09/08/2021 às 14h10min - Atualizada em 10/08/2021 às 00h00min

ArtsSP Banco Pan transforma artes em projeções e reúne conteúdo exclusivo em plataforma digital

O processo criativo das artes, as projeções das obras, entrevistas exclusivas, curiosidades e a playlist, estarão no site oficial do projeto www.artssp.com.br, a partir de hoje, 9 de agosto.

SALA DA NOTÍCIA Divulgação
Idealizado pelo Instituto Dançar, em parceria com o Ministério do Turismo por meio da Secretaria Especial da Cultura, o projeto ArtsSP Banco Pan tem curadoria do renomado Spetto que atua há 17 anos como VJ e recebe artistas como Carol Santana, Colante, coletivo SHN, Fino, Fixxa, Hanna Lucatelli, LUV, Mari Pavanelli, Paulo Sayeg e Sandro Akel, além do artista convidado SOW84,  que criaram obras exclusivas com o objetivo de democratizar o acesso à cultura no projeto patrocinado pelo Banco Pan.

Um dos grandes diferenciais do projeto é a acessibilidade. Temos uma relação de criadores bem diversificada, que vão desde artistas que atuam em periferias, coletivos urbanos, projetos sociais, até nomes reconhecidos internacionalmente, sempre orientados pelo amor à arte urbana. Todos se engajaram para criar algo inédito e gratuito para a população, que poderá acompanhar todo o processo criativo, além de conhecer um pouco mais de cada etapa da ação”, contextualiza VJ Spetto, curador do projeto. 

As projeções chamaram a atenção de quem passou pela Avenida Paulista, um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo. Com imagens coloridas, o projeto movimenta o cenário cultural e apresenta a arte urbana de uma forma diferente do convencional. Além disso, o processo criativo das artes, as projeções das obras, entrevistas exclusivas, curiosidades e a playlist, estarão no site oficial do projeto www.artssp.com.br, a partir do dia 9 de agosto.

Spetto é fundador dos United VJs, grupo internacional de VJs baseado em São Paulo e em Lisboa, que conta com integrantes de diversos países. Especialista em Large Scale Projections, seus videomappings conquistaram edifícios de mais de uma dezena de países em diversos continentes. Premiado na Alemanha e na Áustria, o artista trouxe em 2010 o VJ Torna ao Brasil, campeonato mundial de VJs. Projetou na estação de trem Nyugati em Budapest, projeto arquitetônico de Gustave Eiffel (2011), esteve à frente do vídeo-cenário do programa Fátima Bernardes (2012), projetou no prédio da CIA em Washington (2013), no antigo prédio do Mappin, em São Paulo (2014), tendo trabalhado também com óperas e peças clássicas, realizando visuais para ambos os tipos de arte erudita. Em 2016 participou da elaboração dos conteúdos da cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro e em 2018 dirigiu o videomapping de abertura das Olimpíadas de Buenos Aires, com projeções no Obelisco 9 de Julho. Em 2020 organizou e foi curador do primeiro festival de videomapping da China, o ACSEE Festival, em Datong.

Sobre os artistas urbanos:

CAROL SANTANA
Artista multimídia do Rio de Janeiro, a VJ conecta-se a diferentes meios artísticos e assuntos em suas obras, em destaque Graffiti, a cultura de rua e a de povos originários. Esteve presente em vários festivais nacionais e internacionais.

COLANTE
Ilustrador, artista plástico e multimídia, transmite um pouco da sua paixão como arte educador.

COLETIVO SHN
Coletivo de arte multidisciplinar que desde 1998 reúne artistas com atuações diversas como artes gráficas, arquitetura, vídeo e grandes pinturas. A serigrafia sempre foi o ponto de partida gráfico para a pesquisa de ícones universais, ressignificando o conceito de logotipo e marca em uma abordagem bem-humorada e crítica.

FINO
Nasceu em Bauru e há mais de uma década se dedica profissionalmente às artes visuais, levando na bagagem trabalhos com a MTV e o Multishow, assim como exposições em São Paulo, Bauru e Curitiba.

FIXXA
Pioneira no grafite feminino em São Paulo, FIXXA é arte educadora, produtora cultural e faz parte da OGS Crew - Organização Grafite Santos, projeto que revitaliza espaços públicos.

HANNA LUCATELLI
Formada em design de moda, desistiu do mercado têxtil e passou a investir em seu talento como grafiteira logo após terminar a faculdade. A artista ganhou as ruas da cidade de São Paulo com seus retratos de mulheres verdadeiras, além de metáforas sobre a rotina da cidade grande.

LUV
Artista visual, seu trabalho abrange animações, produção cultural, ilustrações digitais, videomapping, graffiti, lambe-lambe e pinturas em paredes, roupas e telas. Hoje, é diretora criativa do MOV Festival.

MARI PAVANELLI
Autodidata, encontrou nos desenhos a maneira de expressar suas emoções e compartilhar seu universo lúdico e particular. A delicadeza e a feminilidade são algumas das colunas mais robustas presentes em seus trabalhos e a íntima relação com a natureza derrama a sensibilidade em seus traços orgânicos.

PAULO SAYEG
Artista plástico, desenhista, trabalha também a pintura e a escultura. Teve suas obras expostas em museus e coleções particulares, em mais de 200 exposições. Ilustrou vários livros e reportagens e desenha todos os dias, sem exceção.

SANDRO AKEL
Artista visual, carioca residente em São Paulo e cofundador do Estúdio BijaRi, com trabalhos e exposições realizadas no Brasil e no exterior.

ARTISTA CONVIDADO: SOW84
Eder Sandro, o Sow84, artista da zona leste de São Paulo, iniciou sua carreira artística como escritor de grafite, sob influência da pichação e do movimento hip-hop, além de traços da cultura pop que sempre esteve presente em seu dia a dia. Hoje realiza trabalhos de ilustração e pintura de telas em seu ateliê. SOW84 é um dos fundadores do coletivo OTM Crew.

Serviço:
Transmissão: de 9 a 18 de agosto de 2021 no site www.artssp.com.br

Sobre o Instituto Dançar
As atividades do Instituto Dançar se iniciaram em 2003, a partir do anseio do grupo Dançar Marketing de atuar em prol dos interesses da comunidade. Inicialmente sob o nome de Dançar Comunidade, em 2008 a organização social passou a se chamar Instituto Dançar, atuando em compromisso com o desenvolvimento social, a democratização da cultura e a acessibilidade.

Ao longo de sua trajetória, o Instituto Dançar promoveu mais de 400 eventos gratuitos, atendendo cerca de 500.000 mil crianças e adolescentes em iniciativas sociais, além do público geral, em diversos projetos concebidos sob medida para empresas como AstraZeneca, Droga Raia, Grupo Ultra, Nestlé, Samsung, Visa, entre outras.

Enxergando as artes e o entretenimento como poderosas ferramentas de transformação da sociedade, o Instituto Dançar também passou a prestar consultorias e fazer a gestão de programações culturais para empresas interessadas em beneficiar as comunidades onde atuam. Seus principais clientes de consultoria socioculturais e políticas de patrocínios incluem marcas como Ambev, Deloitte, IBM, Libbs Farmacêutica, Roche, Vale e Volkswagen.

Mais informações pelo e-mail: contato@institutodancar.com.br

Sobre o Banco PAN
O Banco PAN S.A. (BPAN4) é um dos principais bancos brasileiros, controlado pelo Banco BTG Pactual S.A. Com 2.678 colaboradores, possui patrimônio líquido de R$ 5,4 bilhões e atua com foco em pessoas físicas (classes CDE), ofertando conta digital completa, cartão de crédito, crédito pessoal, crédito consignado (empréstimo e cartão de crédito), financiamento de veículos usados e motos novas, além de seguros e adquirência. O PAN está presente em todo o território nacional, operando com uma rede de 16 mil lojas e concessionárias parceiras e mais de 821 correspondentes bancários, além de 60 pontos de atendimento próprios.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp