30/07/2021 às 12h08min - Atualizada em 02/08/2021 às 00h00min

Indústrias aquecidas e habilidades mais demandadas para o segundo semestre são exploradas em relatório especial da Robert Half

Serviços financeiros, tecnologia, e-business/e-commerce, saúde e construção são as cinco indústrias que mais abriram vagas

SALA DA NOTÍCIA Robert Half

São Paulo, julho de 2021 - A consultoria global de recrutamento especializado Robert Half lançou hoje seu mais novo relatório “Demanda por talentos no cenário atual”, que apresenta uma análise a respeito das tendências do mercado de trabalho, áreas, funções e habilidades mais demandadas para o segundo semestre de 2021, além de uma avaliação do movimento de “work from everywhere”. 

Tendências nacionais de recrutamento 

De acordo com os dados do relatório, as TOP 5 indústrias que mais estão contratando e seguirão aquecidas até o final do ano são: serviços financeiros, tecnologia, e-business/e-commerce, saúde e construção. Além delas, a Robert Half consultou CTOs/CIOs, CFOs e gerentes de contratação em geral para compreender quais são as funções mais demandadas pelo mercado para o segundo semestre.

Para CTOs/CIOs:

  • Posições permanentes: 1. Segurança de dados, 2. Business Intelligence, 3. Cloud, 4. Administração de banco de dados, 5. Gerenciamento de redes/sistemas;
  • Posições para contratos especializados: 1. Segurança de dados, 2. Business Intelligence, 3. Gerenciamento de redes/sistemas, 4. Cloud, 5. Desenvolvimento;

Para CFOs:

  • Posições permanentes: 1. Planejamento Financeiro, 2. Análise Financeira, 3. Gestão contábil, 4. Payroll, 5. Gestão fiscal; 
  • Posições para contratos especializados: 1. Análise Financeira, 2. Planejamento Financeiro, 3. Relatórios, 4. Gestão fiscal, 5. Auditoria;

Para gerentes de contratação em geral:

  • Posições permanentes: 1. Pessoal de Vendas (incluindo televendas), 2. Gestão/Administração, 3. Gestão de Projetos, 4. Recursos Humanos, 5. E-commerce/Marketing Digital;
  • Posições para contratos especializados: 1. Pessoal de Vendas (incluindo televendas), 2. Gestão/Administração, 3. Gestão de Projetos, 4. Talent Acquisition, 5. E-commerce/Marketing Digital;

Cresce a demanda por um conjunto de habilidades mais abrangente 

Em resposta à evolução da pandemia e aceleração dos processos de transformação digital, as empresas passaram a demandar que os candidatos demonstrem um conjunto de habilidades mais abrangente e diverso. Na visão dos recrutadores entrevistados, os maiores impactos da abrupta digitalização foram o aprimoramento de habilidades estratégicas e de planejamento, a necessidade de uma comunicação mais assertiva e colaborativa com a equipe, capacidade de trabalhar de forma mais flexível/remota e o surgimento de novas responsabilidades (mais técnicas e complexas).

Confirmando a tendência de fortalecimento dos aspectos comportamentais, as soft skills seguem em alta, com destaque para: comunicação, liderança, visão do negócio e pensamento criativo. 

Ainda, quase 70% dos profissionais (69%) acreditam que a transformação digital vai exigir mais qualificação dos candidatos na busca por um emprego. A habilidade para usar dispositivos e softwares específicos, a capacidade de processar e analisar dados, bem como o conhecimento de ferramentas de colaboração e comunicação, também estão em alta demanda por conta dos avanços das práticas de trabalho remoto/híbrido. 

  • Para especialistas em Tecnologia: forte demanda por desenvolvedores das seguintes linguagens: Java/.Net/PHP com experiência em cloud (Azure). Adicionalmente, existe alta demanda por profissionais de Cybersecurity – com programas de SIEM.
  • Para funções Financeiras e Contábeis: especialistas em ferramentas de BI com foco em transformação digital para a área de Finanças
  • Para cargos Administrativos: maior ênfase para profissionais com conhecimentos em programação de computadores, análise de negócios e tecnologia da informação nos anúncios de vagas
  • Para as funções de Marketing, Publicidade e Comunicação: alta demanda por profissionais com conhecimento de ferramentas de análise de dados e todo o universo digital (social media, content marketing, gestão de projetos, gestão de performance)

“À medida que o plano de vacinação avança pelo país e os negócios continuam em direção ao crescimento e à recuperação, as empresas devem se certificar de que contam com a força de trabalho mais preparada para o momento de retomada. Qualificar e treinar os colaboradores para atender às novas necessidades do negócio, além de buscar profissionais qualificados no mercado, tendem a ser as principais preocupações dos executivos para o segundo semestre de 2021”, destaca Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half para a América do Sul. “Logo, para além da remuneração, as companhias também precisam reforçar as políticas de atração e retenção, ou correrão o risco de perder talentos para o mercado em um momento crítico de retomada dos negócios”, finaliza Mantovani.     

Diante desse cenário, os recrutadores apontaram que as empresas em que trabalham têm facilitado a adoção de novas tecnologias para a equipe por meio da comunicação clara dos benefícios gerados por elas, programas de treinamento e aprendizagem que facilitem a transferência de conhecimento, como também programas de mentoria. Quase metade dos profissionais (49%), por outro lado, revelaram que seus gestores não forneceram treinamento adequado para ajudá-los a lidar com as novas tecnologias no trabalho, o que resulta em uma sensação de despreparo. 

A qualificação, inclusive, de acordo com os colaboradores, é um dos focos para o semestre, de modo que 37% dos profissionais afirmaram querer aperfeiçoar habilidades tecnológicas até o final do ano, 32% disseram que priorizarão o aperfeiçoamento das competências de comunicação e 28% apontaram esforços para evoluir em planejamento e organização. Os profissionais também indicaram as TOP 3 formas de assistência de treinamento que mais gostariam de receber até o final de 2021: treinamentos práticos (38%), mentoria (36%) e consultorias especializadas (24%).

“Work from everywhere” é uma tendência que se fortalece

A pandemia contribuiu significativamente para a evolução dos modelos de trabalho remoto e híbrido, abrindo espaço para a força de trabalho “eveywhere”. Desde março de 2020, 80% das posições trabalhadas pela Robert Half foram 75% ou 100% remotas, com exceções para as vagas em serviços considerados essenciais. Em 2019, apenas 5% tinham essa característica.

Conforme dados do estudo, 61% dos trabalhadores se identificam como “homesteader” (que preferem o home office), 21% como “office dweller” (que adoram o clima do escritório), e 15% como “coffee shop traveller” (que preferem trabalhar de outros lugares). 

Hoje, quase 15 meses após o início das medidas de restrição de circulação, as equipes híbridas (nas quais alguns funcionários trabalham remotamente e outros no escritório) são vistas como a melhor forma de trabalho por muitos empregadores e colaboradores. A possibilidade de oferecer mais flexibilidade ao colaborador e melhorar sua qualidade de vida são os principais benefícios apontados pelas empresas. Nessa linha, a opção de trabalho remoto e flexibilidade de horário estão entre os benefícios não-financeiros mais buscados pelos colaboradores quando o assunto é equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Notas para os Editores

Metodologia 

Os dados sobre empregadores mencionados ao longo deste relatório são provenientes de uma pesquisa online encomendada pela Robert Half a 1.500 executivos, realizada em março de 2021. Foram 300 entrevistas por país, incluindo Alemanha, Bélgica, Brasil, França e Reino Unido. Entre os entrevistados estavam Gerentes Gerais, Diretores Financeiros e Diretores de Tecnologia com responsabilidades de contratação pertencentes a empresas de pequeno (50-249 funcionários), médio (250-499) e grande (mais de 500 funcionários) portes do setor privado, público e empresas listadas publicamente.

Os dados dos colaboradores/profissionais citados neste relatório são um conjunto de resultados de pesquisas online realizadas pela Robert Half na Austrália, Alemanha, Bélgica, Brasil, França, Holanda e Reino Unido durante o período de março de 2021 a abril de 2021.

Informações e recursos adicionais

A Robert Half entende que é preciso tempo e esforço para avaliar a melhor estratégia de talentos para diferentes negócios. Para obter uma consultoria independente para auxiliar você no seu trabalho de recrutamento e planejamento da sua força de trabalho, visite roberthalf.com.br.

O relatório “Demanda por talentos no cenário atual” pode ser acessado aqui.

Para obter as informações mais recentes sobre salários e benefícios aqui no Brasil, baixe o nosso  Guia Salarial 2021, que contém informações nas áreas de Contabilidade, Finanças, Engenharia, Jurídica, Mercado Financeiro, Seguros, Tecnologia, RH,  Vendas e Marketing.

Sobre a Robert Half

É a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil selecionando profissionais temporários e permanentes nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão.  

Ao todo são mais de 300 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. Em 2021, a Robert Half foi novamente considerada pela Fortune uma das empresas mais admiradas do mundo. A Robert Half integra também o Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg, graças ao seu compromisso em promover a igualdade e proporcionar uma cultura que apoia a diversidade.

Mais informações para a imprensa:

RPMA Comunicação

Aline Zuliani (11) 99238-2917
[email protected]
Giulia Szpektor (11) 94386-9965
[email protected]


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp