06/08/2021 às 17h07min - Atualizada em 07/08/2021 às 00h00min

Empreendedor leva cerca de 68 horas para abrir uma empresa no Brasil

Dados mostram evolução contínua desde janeiro deste ano

SALA DA NOTÍCIA Leandro Ramalho
www.pexels.com

Pouco mais de 68 horas. Esse foi o tempo médio que o cidadão/empreendedor brasileiro levou para realizar a abertura de empresas no Brasil no mês de julho. Em termos de comparação, no mês anterior o processo levava, em média, 73 horas para ser concluído. E a evolução do tempo vem desde o começo do ano. Em janeiro, o tempo médio para abertura de empresas no país era de 85 horas.

Essa evolução é medida todos os meses pelo Governo Federal e apresentada no Portal da Redesim, Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, 

Esta melhora da performance dos estados é resultado direto do investimento em gestão e tecnologia para integrar processos de registro e legalização de empresas. 

Entre os dez estados com melhores desempenhos no ranking da Redesim, sete são usuários do SIGFácil, ferramenta desenvolvida pela Vox Tecnologia, que integra as informações na Redesim de prefeituras, secretarias da fazenda, juntas comerciais, bombeiros, órgãos ambientais e sanitários, além de OAB e cartórios. 

"Temos feito um trabalho constante e muito próximo às Juntas Comerciais, prefeituras e Secretarias Estaduais para afinar os detalhes e garantir a evolução do tempo para abertura e licenciamento de empresas. A tecnologia cria um ambiente simples, ágil e capaz de integrar processos de registro e legalização de empresas. Tudo isso favorece as atividades econômicas e o desenvolvimento social e econômico", explica James Matos, diretor da Vox Tecnologia.

E as mudanças no SIGFácil são contínuas. No último mês, a Vox implementou o novo módulo de análise automática de nome de empresas, uma forma de simplificar o ambiente de negócios. Com essa nova funcionalidade , no momento em que o empresário preenche a consulta prévia, o sistema já aponta se o nome escolhido está liberado pelas regras de colidência e de composição. 

Outra nova possibilidade  do SIGFácil é a assinatura avançada , que permite ao  empreendedor assinar  documentos eletronicamente  a partir de sua  conta no gov.br, site governamental que unifica os canais digitais do governo federal, com foco nas necessidades do usuário de serviços públicos, sem os custos de aquisição de um certificado. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física, regulamentado pelo decreto 10.543, de 13/11/2020.

 

Estados melhoram tempo

 

Os estados usuários do SIGFácil, da Vox Tecnologia, têm registrado mês a mês uma melhora no tempo médio para realizar os processos de viabilidade, registro e obtenção de CNPJ na Receita Federal. 

O Paraná é um exemplo de boa gestão: "A parceria com a Vox tem nos trazido bons resultados nessa caminhada. A Jucepar mantém uma gestão eficiente e acompanha diariamente o trabalho da Vox, propondo soluções", explica Marcos Rigoni, presidente da Junta Comercial do Paraná. Em agosto de 2020, o estado estava na 23ª posição no ranking e em 2021 tem se mantido nas primeiras colocações.

Outro exemplo é a Junta Comercial do Maranhão, que tem coordenado uma série de ações para otimizar o registro empresarial. "O projeto está consolidado nos 217 municípios e assegura aos empreendedores mais rapidez e segurança jurídica aos procedimentos de registro e legalização de empresas. A parceria com a Vox Tecnologia garante o bom funcionamento da plataforma e contribui para sermos uma das juntas comerciais mais rápidas do Brasil", explica Sérgio Sombra, presidente da Junta Comercial do estado.

A Paraíba foi outro destaque do ranking, evoluindo da 26ª posição em janeiro para a 11ª em julho deste ano. “A Vox contribuiu bastante nos orientando como otimizar o trabalho e como realizar o monitoramento diário, visando celeridade nos serviços oferecidos pela Junta Comercial da Paraíba, tendo sido de suma importância para atingirmos o resultado no ranking da Receita Federal”, explica Maria de Fátima Venâncio, secretaria geral da Jucep.

 

Ranking Redesim - Estados Usuários SIGFácil



 

Ranking 

Julho / 2021

Estado

Tempo médio

Junho / 2021

Tempo Médio

 Julho 2021

Goiás

39h13min

29h12min

Paraná

34h33min

33h03min

Espírito Santo

38h44min

33h46min

Sergipe

35h50min

34h32min

Rio Grande do Norte

61h47min

43h21min

Maranhão

57h21min

44h42min

10º

Tocantins

71h03min

50h44min


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp