CIDADE NO AR Publicidade 728x90
18/08/2021 às 11h49min - Atualizada em 19/08/2021 às 00h00min

Dia do estagiário: setor de TI é um dos que mais contrata estudantes

Cada vez mais estudantes encontram no estágio a primeira oportunidade profissional

SALA DA NOTÍCIA Pauta
Fonte: Unsplash

Celebrado em 18 de agosto, o Dia do Estagiário busca aumentar a conscientização acerca dos direitos e deveres que envolvem essa relação de trabalho, regida pela lei 11.788/2008. Cada vez mais estudantes encontram no estágio a primeira oportunidade profissional, e a oferta segue em crescimento: de acordo com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) da Paraíba, o número de vagas de estágio cresceu 24% em 2021 em relação ao ano passado.

A área de Tecnologia da Informação (TI) é uma das mais promissoras para os estudantes. O levantamento do CIEE revelou que ocupou a sexta posição entre as dez áreas com mais ofertas de vagas no primeiro semestre deste ano. Além disso, uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação estimou que o mercado de TI deve demandar mais de 70 mil novos empregos no país em 2021, com a expectativa de retomada da economia, e mais de 420 mil pessoas até 2024. 

O momento é, portanto, propício para os estudantes da área. É o caso de Lucas Feitosa, de 26 anos, que iniciou a carreira como estagiário da Lieno Tecnologia, em João Pessoa, e hoje trabalha em uma grande empresa de Florianópolis (SC). “Entrei na Lieno em 2018 e em pouco tempo aprendi que tipo de profissional eu queria ser. Fui contratado após o fim do estágio e vi meus esforços serem retribuídos. Pude participar de uma equipe sensacional, onde meu crescimento foi exponencial”, diz Lucas.

De acordo com Jonas Ieno, CEO da Lieno Tecnologia, a contratação de estagiários enriquece o ambiente de trabalho. “Adotamos essa cultura na empresa e cerca de 80% dos estagiários foram efetivados, evoluíram e aprenderam conosco, em uma troca de conhecimentos, experiência e resultados”, afirma.

Estágio fortalece aprendizado das salas de aula

Para Renan Pereira, o estágio realizado no YpControl, sistema de gestão financeira, o ajudou a entrar em contato com a realidade do mercado. Hoje desenvolvedor de software da empresa, ele estava no sexto período do curso de Ciência da Computação quando conseguiu a oportunidade. 

“A aprendizagem técnica que temos na universidade é muito importante, mas foi por meio do estágio que pude vivenciar a troca de informações com pessoas mais experientes e que já estão no mercado”, diz.

De acordo com Fillipe Piomonte, diretor de qualidade do YpControl, a expectativa é de que a retomada ainda lenta, mas gradual da economia aumente as oportunidades de trabalho e estágio no setor de TI nos próximos meses. “A experiência do estágio para o estudante, especialmente na área de tecnologia, é muito valiosa”, comenta. “Esperamos que, com o retorno das atividades presenciais nas universidades e nas empresas, possamos aumentar ainda mais nossa capacidade de captação de jovens talentos”, conclui.







 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp