25/08/2021 às 18h04min - Atualizada em 26/08/2021 às 00h10min

Bureau Veritas lança certificação de sistema de gestão em biossegurança voltada para saúde, continuidade de operações das organizações e prevenção para surtos futuros

O impacto da crise sanitária nas economias do mundo todo mostrou a importância de medidas de proteção e diferentes controles administrativos e de engenharia para resposta eficaz

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Soares Gomes
A chegada da covid-19 trouxe novos desafios e perspectivas à saúde e às economias no mundo todo. A avaliação de riscos de biossegurança tornou-se, mais do que estratégica, fundamental para todas as atividades em diferentes tipos de organização. Diante desse cenário, o Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), desenvolveu a certificação do Sistema de Gestão em Biossegurança. A nova norma foi baseada nos mais de 190 anos de experiência do Grupo em certificação e auditoria de sistemas de gestão. A certificação reflete a estrutura de alto nível das normas ISO, auxilia no entendimento de riscos e pode ser integrada aos sistemas de gestão já existentes ou implantada como uma solução independente.
“Entendemos que nenhuma organização pode eliminar completamente o risco de contaminação com medidas isoladas. O sistema de gestão requer medidas de proteção distinguindo diferentes tipos de controle que enfatizam que as práticas de trabalho seguras são consideradas as mais eficazes”, destaca José Cunha, diretor de Certificação do Bureau Veritas.“
A certificação inicia com a identificação de perigos e avaliação de riscos, abordando todas as situações, atividades e fontes de contaminação potencial que levam a infecções de humanos. A identificação é aplicada a condições operacionais rotineiras, excepcionais ou modificadas, incluindo todas as pessoas com acesso ao local de trabalho. O objetivo é determinar os controles que são necessários para reduzir a ocorrência e o impacto desses riscos de biossegurança. 
A implantação da certificação permite à organização manter a saúde, a segurança e a continuidade das operações, garantindo a conformidade com a gestão de risco de biossegurança de doenças infecciosas, e ainda preparar-se para surtos futuros. Além de minimizar o risco de contaminação e infecção pela exposição no local de trabalho, o Sistema de Gestão de Biossegurança demonstra o compromisso com um ambiente seguro para clientes e colaboradores, tranquiliza sobre a resiliência de diferentes negócios e setores e prova a implementação dos requisitos das autoridades reconhecidas para os públicos estratégicos. 
O Sistema de Gestão de Biossegurança Bureau Veritas auxilia toda a cadeia de produção e diferentes setores, podendo ser integrado com o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional ISO 45001 e certificado pelo Grupo como parte de uma auditoria combinada. A nova certificação também é compatível com o Safeguard, selo de higiene e limpeza contra covid-19 que evidencia que o local adotou normas de qualidade, saúde e segurança necessárias para evitar a contaminação pelo coronavírus.
Sobre o Grupo Bureau Veritas
Com receita global de 4,6 bilhões de euros, o Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Fundado em 1828, o Grupo está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes. São 75 mil colaboradores localizados em mais de 1.600 escritórios e laboratórios pelo mundo, sendo 5 mil profissionais no Brasil. O Bureau Veritas oferece um portfólio completo de serviços e soluções inovadoras para garantir que ativos, produtos, infraestrutura e processos que atendam aos padrões e regulamentações de qualidade, saúde e segurança, proteção ambiental e responsabilidade social.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp