20/08/2021 às 14h26min - Atualizada em 22/08/2021 às 00h00min

Projeto Jovens Tripulantes oferece 300 vagas para jovens em situação de vulnerabilidade social

A formação, no modelo EAD, é gratuita para jovens à partir de 18 anos que queiram trabalhar em cruzeiros

SALA DA NOTÍCIA C+C Comunicação e Conteúdo

Já imaginou poder viajar pelo mundo, aprender novos idiomas e ainda ganhar em dólar ou em euro? Visando oferecer a jovens em situação de vulnerabilidade a chance de qualificação profissional e entrada no mercado de trabalho de navios de cruzeiros, o Projeto Jovens Tripulantes estará com inscrições abertas até o dia 12 de setembro pelo site www.jovenstripulantes.com.br

Com uma metodologia que já formou mais de 18 mil profissionais, o projeto social oferece preparação por meio de cursos on-line gratuitos, ministrados pelos melhores profissionais do mercado da hotelaria marítima no mundo, através da Deck 4, plataforma de educação à distância para formação de tripulantes de navios. Ao todo, são 300 vagas disponíveis. Os candidatos precisam ser brasileiros, ter entre 18 e 34 anos, preferencialmente participantes de programas sociais, e que tenham o sonho de mudar de vida por meio do trabalho; estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio; e ter renda familiar de até três salários-mínimos.

Após o processo seletivo, os jovens darão início ao curso on-line. Em até seis meses, os alunos serão qualificados nas principais especialidades de tripulante de navio de passageiros, inclusive com ênfase no inglês, com aulas ministradas por diretores, gerentes, supervisores e tripulantes da indústria dos cruzeiros. Durante todo o processo, os jovens também terão aulas e encontros virtuais com profissionais experientes da área de psicologia e orientação vocacional.

Assim que concluírem os módulos específicos (Formação Profissional, Restaurante, Governança, Cozinha e de Bar), os jovens farão uma avaliação do aprendizado para qualificação à próxima fase. Uma equipe de orientadores cuidará de toda a preparação dos alunos para as entrevistas reais de emprego com agências recrutadoras oficiais que representam legalmente as armadoras no Brasil. 

Conforme o co-fundador da Deck 4 e um dos idealizadores do Jovens Tripulantes, Fabrício Brito, a capacitação oferecida pelo projeto possibilita aos participantes a troca de experiências, vivências de aprendizados e o reconhecimento de aptidões e habilidades para a execução das tarefas que fazem parte do processo de aprendizagem para trabalhar em alto mar.

“Existem muitas vagas disponíveis nesse mercado, mas 80% dos candidatos são reprovados no processo seletivo por falta de orientação e de qualificação. As empresas não têm tempo para ensinar o tripulante inexperiente. Ele já precisa chegar pronto e sabendo como funcionam as coisas. Por isso, desenvolvemos essa metodologia, estruturada a partir de aulas dinâmicas, visando o treinamento de futuros tripulantes e fortalecendo suas habilidades socioemocionais. Nosso objetivo é superar barreiras, desigualdades e preconceitos, aproximando nossos jovens do sucesso e do mundo e devolver à juventude o direito de sonhar”, enfatiza ele.

Aquecimento do mercado

Com a retomada dos cruzeiros marítimos, as oportunidades para quem pretende trabalhar em transatlânticos aumentaram. As agências de seleção e recrutamento, responsáveis pelas entrevistas de emprego de novos tripulantes, estão trabalhando a todo o vapor à procura de ex-tripulantes e novos candidatos qualificados e bem preparados.

Segundo estudo da CLIA Brasil e da FGV, durante a temporada 2019/2020 foram gerados 33.745 postos de trabalho na economia brasileira, o que representa um resultado 5,5% superior ao apurado na temporada 2018/2019. Do total de empregos criados pelo segmento, 2.188 foram de tripulantes dos navios (3,5% superior ao gerado na temporada anterior).

“As contratações de tripulantes de cruzeiros ocorrem o ano inteiro, mas agora, nessa retomada, as oportunidades de vagas aumentaram bastante. A maior oferta é sempre para os departamentos de cozinha, restaurante e limpeza, que oferecem excelentes salários já para iniciantes. Além disso, o tripulante brasileiro vem cada vez mais ganhando espaço em todas as áreas dos navios”, garante Carolina Coelho, diretora da ISM BR, agência especializada em recrutamento e seleção de tripulantes.

Os salários para brasileiros em diversas funções vão de R$ 3.000 até R$ 12.000 (pagos em dólar ou euro), com alimentação, acomodação e serviço médico inclusos, além da possibilidade de crescimento profissional.

Parcerias

O Jovens Tripulantes é um projeto social idealizado pela Deck 4, maior plataforma de educação à distância para formação de tripulantes de navios do planeta, e conta com as parcerias do Litoral Plaza Shopping, de Praia Grande, litoral de SP; a Shelter Cursos, responsável pelo treinamento de STCW (Curso Básico de Segurança de Navio); e a ISMBR, agência de recrutamento e seleção das principais armadoras do mundo, como Royal Caribbean Group, Disney Cruise Line, Costa Crociere.

O projeto também irá firmar parcerias com empresas do terceiro setor e instituições especializadas em programas voltados para formação e capacitação, como o Instituto Projeto Neymar Júnior, na Praia Grande, que em breve terá uma turma com 150 jovens estudantes.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp