CIDADE NO AR Publicidade 728x90
02/09/2019 às 18h36min - Atualizada em 02/09/2019 às 18h36min

Nippon Fest acontece neste final de semana

Anderson Medeiros

Acontece neste final de semana a 15ª edição da Nippon Fest, na Praça da Bandeira. O evento cultural será realizado nos dias 6, 7 e 8 de setembro (sexta, sábado e domingo), com atrações culturais, artísticas e ampla praça de alimentação para receber os visitantes de Tupã e região.

A programação artística está definida, com abertura oficial na noite desta sexta-feira, dia 6, no Espaço Cultural  “José Anselmo Filho - Zé Pretinho”, com apresentações do grupo de taiko Kaminari Wadaiko, de Tupã; grupo de dança Nanami Katayama, de Tupã; grupo de dança Acenba Buyoukai, de Bastos; e cantores do departamento de karaokê da Acert.
No sábado, feriado de 7 de setembro, as apresentações acontecerão com o grupo de taiko Kaminari Wadaiko; grupo de dança Nanami Katayama; grupo de dança Acenba Fujinkai, de Bastos; cantores do departamento de karaokê da Acert; grupo de dança da igreja Seicho-no-iê, de Tupã; e grupo de taiko Requios Geino Dokokai Eisá, de Marília.
No domingo, haverá apresentações do grupo de dança da igreja Seicho-no-iê, cantores do departamento de karaokê da Acert e, para encerrar o evento, show com o cantor Nobuhiro Hirata.
A estrutura que receberá a praça de alimentação começou a ser montada, devendo tudo ficar pronto em tempo para o evento.
Vale lembrar que o cônsul-geral do Japão no Brasil, Yasushi Noguchi, deverá comparecer em Tupã pelo segundo ano consecutivo, para prestigiar as atrações da festividade cultural. 

Estrutura

Além das atrações culturais, algo que chama a atenção do público é a decoração realizada na Praça da Bandeira que, durante os três dias, se transforma em um pedaço do Japão em Tupã. O local é equipado com elementos que não remetem apenas à decoração oriental, mas traz os simbolismos dessa cultura milenar. A decoração do espaço contará com “torii”, portal de madeira, normalmente pintado de vermelho para designar a entrada de um lugar sagrado e afastar os maus espíritos e com os tradicionais “tiotins”, típicas lanternas japonesas de papel colorido, que iluminam a mente e a sabedoria.
O público também encontrará os famosos “koinobori”, faixas em formato de carpa colorida, que serão hasteadas em comemoração ao Dia dos Meninos, e que simbolizam força e sucesso.
A Praça da Bandeira contará ainda com o “tanabata”, arranjos de galhos de bambu, onde as pessoas costumam escrever poemas ou pedidos em tiras de papéis coloridos. O público que for à Nippon Fest também encontrará origamis, famosas dobraduras em papel, além de barracas com souvenirs e lembrancinhas típicas, como ikebanas, horóscopo japonês e orquídeas.

Praça de alimentação
Outra atração da festa será a praça de alimentação, onde o público poderá encontrar diversos pratos típicos japoneses. O cardápio deverá contar com guioza, harumaki, niguirizushi, omelete, oniguiri, sashimi de salmão, sashimi de tilápia, sorvete frito, sushi frito/hot roll, sushi mix, sashimi, temaki, tempurá, udon e yakissoba, além de churros, espetinho, isca de tilápia, pastel e bebidas em geral.

Vale lembrar que, além de resgatar e preservar a cultura japonesa, a Nippon Fest também fortalece a integração entre as comunidades brasileira e japonesa e fomenta a arte e a cultura no município.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp