CIDADE NO AR Publicidade 728x90
27/07/2021 às 05h50min - Atualizada em 02/08/2021 às 00h00min

Audiência Pública debate a criação da Região de Estado de Barretos

Deputado Sebastião Santos tem projeto protocolado na Assembleia Legislativa para criação do "Aglomerado Urbano de Barretos"

SALA DA NOTÍCIA Abrahão Hackme
http://www.deputadosebastiaosantos.com.br/Post/Ver/31705
Abrahão Hackme

Buscando o fortalecimento da base administrativa de Barretos, o deputado Sebastião Santos (Republicanos) participou nesta segunda-feira, dia 26 de julho, da 16ª Audiência Pública no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado, que debateu a criação da Microrregião de Barretos. O encontro aconteceu no Grêmio Recreativo.

Uma das ultimas discussões sobre a regionalização a divisão das regiões do Estado de São Paulo aconteceu na década de 80. Desde então, as cidades paulistas tiveram um expressivo desenvolvimento, surgindo o desejo, por parte de Prefeitos e Sociedade Civil, um novo ordenamento regional. O inicio de 2020 o Governo Estadual iniciou estudos que resultaram no atual Projeto de Desenvolvimento Regional.

Para ampliar a regionalização, durante a audiência publica foi apresentado à proposta da criação da “Região de Estado de Barretos”, que administrativamente abrange 17 municípios, que estão entre eles: Altair, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Embaúba, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pirangi, Severínia, Taiaçu, Terra Roxa, Viradouro e Vista Alegre do Alto. Ainda durante a reunião foi debatida a possibilidade da inclusão das cidades de Guaíra, Taiúva e Taquaral na nova unidade regional.

De acordo com dados apresentados pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Regional, a região de Barretos tem 390.232 habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de R$14,49 bilhões.

“Já demos o primeiro passo para atender a região de Barretos quando determinamos ações de trabalho. Por parte do Governo Estadual, as 20 cidades que estarão dentro desse processo ganhará destaque em suas respectivas atuações com a população. Esse projeto irá trazer o crescimento para toda região na geração de emprego e renda, melhorias na educação e na saúde como um todo. Estamos aqui para representar esse aglomerado, podendo trazer grandes melhorias para nossa região”, ressaltou Sebastião Santos, durante a audiência pública.

Ainda segundo o Sebastião Santos, já foram destinados para a região de Barretos mais de R$20 milhões em recursos destinadas pelo deputado. “Também podemos salientar que já enviamos mais de 20 milhões em recursos pra região que beneficiaram as áreas da saúde, infraestrutura, esporte, educação, meio ambiente. Desta forma ajudamos no desenvolvimento regional.", afirmou o parlamentar.

O evento contou com a presença do Vice-Governador de São Paulo e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia, do Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, da prefeita de Barretos, Paula Lemos, além de secretários, prefeitos, vereadores e lideranças regionais.



PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR DO DEPUTADO 
O deputado Sebastião protocolou na Assembleia Legislativa a PLC 16/2021 (Projeto de Lei Complementar) que cria a região em “Aglomerado Urbano de Barretos”, visando o planejamento regional para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida local. 

A PL inclui os municípios de Altair, Embaúba, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pirangi, Severínia, Taiaçu, Terra Roxa, Viradouro e Vista Alegre do Alto.

De acordo com o projeto, será necessária a elaboração de estudos de caracterização das áreas sugeridas visando à análise da estrutura urbana e eixo de transporte; aspectos demográficos e fatores de desempenho econômico; recursos hídricos, saneamento e áreas de proteção ambiental, além da análise dos fluxos existentes entre os municípios da região, como transporte coletivo, saúde, educação, carregamento rodoviário e deslocamento pendulares.

Texto e fotos: Abrahão Hackme / Assessor de Imprensa - Deputado Estadual Sebastião Santos (Republicanos)
 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp