Recentemente um celebrante de casamento foi barrado na barreira sanitária de Ilhabela SP e só pôde avançar em direção à balsa depois de apresentar comprovante de vacinação.
Daniel Santos, celebrante de casamentos profissional, que mora e trabalha no litoral norte de São Paulo, desde 2019, relata que nunca tinha passado por uma situação assim na vida.
“Quando cheguei na barreira, sem saber que ela existia, senti um frio na barriga. Ser impedido de realizar um casamento por não estar vacinado seria algo gravíssimo para a minha vida profissional. Ainda bem que eu tinha comigo o comprovante de vacinação digital”. Afirma Daniel.
Ele se refere ao certificado de vacinação digital emitido pelo Conecte SUS, o aplicativo oficial do SUS, disponível em todas as plataformas de aplicativos no Brasil.
A recomendação oficial é que se baixe o aplicativo oficial do SUS “Conecte-SUS” no seu celular. Para acessar você precisa ter, ou criar,o seu login no gov.br que é o centralizador de todos os serviços do governo federal.
Dentro do aplicativo tem a opção de criação do certificado de vacinação, com autenticação do SUS, depois que você toma as doses da vacina.
Esse certificado é válido para transitar em todo território nacional, e com certeza será exigido por autoridades internacionais em viagens.
Baixe o certificado no celular, envie também pelo e-mail, e leve uma cópia impressa, assim você terá vários backups disponíveis e uma garantia maior de que não vai esquecer de levar ele sempre consigo.
O certificado é bem simples e rápido de fazer. A única demora que existe é que pode demorar alguns dias para que a sua vacina apareça no sistema. Então tome suas vacinas o quanto antes e verifique diariamente no sistema se foi atualizado.