30/07/2021 às 11h36min - Atualizada em 31/07/2021 às 00h10min

Empresa de comércio exterior dá dicas para o financiamento de exportações

Da oferta de melhores prazos para o comprador até a obtenção de capital de giro para a produção. Aprenda como custear as operações de venda de mercadorias para o exterior por meio de linhas de crédito.

SALA DA NOTÍCIA Rotas Comunicação
Acioni Cassaniga
Seja para trocar de carro ou dar entrada em uma casa, o financiamento se tornou uma modalidade indispensável na hora de fazer um bom negócio. E no comércio exterior não é diferente. Segundo informações da Organização Mundial do Comércio (OMC), até 80% das negociações de comércio exterior são financiadas por algum crédito. Um tipo de operação financeira, que cresce cada vez mais no Brasil, e dispõe de diversas linhas de financiamento com juros que variam de 3% a 5% ao ano, segundo Sandro Marin, diretor da Tek Trade, empresa especializada em comércio exterior.

De acordo com o diretor, o benefício pode trazer mais competitividade às exportações brasileiras e incentivar a atuação das empresas no mercado internacional. “É muito vantajoso contratar este tipo de modalidade, principalmente no caso da exportação que pode ser até 100% financiado, dependendo da empresa. Além dos juros serem muito atrativos, no caso da exportação, o valor é pago normalmente após o embarque, ou seja, dependendo da eficiência do exportador, leva cerca de duas semanas. Com isso, o risco cambial é muito baixo. O financiamento no setor é uma maneira de trazer mais competitividade às exportações do país e incentivar uma maior participação do Brasil no comércio internacional”, afirma Sandro Marin, diretor da Tek Trade, empresa especializada em comércio exterior.

Marin explica também que, como os financiamentos são contratados em dólar, uma dica é, no caso de exportação, abrir uma conta no exterior e receber o valor em dólar. “Fazendo isso, a empresa garante uma proteção cambial, aproveita as taxas de juros internacionais atrativas e evita uma variação da moeda”, ressalta. 

Conheça as linhas de financiamento para exportação

De acordo com Marin o empresário interessado em exportar deve realizar um estudo estratégico de todas as linhas de financiamento e suas características. Para análise das opções disponíveis, a Tek Trade oferece consultoria completa, incluindo a melhor escolha de financiamento de acordo com a necessidade de cada cliente. Segundo ele outro ponto importante também é verificar junto ao banco linhas de crédito pré-aprovadas, identificar a documentação necessária para firmar contrato e estar quite com o INSS e normas nacionais. Conheça as principais opções de crédito:
 
  • ACC (Adiantamento sobre Contrato de Câmbio): É um financiamento voltado para o pré-embarque. Esse modelo é indicado para a empresa que deseja obter o capital de giro adequado para a produção do bem que será exportado. O ACC é como uma antecipação parcial ou total do valor da mercadoria que será exportada, cujos valores serã creditados na conta da empresa na moeda nacional equivalente à moeda estrangeira.
 
  • ACE (Adiantamento sobre Cambiais Entregues): É um tipo de financiamento pós-embarque que, dentre as suas particularidades, possibilita à empresa oferecer prazos melhores aos clientes no exterior.
 
  • Proex (Programa de Financiamento às Exportações): Essa é uma linha de financiamento para exportação concedida pelo Governo Federal, com duas modalidades Proex Financiamento e Proex Equalização. O Proex Financiamento oferece financiamento direto ao exportador ou importador brasileiro com recursos do Tesouro Nacional. Esse programa apoia exportações brasileiras no caso de negócios com faturamento anual de até R$600 milhões. Já o Proex Equalização possibilita o financiamento da exportação assumindo parte dos encargos financeiros, tornando equivalente ao praticado no mercado internacional. Esse é um programa voltado para empresas de qualquer porte.

Sobre a Tek Trade
A Tek Trade é uma empresa catarinense e atua há mais de 10 anos no ramo de importação e exportação no Brasil. É membro fundador do SINDITRADE – Sindicato das Empresas de Comércio Exterior do Estado de Santa Catarina. Com milhares de operações de importação e exportação realizadas com sucesso, a Tek Trade detém todo o conhecimento necessário para operar em comércio exterior com eficiência atendendo de micro a grandes companhias.
www.tektrade.com.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp