua grande maioria, conquistam bons resultados para a empresa, os quais podem ser acompanhados por meio dos indicadores de desempenho da companhia. Esses mesmos talentos têm um bom relacionamento com o restante do time, inteligência emocional para se manterem centrados nas atividades do cargo, ao mesmo tempo que, se necessário, prestam suporte a outros colaboradores e entregam soluções inovadoras para as questões do negócio ou conflitos da equipe. Portanto, possuem as competências e habilidades técnicas e comportamentais avançadas se comparados a outras pessoas.

Etapa #2: Elaborar uma estratégia bem estruturada para desenvolver os talentos promissores para a liderança corporativa

Uma vez que os talentos promissores são identificados, a segunda etapa começa e nela é preciso elaborar uma estratégia bem estruturada para desenvolvê-los à liderança, desde uma avaliação, onde são levantadas as necessidades de treinamento, até feedbacks frequentes para garantir a retenção destes profissionais e a sua excelência no cargo. Então, é recomendado mapear a visão do negócio, conhecer as aspirações de ascensão dos talentos em suas respectivas funções e elaborar um plano estratégico que alinhe os colaboradores às metas e objetivos da empresa. Assim, o plano estratégico do negócio é traçado e as novas etapas dão início.

Etapa #3: Avaliar os talentos promissores para identificar as necessidades de treinamento em habilidades de liderança

Mesmo que os talentos promissores já tenham sido identificados, é necessário realizar o levantamento das necessidades de treinamento de cada um, por meio de análise das lacunas de conhecimento. As habilidades de liderança podem ser avaliadas, por meio das seguintes perguntas:

  • O colaborador demonstra empatia em relação às necessidades da equipe e de cada membro, prestando suporte e auxílio para superá-las?
  • Ele possui adaptabilidade para se adequar a situações adversas - estando sozinho ou com a equipe - e conquistar os resultados esperados para a empresa?
  • Há flexibilidade cognitiva, em que o talento consegue sair da zona de conforto e levar soluções inovadoras para a empresa e para a equipe, as quais são benéficas para ambas as partes?
  • Ele inspira e motiva os outros integrantes da equipe, apresentando grande poder de influência para levar todos a atingirem as metas e os objetivos determinados pela empresa?
  • O talento consegue resolver conflitos ao surgir com soluções inteligentes que agradam ambos os lados conflitantes e mantém o equilíbrio do time?
  • Há pensamento crítico capaz de analisar os problemas apresentados pelo negócio e corrigi-los, inclusive otimizando o desempenho da equipe, implementando otimizações nos processos e sabendo entregar e receber feedbacks construtivos?
  • Ele apresenta inteligência emocional para manter um ambiente saudável de trabalho e estimular a união da equipe?
  • O talento tem uma boa conexão interpessoal com todos os membros da equipe e sabe entregar informações de maneira clara, assertiva e aberta?

Uma vez que essas perguntas são respondidas, os pontos fracos dos talentos promissores são identificados e a próxima etapa começa, a qual disponibiliza as capacitações necessárias para esses colaboradores desenvolverem e aperfeiçoarem suas competências e habilidades para a liderança corporativa.

Etapa #4: Disponibilizar treinamentos gamificados para promover o engajamento e desenvolvimento dos talentos à liderança

Os treinamentos corporativos que são gamificados - ou seja, que utilizam alguns elementos, como rankings, pontuações e conquistas - e possuem soluções de microlearning e mobile learning são os mais indicados, caso a empresa deseje manter os talentos engajados nas capacitações para que, de fato, retenham o conhecimento transmitido no ensino. Mas quais são os diferenciais dessas soluções? 

  • Gamificação: com mecânicas de jogos, os talentos promissores à liderança se sentem motivados e engajados na aprendizagem porque conquistam pontos durante os módulos que os colocam em um ranking de colaboradores que fizeram mais pontos em capacitação, sendo que as mais altas colocações ganham recompensas da empresa;
  • Microlearning: o conhecimento é entregue em conteúdos simples, objetivos e, na maioria das vezes, rápidos - em torno de 10 minutos, com avaliações breves e pílulas de conhecimento para reforçar o ensino dado nos módulos;
  • Mobile learning: possibilita que o treinamento seja realizado em qualquer momento do dia que a pessoa estiver disponível e em todos os horários.

Etapa #5: Fornecer feedbacks constantes para garantir a retenção de talentos com alto potencial para liderança na empresa

cultura de feedback é importante nas empresas porque, por meio dela, é possível determinar a satisfação dos colaboradores com a companhia, as melhorias que devem haver nos processos internos do negócio e as dificuldades que as equipes possam estar apresentando, surgindo com soluções para intervir nas situações e otimizar o que for necessário. Portanto, é essencial que haja feedbacks constantes para assegurar que os apontamentos acima estejam ocorrendo em prol da organização e dos colaboradores. 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp