CIDADE NO AR Publicidade 728x90
30/07/2021 às 21h05min - Atualizada em 31/07/2021 às 00h00min

Prefeitura oferece mais de 2 mil vagas em qualificação profissional a partir de agosto

São cursos e oficinas em diversas áreas, realizados pela Fundação Paulistana, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, na rede própria e em locais parceiros

SALA DA NOTÍCIA www.GazetaDaSemana.com.br
www.SalaDaNoticia.com.br
A Prefeitura de São Paulo oferece, neste início de segundo semestre, mais de 2 mil vagas, por meio da Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em diversos locais. São cursos profissionalizantes tanto presenciais, como online e, em parceria com o Governo do Estado, alguns oferecem bolsa-estudo. Todos com certificado para os alunos após a conclusão da carga-horária e cumprimento das exigências mínimas. 

“Com o retorno gradual às atividades, o mercado de trabalho vai precisar de mais mão-de-obra qualificada e a disponibilização dessas qualificações em várias frentes e áreas tem o objetivo de oferecer mais oportunidades aos trabalhadores”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. 

“São cursos próprios da Fundação e em parceria com o Governo, para pessoas em diferentes níveis escolares e para áreas que vão da tecnologia, que busca profissionais mais jovens e com um perfil específico, até moda e costura, bastante procurado por profissionais interessados em empreender”, diz Maria Eugenia Ruiz Gumiel, diretora da Fundação Paulistana.

Oportunidades
Elétrica de Baixa Tensão
O que é: Capacita os profissionais para execução de serviços de instalações, manutenção e avaliação de sistemas de baixa tensão, podendo trabalhar como contratado ou profissional autônomo. 
Pré-requisitos: ter no mínimo 16 anos de idade, e ter como escolaridade mínima o Ensino Fundamental I Completo.
Modalidade: Presencial
Quando: As aulas das próximas turmas começam em 2 de agosto.
Onde: Pq. Maria Domitila, Vila Mirante e Jd. Vista Alegre. 
Carga horária: 80 horas.
Inscrição: https://bit.ly/cursoebtagosto

Manutenção de veículos sustentáveis - MOVE
O que é: Ensina sobre conserto e manutenção de bicicletas, patins e skates. Os alunos aprendem a realizar montagem e desmontagem desses equipamentos, reparos, manutenção e instalação de peças e acessórios. Com certificado de conclusão, podem trabalhar como contratados em oficinas ou como profissional autônomo. 
Pré-requisitos: ter no mínimo 16 anos de idade, e ter como escolaridade mínima o Ensino Fundamental I Completo.
Modalidade: Presencial
Quando: as aulas começam em 16 de agosto. 
Onde: Instituto El Elyon, Vila São José; Associação Faça Sua Parte, Jabaquara; e INCEC, na Vila Mariana.
Carga horária: 80 horas
Inscrição: https://bit.ly/moveagosto

StarTI - Formação Profissional Gratuita em Tecnologia
O que é: Os alunos escolhem entre três opções de curso: Introdução à Programação Web, Montagem e Manutenção de Computadores, e Atendimento ao Cliente com Plataforma Zendesk. 
Modalidade: Híbrido
Quando: As aulas começam em 9 de agosto e os alunos excedentes vão sendo colocados nas turmas seguintes. São turmas das 8h às 12h ou das 13h às 17h.
Onde: Unidades do Instituto da Oportunidade Social (IOS), em Santana (zona norte), Santo Amaro e Jd. Ângela (zona sul)
Carga horária: 160 horas
Inscrição: www.ios.org.br/inscricao

Moda e Costura
Módulo Básico
O que é:  O objetivo de desenvolver competências para que os alunos obtenham renda por meio da moda e costura, principalmente como empreendedores. As disciplinas abordadas são Corte e Costura, Modelagem, Visão Empreendedora e Sociedade e Cidadania. 
Pré-requisitos: Idade mínima 16 anos e Ensino fundamental cursando ou incompleto.
Módulo Avançado
O que é: Curso gratuito com o objetivo de oferecer especialização em moda e costura. Neste módulo será oferecida a disciplina de Introdução ao Design de Moda. 
Pré-requisitos: Ter concluído o módulo básico de moda e costura ou ter conhecimento equivalente comprovado por certificado ou experiência profissional.
Modalidade: Presencial
Quando: As aulas começam na terceira semana de agosto.
Onde:  Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT)
Carga horária: 172 horas (módulo básico) e 80 horas (módulo avançado)
Inscrição: presencialmente, no CFCCT, entre os dias 26/07 e 10/08/2021, das 9h às 17h30 – Rua Inácio Monteiro, 6.900 - Cidade Tiradentes. Telefone: (11) 3343-8900.

Oficinas Elabora
O que é: Oficinas que têm como objetivo a preparação para o mundo do trabalho, o desenvolvimento de competências, conhecimentos e habilidades ligados às soft skills, orientados principalmente à elevação da empregabilidade, (re) inserção produtiva na sociedade e consequente geração de renda. As oficinas são compostas de dois módulos intitulados Habilidade e Comunicação para o Sucesso Profissional e Currículo e Processo Seletivo, que trabalham aspectos técnicos e emocionais ligados ao relacionamento, interação entre as pessoas no ambiente de trabalho e postura profissional. 
Pré-requisitos: Ter a partir de 14 anos de idade. 
Modalidade: On-line
Onde e quando: a versão on-line acontece todas as quintas-feiras, com inscrições pelo Portal Cate. Carga horária: 2 horas.
Inscrição: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/

EcoaSampa - Curso de Jardinagem e Oficina de Aquaponia
O que é: Qualificação profissional gratuita na área de meio ambiente e sustentabilidade, na agricultura de base ecológica. São várias modalidades e, atualmente, as vagas abertas são para o curso de jardinagem e para as oficinas de aquaponia.
Modalidade: Presencial
Quando: A partir de 11/8 (quartas-feiras), para o Curso de Jardinagem, e 13/8 (sextas-feiras) para a Oficina de Aquaponia.
Onde: Centro Socioambiental de Parelheiros CAEC – Estrada Ecoturística de Parelheiros, 4.643 - Parelheiros. 
Carga horária: 72 horas (curso de jardinagem) e 27 horas (oficina de aquaponia).
Inscrição: www.bit.ly/inscrevaseecoasampa 

Bolsa qualificação
O programa Via Rápida, do Governo do Estado, também está com vagas para cursos variados. As qualificações são oferecidas pelo Centro Paula Souza, para maiores de 16 anos, alfabetizados. As turmas on-line começam em 4 de agosto. As inscrições devem ser feitas até 28 de julho pelo http://www.viarapida.sp.gov.br/home. Os alunos recebem bolsa no valor de R$ 210.

Os cursos disponíveis para os residentes na capital são: 

•    Almoxarife e estoquista
•    Assistente administrativo
•    Assistente contábil de crédito e cobrança
•    Assistente de recursos humanos
•    Auxiliar de logística
•    Balconista de farmácia
•    Informática básica
•    Operador de caixa
•    Operador de telemarketing
•    Porteiro e controlador de acesso
•    Recepção e atendimento
•    Técnicas de vendas

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp